Vitória SC 2-1 SC Braga: Conquistadores vencem numa partida bastante atribulada

A CRÓNICA: PRIMEIRA PARTE LIGADA À CORRENTE DÁ O TÓNICO PARA VITÓRIA VIMARANENSE

Não havia melhor maneira de fechar esta jornada do que com o derby minhoto entre Vitória SC e SC Braga. O palco era o Estádio D. Afonso Henriques e esperava-se um jogo bem vivo. Para o Braga, vencer significava ultrapassar FC Porto no 2º lugar. Para vimaranenses, significava aumentar distâncias para Casa Pia AC e FC Arouca, naquela que era a luta pelo acesso às provas europeias.

Fazia-se sentir o grande ambiente no estádio, num duelo que iniciava de forma equilibrada, com muita disputa a meio campo. Ibrahima Bamba quis dar o mote, mas o seu remate passou ligeiramente por cima. A equipa da casa mostrava-se bastante rápida a recuperar a bola e ligada à corrente.

O jogo estava a ser jogado muito pelo ar e nos duelos, com as duas equipas pouco esclarecidas. À meia hora de jogo, eis que surge a situação que desbloqueia o jogo. Niakaté faz grande penalidade e vê mesmo o vermelho direto após Luís Godinho ser chamado ao VAR, que reverte o amarelo inicial que lhe daria na mesma a expulsão só que pelo segundo amarelo. Na marca dos 11 metros, Tiago Silva não vacilou e colocou os conquistadores em vantagem.

A equipa da casa galvanizou com mais um homem e colecionou oportunidades nos cinco minutos que se seguiram ao golo, onde se registaram dois cabeceamentos de Safira ligeiramente por cima da baliza de Matheus. Eram claramente os vitorianos com as rédeas do jogo nesta fase mais em baixo do Braga. É nessa tendência que surge o segundo golo da partida. Safira estava a calibrar e à terceira não desperdiçou e colocou a bola dentro da baliza após cruzamento de André Amaro. Vida dificílima para arsenalistas.

Ao intervalo, o Vitória chegava  a vencer por dois a zero, num jogo bem aceso, dentro do que se esperava neste dérbi, com uma expulsão que condicionou muito o jogo dos visitantes.

Numa segunda parte que continuou num ritmo alto e de luta, o Vitória viu-se também reduzido a dez aos 55 minutos, quando Tiago Silva viu o segundo cartão amarelo e foi também excluído da partida.

O segundo tempo não viu praticamente nenhumas oportunidades de registo, apenas Bruma ficou perto de marcar a meio do segundo tempo, mas o equilíbrio era a nota de registo. Perto do fim, começaram a haver motivos para prender os espetadores aos seus lugares, com Álvaro Djaló a reduzir para o Braga na ressaca de um pontapé de canto.

Nos minutos de desconto mais um elemento da partida foi tomar banho mais cedo, sendo desta vez o envolvido Álvaro Djaló, por acumulação de amarelos. Mais um duro golpe na equipa visitante, com a expulsão de um jogador que desde que tinha entrado estava claramente a mexer com o jogo.

O jogo terminou com triunfo do Vitória SC, que não fez uma grande segunda parte, mas que aproveitou o que de bom fez na primeira para conseguir vencer a partida. O SC Braga perde uma oportunidade de chegar ao segundo lugar com este desaire e mantém a distância para o FC Porto e líder SL Benfica.

A FIGURA

Alisson Safira Vitória SC
Fonte: Fernando Silva / Bola na Rede

Alisson Safira – Não é um prodígio técnico, mas é um jogador que se dá muito ao jogo e isso hoje foi determinante no Vitória SC. O avançado esteve ligado à melhor fase do Vitória na partida, saindo já completamente esgotado depois de um jogo em que fartou-se de correr para pressionar centrais e para receber bolas de costas para a baliza. Com um pouco mais de acerto, até poderia ter bisado. Ainda assim, é um jogo muito participativo do ex B SAD, com influência na vitória da sua equipa.

O FORA DE JOGO

Defesas-Centrais do SC Braga – Os homens mais recuados do SC Braga ‘meteram água’ e facilitaram a vida ao seu adversário. Primeiro Niakaté com a grande penalidade que comete e consequente expulsão e depois Tormena, que estava mal posicionado no lance que dá o segundo golo do jogo.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

VITÓRIA SC

Bola na Rede: Num jogo como este onde há um grande ambiente e uma grande envolvência de todos, quão importante foi entrar bem no jogo como catalisador para vencer a partida?

Moreno Teixeira: Fazia parte do nosso plano de jogo. Nós grupo de trabalho sabíamos o tipo de ambiente que íamos encontrar e tínhamos que ser nós também a puxar a bancada para o nosso lado e se entrássemos amorfos as coisas não iam acontecer. Isso fazia parte da nossa estratégia, acho que resultou, conseguimos ter mais bola, mais oportunidades que o SC Braga. Poderíamos ter o jogo mais controlado sem sofrer tanto porque tínhamos uma vantagem de dois golos com um homem a mais. A expulsão do Tiago Silva condicionou um pouco, mas a equipa soube estar em campo e para mim isso é que é importante. Esquecemos a média de idades e os atletas que estiveram em campo deram uma resposta em campo.

SC BRAGA

Não houve conferência de imprensa da parte do técnico do SC Braga, Artur Jorge.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hidemasa Morita tem pacto com o Sporting quanto ao futuro

Hidemasa Morita não vai deixar Sporting neste verão, nem renovará contrato. Médio japonês entrou no último ano de vínculo.

Liga Portugal confirma horário e data do Benfica x Rio Ave da 1ª jornada

Rio Ave x Benfica vai ser jogado a 23 de setembro, uma terça-feira. Encontro da 1.ª jornada da Primeira Liga tinha sido adiado devido à Champions League.

Nigéria vence Ruanda e continua virtualmente eliminada do Mundial 2026

A Nigéria está a passar por turbulência na caminhada rumo ao Mundial 2026. Vitória sobre o Ruanda permite subir ao terceiro lugar do Grupo C.

João Mota empata a zeros na estreia pelo Saham Club de Omã

Foi com um 0-0 que começou a odisseia de João Mota em Omã. Técnico guiou Saham Club a empate diante do Al Khaboora na Federation Cup.

PUB

Mais Artigos Populares

Desde 2006 que Cristiano Ronaldo não era substituído tão cedo por Portugal de livre e espontânea vontade

Cristiano Ronaldo foi substituído aos 58 minutos no Arménia x Portugal. É preciso recuar até 2006 para ver um fenómeno semelhante... e também aos 58 minutos.

Roberto Martínez admite erro no Euro 2024: «Não tínhamos 20/22 jogadores com a informação e conceitos táticos»

Portugal goleou a Arménia por 5-0 no arranque da qualificação europeia ao Mundial 2026. Roberto Martínez reagiu e lembrou Euro 2024 ao falar das substituições.

João Cancelo reage à goleada de Portugal e ainda diz: «Arábia Saudita? Não pensem que é tão fácil, cada vez está melhor»

Portugal goleou a Arménia por 5-0 no arranque da qualificação europeia ao Mundial 2026. João Cancelo reagiu.