Força da Tática | Está encontrado o maestro!

- Advertisement -

Concordas com a escolha do português como o maestro deste SL Benfica?

Quem é o maestro na equipa do SL Benfica? Isto é algo que todos os adeptos de futebol e em especial da nossa liga se perguntam e parece que a resposta chegou… finalmente.

À medida que o tempo vai passado e que Nélson Veríssimo tem mais tempo de trabalho, cada vez mais nos vamos esquecendo (e os jogadores também) da passagem de Jorge Jesus. Isto faz com que alguns jogadores que estavam com dificuldades em apresentar um nível digno de registo com o anterior treinador, estejam agora a sobressair. Um deles é Gonçalo Ramos.

O jovem português tornou-se uma aposta clara com Nélson Veríssimo e jogo após jogo vem cimentando aquilo que é a sua importância no jogo da equipa. Se começou a carreira como médio e agora já ninguém o via de outra forma como um homem-golo, a verdade é que Ramos vem a provar que pode acrescentar ainda mais qualidades à sua polivalência e hoje em dia é o maestro do ataque do SL Benfica.

Isto acontece porque o treinador o tomou como aposta pessoal, tendo em aquilo que conhecia do potencial do jovem formado no Seixal e também acontece pela necessidade da equipa. Nenhum outro avançado do SL Benfica consegue baixar tanto para jogar até com centrais de forma a ligar o jogo das águias e facilitar as saídas de bola. Nenhum outro avançado tem características para jogar entrelinhas como o jovem internacional sub-21.

Se com Jorge Jesus chegou até a jogar colado à linha, com Veríssimo é um jogador que tem liberdade praticamente total para descair no corredor ou recuar na zona central de forma a que consiga ajudar a equipa a progredir no terreno. Um jogador em constantes associações com os colegas e que dá à equipa um jogo mais ligado e mais capaz de criar perigo ao adversário.

A equipa do SL Benfica não está construída para ser uma equipa de posse e dominante. É um plantel feito para um jogo de transições que possa servir jogadores como Darwin ou Rafa.

Contudo, na maior parte dos jogos em território nacional, o SL Benfica passa a maior parte do tempo a atacar e rapidamente se verificou que a equipa não tinha ideias para conseguir evoluir no terreno de jogo ficando muita vez a “mastigar” a posse de bola à entrada do meio campo adversário sem criar qualquer oportunidade, por vezes, durante partes inteiras.

O papel de Gonçalo Ramos vem simplificar e ajudar. Ora baixa para vir buscar bola, ora descai num corredor para criar superioridade numérica, ora aparece na área a finalizar.

Esta liberdade de movimentos torna o jogador encarnado num verdadeiro quebra-cabeças para as defesas adversárias, que nem sempre percebem se devem acompanhar correndo o risco de abrir espaços que lhes é prejudicial.

Longe de ser um prodígio técnico, Gonçalo Ramos é hoje um jogador mais capaz, mais completo, mais entendedor do jogo e do que Veríssimo lhe pede em campo. Chegaram os golos, chegaram as assistências e as sólidas prestações.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora exige que Rio Ave honre acordo por André Luiz e ameaça levar o caso a tribunal

A venda de André Luiz ao Olympiacos pode resultar num caso em tribunal. O Estrela da Amadora pede 10% da proposta feita pelo Benfica ao Rio Ave.

Torreense rouba dois talentos de 18 anos a clube da Ligue 2

O Torreense anunciou as contratações dos jovens Adama Baradji e Titalom Penka, provenientes do Stade Reims. Ambos têm apenas 18 anos.

Primeira Liga: eis os árbitros nomeados para os encontros da 21.ª jornada

A Liga Portugal anunciou as nomeações do Conselho de Arbitragem para os jogos da 21.ª jornada, incluindo o clássico entre FC Porto e Sporting.

FC Porto x Sporting: Já é conhecido o árbitro que irá dirigir o clássico

A Liga Portugal anunciou que Luís Godinho será o árbitro principal do encontro da 21.ª jornada entre o FC Porto e o Sporting, na próxima segunda-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho, Rui Costa, dirigentes e jogadores: estrutura do Benfica em peso a assistir às decisões da Youth League

De José Mourinho a Rui Costa, são várias as figuras de peso do Benfica no Benfica Campus. Águias decidem futuro na Youth League.

Nuno Espírito Santo pode ser despedido sem indemnização caso o West Ham seja despromovido da Premier League

O contrato de Nuno Espírito Santo com o West Ham inclui uma cláusula que indica que o técnico pode ser demitido sem compensação se for despromovido.

Pep Guardiola revolta-se com assassinatos nos EUA: «Podemos fazer tudo, mas ainda nos matamos uns aos outros. Porquê?»

Pep Guardiola mostrou que está atento ao mundo para lá do futebol e deixou uma mensagem humanista. Declarações fortes do treinador do Manchester City.