Paris Saint-Germain FC 1-0 Real Madrid CF: Enquanto não é merengue, Mbappé decide em Paris

- Advertisement -

A CRÓNICA: CACAREJAR ALTO E BOM SOM

Um dos dois confrontos que abriu a fase de “mata-mata” da Champions League 2021/22, colocou em frente a versão moderna dos galácticos, desta vez situados em Paris e que buscam finalmente conquistar o troféu mais cobiçado do mundo. Do outro lado, o Real Madrid renova lentamente as suas armas peças enquanto mantém a base vencedora dos últimos anos.

Nos primeiros minutos, com o apoio de um Parc de Princes totalmente cheio e uma formatação tática ofensiva, os parisienses começaram e mantiveram a posse e as ações de jogo, ocasionando algumas jogadas criadas principalmente pelo lado esquerdo de ataque do PSG. A pressão realizada principalmente por Mbappé e Nuno Mendes, deixou o lado direito da defesa do Real em aflitos. Neste panorama, com apenas uma finalização sem levar perigo, o intervalo decretou o amplo domínio da equipa de Paris sob os maiores campeões da Champions League.

Com menos de dez minutos, o Paris já tinha rematado três vezes, evidenciando a criação de espaços e de remates perigosos. Assim, parecia questão de tempo até o Paris furar a defesa do Real e isto aconteceu apenas aos 61 minutos de jogo. Numa escapada veloz de Mbappé, o francês adiantou a bola e Carvajal acertou apenas a perna direita do francês.  Sem qualquer dúvida, o árbitro assinalou o penálti. Para o remate, a maior contratação da história do futebol francês ficou encarregado da missão.

Como se havia notado durante o jogo, Messi parecia sonolento e isto foi transferido no seu remate. Courtois não hesitou e fez uma boa intervenção e deu boa resposta à grande penalidade.

Depois do erro, o Paris manteve a posse da bola, porém a agressividade foi gradativamente reduzida, até o real sentir-se mais confortável.  Porém, quem tem três jogadores world-class, a genialidade pode aparecer num simples lance.

Esta genialidade veio nos segundos finais do jogo, não nos pés de Nem Messi, nem Neymar, mas sim do futuro jogador merengue Mbappé. Numa jogada individual, sozinho e carregando nas costas milhares de adeptos parisienses, o francês passou por Militão e por Lucas Vazquez para ficar livre para rematar e deslocar a bola de Courtois. Assim, de maneira fatal, um jovem craque põe em vantagem o lado francês no confronto.

 

A FIGURA

Kylian Mbappé – Com total domínio do PSG durante os 90 minutos e diversas tentativas negadas pelas mãos de Courtois, Mbappé não parecia desistir de decidir o jogo. Sempre ao buscar a jogada individual, o jovem avançado francês insistentemente levou perigo para a defesa merengue. Porém, foi apenas faltando 30 segundos que a concentração e habilidade quebrou a muralha do Real e colocou o clube de Paris na frente.

 

O FORA DE JOGO

Lionel Messi – A idade, nova casa e novos obstáculos fazem com que os espetáculos produzidos por Messi sejam mais escassos. Isto pode ser notado neste primeiro jogo, quando o próprio argentino parece estar sonolento. Mesmo com lapsos de boas jogadas, a falta de concentração somadas com a displicência tática tornaram Messi um empecilho para a construção de algumas jogadas. Como se não bastasse, Messi não conseguiu superar Courtois e o seu ex-clube rival e este o erro, que num jogo contra um gigante como o Real, pode custar a classificação para a próxima fase.

 

ANÁLISE TÁTICA – PARIS SAINT-GERMAIN

Ao repetir o 4-3-3 que lhe deu os melhores resultados durante a atual época, Mauricio Pochettino escolheu a dupla de laterais com eficiência ofensiva, com Nuno Mendes subindo para o último terço do campo, enquanto Hakimi protegeu o seu lado. No setor de meio-campo, a entrada de Danilo serviu como resposta para segurar as grandes arrancadas do extremo Vinicius Jr e da criação de Kroos pelo lado esquerdo. No setor de ataque, Di María foi a novidade no lugar de Neymar. Durante a posse da bola, o setor ofensivo portou-se com Messi um pouco recuado pelo meio, enquanto buscava a criação no último terço. As substituições mantiveram o padrão tático e renovou o fôlego físico.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Donnarumma (5)

Hakimi (6)

Marquinhos (5)

Kimpembe (5)

Nuno Mendes (6)

Danilo Pereira (6)

Paredes (5)

Verratti (7)

Di Maria (5)

Messi (4)

Mbappé (8)

SUBS UTILIZADOS

Neymar (6)

Gueye (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – REAL MADRID CF

O técnico italiano, continuou com o seu estilo mais conservador ao utilizar o 4-5-1 sem bola, com os extremos Vinícius Jr. e Asensio como apoio no corredor defensivo e apenas Benzema como ponta de lança mais isolado. Por outro lado, na parte ofensiva, o usual 4-3-3 com a inteligência de Benzema e o drible veloz de Vinícius Jr. foram as armas dos merengues contra o PSG. No segundo tempo, os jogadores do corredor direito foram trocados para manter o padrão defensivo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Courtois (7)

Carvajal (5)

Militão (5)

Alaba(5)

Mendy (5)

Casemiro (6)

Toni Kroos (6)

Luka Modric (6)

Asensio (4)

Vinícius Jr. (5)

Benzema (5)

SUBS UTILIZADOS

Valverde (6)

Lucas Vázquez (6)

Rodrygo (6)

Hazard (6)

Kayalu Castro da Silva
Kayalu Castro da Silvahttp://www.bolanarede.pt
Adepto incondicional de futebol, Kayalu apaixonou-se pelo desporto no momento em que sentiu pela primeira vez a vibração e paixão das claques. É este sentimento que ele projeta passar ao informar e apresentar tudo que o desporto mais popular do mundo traz. Além disso, os motores da Fórmula 1 e a competitividade do vólei enchem o resto da paixão deste brasileiro.

Subscreve!

Artigos Populares

Adrien Silva anuncia fim de carreira: «O Sporting foi a minha casa»

Adrien Silva anunciou, esta sexta-feira, o fim da sua carreira profissional. O antigo médio foi campeão europeu por Portugal em 2016.

Óliver Torres revela momento com Julen Lopetegui: «Veio a chorar pedir-me desculpas»

O médio espanhol, Óliver Torres, refletiu sobre os tempos no Sevilha com Julen Lopetegui, relembrando algumas conversas e momentos.

Premier League atribiu prémios de jogador e treinador do mês de setembro a Erling Haaland e Oliver Glasner

Erling Haaland foi eleito o jogador do mês da Premier League pela quarta vez e Oliver Glasner estreia-se a vencer.

Lucas Vázquez reflete sobre os tempos no Real Madrid: «Sergio Ramos e Cristiano Ronaldo são os que mais me impressionaram»

Lucas Vázquez, atualmente no Bayer Leverkusen, falou sobre o impacto dos colegas dos tempos em Madrid, a nível pessoal e profissional.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Mora destacado por Lionel Messi em anúncio para a Adidas

Lionel Messi escolheu Rodrigo Mora e outros 9 atletas para o novo anúncio da Adidas. O projeto destaca novos talentos do futebol que iram usar as F50 Vis10n.

Bruno Fernandes responde ao Bola na Rede sobre a nova posição: «Já a fazia com o mister Jorge Jesus no Sporting»

Bruno Fernandes fez a antevisão do Portugal x Irlanda. O médio internacional português respondeu à questão do Bola na Rede.

Nuno Espírito Santo quer levar jogador de Marco Silva para o West Ham

West Ham quer contratar Adama Traoré ao Fulham de Marco Silva. Nuno Espírito Santo prioriza reforços para o ataque no seu novo desafio.