AJM/FC Porto 1-3 Leixões SC: O ar de mar na luta pelo campeonato

A CRÓNICA: UM SHOW DE FABIOLA GOMES E RENATA COLOMBO

Era mais um jogo do título – e este podia ditá-lo. O Dragão Arena foi palco de mais um jogo da final do Campeonato Nacional de Voleibol feminino, entre a AJM/FC Porto e o Leixões SC. As portistas já vinham com dois jogos de vencida na série, podendo este ser o derradeiro.

O Leixões SC entrou com uma postura bastante aguerrida, forte no uso e organização do bloco e, mesmo, no um contra um. A equipa azul e branca viu-se com algumas dificuldades e com ataques pouco fluídos e o técnico Carlos Carreño, para além dos timeouts, mudou de distribuidora a meio do set para tentar colmatar alguns erros. Apesar disso, a AJM/FC Porto entrou numa fase desconcentração no set que foi bem aproveitada pela equipa de Matosinhos e fechou o set num 21-25.

No segundo set, foi a AJM/FC Porto a entrar melhor, arrecadando cinco pontos sem qualquer resposta por parte das leixonenses. A resposta, no entanto, começou a surgir com o passar dos pontos, e o técnico portista voltou a pedir uma pausa técnica para “acalmar” a reação do Leixões SC. Depois foi Miguel Coelho, técnico da equipa de Matosinhos, a querer estancar a reação ofensiva portista ao pedir, também, timeout aquando do 13-8 favorável à equipa da casa. Os ataques permaneciam e a confiança do lado leixonense parecia esmorecer. Foi a AJM/FC Porto a levar a melhor no segundo set por 25-20.

Parecia que cada set estava destinado a cada equipa. Depois do primeiro cair para o Leixões SC e o segundo dar para a AJM/FC Porto, o terceiro set voltou a ser feliz para a equipa leixonense. As forasteiras foram ambiciosas no ataque, aproveitando cada possível deslize das portistas, e fecharam o set por 17-25.

O quarto set já foi mais de alternâncias no marcador. O jogo estava a ser verdadeiramente disputado e a ser um verdadeiro hino ao voleibol. Tanto as jogadoras portistas como as leixonenses não desistiam de uma bola. No final de contas, falamos da possibilidade de vencer um campeonato ou de se tornar bicampeãs. Mas, com todas as emoções possíveis à flor da pele, foi o Leixões a fechar o jogo com um 19-25. A decisão mantém-se por decidir.

A FIGURA

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Fabiola Gomes (Leixões SC) – Fabiola foi impressionante neste jogo frente à AJM/FC Porto. A jogadora leixonense fez a diferença na maioria dos momentos decisivos da equipa de Matosinhos.

Uma ressalva, também, para o brilhante jogo de Renata Colombo. É uma jogadora fantástica que faz toda a diferença na AJM/FC Porto.

O FORA DE JOGO

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Erros da AJM/FC Porto – Se a equipa portista perdeu este jogo, deve a muitos dos erros cometidos ao longo do encontro. Tal como Renata Colombo reconheceu no final do encontro, as comandadas de Carlos Carreño têm de melhorar em vários pontos para o próximo jogo se querem colocar um ponto final no campeonato.

 

ANÁLISE TÁTICA – AJM/FC PORTO

A AJM/FC Porto, apesar de um nível pouco abaixo daquele que já apresentaram, privilegiou uma distribuição rápida e tentou surpreender, muitas vezes, ao segundo toque.

Um dos pontos mais fortes da equipa azul e branca esteve ligado aos blocos de Renata Colombo e Fernanda Isis, que permitiram a salvaguarda de vários pontos para a equipa da casa.

FORMAÇÃO E PONTUAÇÕES

Renata Colombo (9)

Grazielle Souza (7)

Joana Resende (7)

Fernanda Isis (9)

Aline Delsin (7)

Ana Gamboa (7)

Adriani Vilvert (7)

Ana Couto (7)

Janaina Vieira (7)

 

ANÁLISE TÁTICA – LEIXÕES SC

Com algumas mudanças face ao último jogo frente à AJM/FC Porto, o Leixões SC deu um melhor uso e organização do bloco. Fabiola Gomes foi das jogadoras que mais fez a diferença, num jogo em que a distribuição e a temporização de jogo foram fulcrais. 

FORMAÇÃO E PONTUAÇÕES

Fabiola Gomes (9)

Carina Moura (7)

Victória Pinto (7)

Gabriela Coelho (7)

Viviane Isodoro (7)

Eliana Durão (7)

Beatriz Basto (7)

Maria Santos (6)

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Habib Diarra reforça o Sunderland e bate recorde de transferências do clube

Habib Diarra já foi oficializado como novo jogador do Sunderland. O médio senegalês chega à Premier League via Estrasburgo.

Nacional da Madeira oficializa 2 reforços para a próxima época

O Nacional da Madeira continua a preparar a próxima época. Lenny Vallier e Martim Gustavo reforçam os madeirenses.

Abdoulaye Faye deixa a Suécia e assina pelo Bayer Leverkusen

Abdoulaye Faye foi oficializado como reforço do Bayer Leverkusen. Defesa central deixa o BK Hacken da Suécia.

Fluminense provoca Botafogo e Flamengo depois do apuramento para os quartos de final do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense não esqueceu a eliminação dos rivais do Rio de Janeiro do Mundial de Clubes. Tricolor das Laranjeiras nos quartos de final.

PUB

Mais Artigos Populares

Brian Mansilla convence Arouca e assina até 2028

O Arouca chegou a acordo com o Penãrol para a continuidade de Brian Mansilla. Extremo de 23 anos assina até 2028.

João Resende reforça Estrela Amadora e assina até 2028

O Estrela Amadora confirmou esta terça-feira a contratação de João Resende. Avançado de 22 anos assina por três épocas.

Geovany Quenda é o único português no 11 ideal do Euro Sub-21

A UEFA revelou esta terça-feira o 11 ideal do Euro Sub-21. Geovany Quenda é o único português que consta na equipa.