📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Dores de crescimento do novo Sporting

- Advertisement -

porta

Durante a época de 90 habituei-me a ouvir a expressão de que o Sporting nunca chegava ao Natal. Nessa altura, por demérito próprio ou por culpa “dourada”, o clube de Alvalade chegava a esta altura arredado da luta pelo campeonato, muitas vezes eliminado da Taça e também fora da Europa.

É certo e sabido que esta época não está a correr de acordo com os objectivos predefinidos por Bruno de Carvalho e equipa técnica; a diferença para o líder do campeonato é substancial e, pior ainda, o futebol apresentando é de uma irregularidade gritante.

O jovem presidente do Sporting encontra-se talvez a viver o pior período da sua ainda curta estada à frente do seu clube do coração. No entanto, muitos destes problemas são criados fora da esfera leonina, na cabeça de alguns jornalistas e de pseudo-bloggers que se julgam o supra-sumo da sapiência.

Como disse no início deste texto, cresci numa altura de enorme jejum, de 18 anos sem qualquer título de campeão, e ainda assim todos os dias o meu amor por este clube cresceu, se tornou mais forte e diferente da maioria dos meus amigos e colegas de escola. E é este amor que me faz acreditar que esta fase são apenas “dores de crescimento”.

Sou apoiante de Marco Silva, acho que é um treinador acima da média e que o seu talento aproxima-se do topo europeu. Acima de tudo, admiro a sua convicção em jogar aberto e ao ataque, ainda que sofra dissabores criados por esta mesma filosofia. A capacidade para potenciar os talentos de Carrillo ou João Mário também deve ser aclamada, sendo que o peruano poderá render num futuro próximo muito dinheiro aos necessitados cofres do Sporting.

Carrillo tem tido a sua melhor época desde que chegou a Alvaldade em 2011. Fonte: Facebook Oficial do Sporting Clube de Portugal
Carrillo tem tido a sua melhor época desde que chegou a Alvaldade em 2011.
Fonte: Facebook Oficial do Sporting Clube de Portugal

Carrillo tem tido a sua melhor época desde que chegou a Alvaldade em 2011.
Foto: Facebook Oficial do Sporting Clube de Portugal.

No reverso da medalha existem jogadores que estão numa forma paupérrima e cujo fraco desempenho condiciona a equipa. O exemplo mais flagrante será o de William Carvalho. O jovem teve uma época de estreia a roçar a perfeição, no entanto, nesta época tem vindo a oscilar entre o bom e o péssimo. Posto isto, não se entende a parca aposta em Uri Rosell. O médio, formado no Barcelona, tem uma boa visão de jogo e qualidade de passe, devendo por isso ser aposta em jogos contra adversários mais acessíveis.

O esquema de 4-4-2, utilizado em alguns jogos, não está a ser potencializado ao máximo pelo treinador português. Creio que para usar esta táctica, Marco Silva deveria usar Rosell e João Mário, em detrimento de William e Adrien. Desta forma ganhava maior criatividade na zona central do terreno e não dependeria tanto do jogo pelas linhas e dos seus extremos.

Ainda assim, há que ressalvar o facto de que o Sporting é o único clube que ainda se encontra a disputar todas as provas dentro e fora de portas. Nem tudo o que se tem passado é mau ou merece ser criticado, e há mesmo muito a valorizar.

Quem cresceu nos anos 90 habituou-se a um Sporting com pouco rumo, sem um líder, em que o clube se parecia mais com uma empresa endividada do que aquilo que um clube de futebol deveria ser. Perdeu-se em parte a chama, o amor e algum orgulho em ser diferente, em ser Sporting. A verdade é que esta direcção conseguiu trazer tudo isto de volta ao clube e o clube de volta aos seus adeptos. Nota-se que há esperança, que se compreende e se apoia a maioria das decisões, decisões essas que são debatidas por todos e não apenas por esfera reduzida de pseudo-Sportinguistas.

Os Sportinguistas precisam de dar valor ao que têm neste momento: um clube que ruma de novo para um ecletismo a larga escala, com projectos definidos e com bases sólidas. Não devemos ser os primeiros a criticar tudo e todos, não podemos deitar abaixo algo que apenas depende de nós, leões.

Neste momento, apenas peço a Marco Silva duas coisas: o apuramento para a Liga dos Campeões e a Taça de Portugal. Acho que são dois objectivos realistas, pelos quais temos de saber lutar.

Ah, e que o Pai Natal nos traga um relvado novo…

Foto de Capa: Facebook Oficial do Sporting Clube de Portugal

Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto trabalha a deslocação ao Moreirense e há novidades

O FC Porto prepara jogo com o Moreirense para a Primeira Liga. Tomás Pérez treinou pela primeira vez desde o Mundial Sub-20.

Miguel Cardoso assiste no empate do Kayserispor na Turquia

O Kayserispor visitou o terreno do Karagumruk na décima jornada da Liga Turca, terminando num empate com assistência de Miguel Cardoso.

FC Porto homenageia Alfredo Quintana e Aurora Cunha com estátuas no museu do clube

Alfredo Quintana e Aurora Cunha foram homenageados com estátuas no Museu do FC Porto, num evento realizado este sábado.

Al Gharafa de Pedro Martins vence com destaque do ex-FC Porto Yacine Brahimi

Na Liga do Catar, o Al Gharafa de Pedro Martins venceu por 3-1 no terreno do Al Ahli, com duas assistências do ex-FC Porto Yacine Brahimi.

PUB

Mais Artigos Populares

Tensão em Eleições Benfica: Já acabaram os boletins de 50 votos na Quinta do Conde

Já terminaram os boletins de 50 votos na Quinta do Conde (Sesimbra). Eleições do Benfica decorre ao longo deste sábado.

PSG volta à liderança da Ligue 1 após bis de Hakimi: Vitinha assistiu

O PSG venceu fora de casa o Brest por 3-0 na nona jornada da Ligue 1. Achraf Hakimi bisou e Vitinha fez uma assistência.

Académico Viseu garante vitória nos descontos frente ao Chaves: eis os resultados do dia da Segunda Liga

O Académico Viseu venceu em casa o GD Chaves por 1-0 na oitava jornada da Segunda Liga. André Clóvis marcou o golo decisivo.