📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fernando Gomes | Uma carreira de sucesso

- Advertisement -

Foi sem dúvida uma carreira de sucesso aquela que Fernando Gomes teve, principalmente ao serviço do FC Porto, clube onde jogou 13 épocas do plantel sénior.

Foi seis vezes o melhor marcador do Campeonato Nacional, e vencedor de duas Botas de Ouro, que premeiam o melhor marcador de todos os campeonatos da Europa. Numa altura em que decorre o Campeonato do Mundo, a melhor homenagem que poderia ser feita a um dos melhores marcadores português de todos os tempos seria a conquista inédita do Mundial, um dos poucos títulos que faltou à carreira de Fernando Gomes.

Após muitos golos ao serviço do FC Porto, Gomes viria a ser contratado pelo Real Sporting de Gijon por 60 milhões de pesetas, umas das maiores transferências à época, mas que aos dias de hoje apenas corresponde a cerca de 360 mil euros. Esteve apenas dois anos em Espanha, e embora os golos marcados, foi muito afetado por lesões, regressando ao FC Porto pelas mãos de Pinto da Costa, uma promessa de campanha à presidência do FC Porto.

Embora a sua contratação tenha sido concretizada, pois os dirigentes do Sporting de Gijon suspeitavam de uma lesão crónica do avançado, ficaram com dúvidas após um hat-trick de Gomes contra o UD Las Palmas. Com isto, exigiram que o pagamento por parte do FC Porto fosse feito a pronto pagamento, cerca de 20.000 contos. O FC Porto não tinha esse dinheiro a pronto, mas Pinto da Costa ciente que Fernando Gomes era imprescindível nos planos que tinha traçado para o FC Porto, contraiu um empréstimo, podendo pagar assim esse montante ao Sporting de Gijon.

Foi uma contratação acertada, pois Gomes viria a ser determinante na campanha do FC Porto na Europa, que culminou na conquista da Taça dos Campeões Europeus, em 1987, na final frente ao Bayern de Munique, embora não tenha jogado a final por estar lesionado. Também ao serviço do FC Porto conquistou a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia, em 1987.

No final da carreira, entre 1989 e 1991, e após uma saída polémica do FC Porto, por se ter revoltado por terem servido o jantar primeiro aos dirigentes portistas em vez dos jogadores, que tinham jogo no dia seguinte, Gomes saiu de forma pouco “gloriosa” do seu clube de sempre, o FC Porto, assinando pelo Sporting CP. Apesar de terem sido as suas duas últimas épocas no futebol, Fernando Gomes ainda fez 79 jogos, marcando 38 golos de leão ao peito.

Até ao fim, Fernando Gomes foi um marcador de golos, cumprindo com a tarefa que tinha preconizado para si, chegando a referir: “a minha missão era marcar golos e eu marquei-os. Cumpri a minha missão.”

Francisco Aidos
Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Olheiro BnR | Anísio Cabral

Anísio Cabral foi o melhor marcador da seleção portuguesa de sub-17 neste mundial e um dos grandes destaques da competição

Luís Estrela renova com a Seleção Nacional de Futsal Feminina da Indonésia

Luís Estrela renovou o seu contrato com a seleção de Futsal Feminina da Indonésia. O técnico vai ficar ligado até 2028.

Paulo Alves assume comando do Al Batin da Arábia Saudita

Paulo Alves é o novo treinador do Al Batin. A equipa da Arábia Saudita está no segundo escalão e no 17.º lugar.

Nuno Campos eleito treinador do mês na Hungria

O treinador português Nuno Campos venceu o prémio de treinador do mês. O ZTE está numa sequência de três vitórias consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Camarões revelam convocatória para a CAN 2025 e há uma grande ausência

A seleção dos Camarões já revelou a lista final para a CAN 2025. André Onana é a grande baixa nos eleitos.

Benfica prepara-se para atacar 3 reforços em janeiro e já há 2 nomes definidos

O Benfica quer reforçar o plantel no mercado de janeiro e dar mais opções a José Mourinho. Dois extremos e ponta de lança vistos como prioridade.

Neto de Pinto da Costa depois dos Dragões de Ouro: «Perdoa-lhes avô, porque eu não consigo»

Nuno Pinto da Costa recorreu ao livro «Azul até ao fim» da autoria do avô para reagir aos Dragões de Ouro. Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu «Dragão de Honra».