Moreirense FC | A vontade faz acontecer História

A competitividade na Segunda Liga Portuguesa é algo comum. Várias vezes, as equipas estão apenas a alguns pontos de descer ou subir rapidamente na tabela classificativa. As nove vitórias e um empate, do Moreirense FC, em dez jogos disputados, exemplifica como tem sido a fase inicial da temporada em Moreira de Cónegos. O coletivo do treinador Paulo Alves até já realizou História. O Moreirense bateu o recorde de pontos da Segunda Liga à nona jornada, ultrapassando o Varzim SC (2000/2001) e o Portimonense SC (2016/2017), fazendo 25 pontos, mais dois que o antigo recorde. É de assinalar que, em ambas as ocasiões, os antigos detentores do recorde subiram de divisão no final da temporada.

Os “Homens de Moreira de Cónegos” estão inclinados para a subida e vão bastante rápido. Quase tão rápido como a forma com que fazem golos.  O Moreirense possui o melhor ataque da Segunda Liga, marcando uns impressionantes 26 golos em 10 jogos. Mais cinco golos que o segundo lugar da lista dos clubes mais marcadores: o SC Farense. A supremacia do Moreirense ofensivamente divide-se por toda a equipa, demonstrando o entrosamento entre os Homens de Paulo Alves. Vários jogadores conseguem colocar o seu nome na lista de marcadores. Os dois jogadores que mais vezes assinaram essa lista, ambos com quatro golos, foram os dois extremos da equipa, o sul-africano Kobamelo Kodisang e o brasileiro Walterson Silva.

A equipa de Moreira de Cónegos gosta especialmente de se arrumar num 4-3-3 de grande capacidade ofensiva, onde tanto os laterais como os extremos têm o trabalho de dinamizar a manobra ofensiva do esquadrão. Destaca-se Kodisang como principal objeto de perigo do tridente de ataque de Paulo Alves. O jovem de 23 anos emprestado pelo SC de Braga, para além dos quatro golos apontados, soma ainda três assistências e várias exibições de luxo na segunda liga portuguesa.

Defensivamente, Paulo Alves, também tem uma equipa muito bem preparada. Apesar de ser apenas o terceiro lugar na lista das melhores defesas do campeonato, com 9 golos sofridos, atrás do FC Porto ‘B’ (5 golos) e do CD Feirense (8 golos). Dividem ainda o terceiro lugar com o FC Penafiel e o Leixões SC. A escolha tem recaído principalmente no quarteto defensivo de David Bruno e Godfried Frimpong como laterais e de Hugo Gomes e Luís Rocha como centrais. Na baliza tem dominado Kewin Silva. A solidez defensiva e o disparo rápido para o ataque, principalmente pelas alas, define bastante esta defesa.

A equipa do técnico português fica ainda bastante definida pela sua identidade e mentalidade em campo. No último jogo da competição, contra o Farense, o terceiro classificado (com um jogo a menos que o segundo classificado), o Moreirense esteve por duas vezes em desvantagem no jogo, mas acabou por dar uma grande alegria aos seus adeptos. A primeira parte terminou empatada a uma bola e aos 79 minutos o Farense coloca-se em vantagem pela segunda vez no jogo. O Moreirense faz o golo do empate aos 88 minutos e dá a volta ao resultado aos 90+3, por Platiny, que tinha entrado após o segundo golo do Farense. Momentos destes, em que o futebol alcança o seu êxtase mais puro, são muitas vezes os primeiros sorrisos de um sucesso à vista.

De facto, o trabalho realizado por Paulo Alves e pelos seus jogadores merece ser reconhecido. Na sua primeira temporada como treinador principal em Moreira de Cónegos e com uma árdua missão na Segunda Liga, o treinador foi capaz de trabalhar uma reformulação do plantel. Tarefa de qualquer equipa que desce de divisão. Montou um esquadrão à sua visão, com várias caras novas e incutiu uma mentalidade vencedora no futebol dos “Homens de Moreira de Cónegos”, os resultados são naturais.

É inegável afirmar que o Moreirense já é o principal candidato à subida para a primeira divisão, e quem sabe, talvez, candidato a colocar mais um título nos seus palmarés. Será a terceira taça de campeão da segunda divisão para o Moreirense. Após um fim de temporada, na última época, até um pouco ingrato, em que perdeu o Play-off de manutenção da primeira divisão para o terceiro classificado da segunda, o GD Chaves, o Moreirense procura retornar o mais rápido possível ao mais alto voo do futebol em Portugal.  As sete temporadas seguidas que a equipa se manteve na primeira divisão (entre 2015 e 2022) afirmam que a segunda divisão talvez seja pouco para este Moreirense. O mesmo dizem o sexto lugar na temporada 2018/2019 e Taça da Liga conquistada em 2016/2017.

 

Artigo da opinião de Emanuel Sebastião.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.