📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto 1-0 Boavista FC: Sofrer até ao fim para colocar a invicta a azul e branco

- Advertisement -

A CRÓNICA: FC PORTO SOFRE, MAS DERROTAM PANTERAS QUE AINDA ASSUSTARAM

FC Porto contra Boavista FC já faz parte da mobília do nosso campeonato. Duas equipas da mesma região, uma rivalidade que ultrapassa décadas, no clássico dérbi da invicta. Pela 146.ª vez, estas duas equipas eram adversárias e se para axadrezados não havia muito a perder e tudo a ganhar, os dragões necessitavam da vitória para continuar na ‘caça’ ao primeiro lugar, principalmente depois das vitórias de SL Benfica e SC Braga nesta jornada.

Diogo Costa era um mero espetador na primeira meia hora, contribuindo apenas na primeira fase de construção e pouco mais, com o Boavista FC a não conseguir ter bola. O empata ajustava-se ao jogo sem oportunidades de golo que se assistia.

A pantera não ameaçava, o FC Porto tinha a bola, mas também não fazia mossa no adversário. Faltava sempre qualquer coisa no último terço que não permitia aos dragões criarem lances de perigo – fosse por desinspiração dos homens da frente ou pelo belíssimo trabalho da defesa dos homens de Petit. As equipas foram para os balneários com o jogo no nulo.

No regresso do intervalo, os axadrezados voltaram mais atrevidos e a chegar mais vezes ao último terço, porém foram os azuis e brancos a abrir o marcador. Lance na área, erro de Mangas e penálti para o FC Porto. Taremi cobrou de forma exímia a grande penalidade e adiantou a equipa da casa no resultado.

Com praticamente 25 minutos para jogar, Marcano deixou a sua equipa a jogar com menos um, depois de uma má receção permitir a Ricardo Mangas ficar isolado – para o travar precisou de puxar a camisola e foi expulso. Uma situação com potencial, que podia mudar o rumo do jogo.

Bozenik e Yusupha assustaram, numa altura em que faltavam menos de 15 minutos para o término da partida, mas os seus remates – dentro da área – passaram a meros centímetros da baliza de Diogo Costa. O eslovaco cheirou o golo aos 85 minutos, mas uma grande intervenção do guardião do FC Porto tirou-lhe o tento da igualdade.

A vitória ficou mesmo para o azul e branco da invicta, que suou muito para vencer o xadrez, no entanto, segurou o 1-0 e leva os três pontos, num triunfo importantíssimo. Jogo com emoção até ao fim, com destaque para a exibição personalizada do Boavista FC, que vendeu muito cara a derrota. FC Porto fica assim a quatro pontos de SL Benfica e volta a ter dois pontos de vantagem sobre o SC Braga.

A FIGURA

FC Porto x Sporting CP
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Matheus Uribe – Não marcou nem assistiu, mas o jogo é muito mais que isso. O motor do meio-campo azul e branco, foi incansável a direcionar a equipa – com e sem bola – e esteve brilhante depois da expulsão a cobrir terreno. Parecia estar em todo o lado e foi fundamental na vitória da sua equipa.

O FORA DE JOGO

Evanilson
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Evanilson – Jogo muito aquém do esperado do avançado brasileiro. Falhou bastantes passes e não demonstrou estar ainda na sua melhor forma, acabando por ser substituído ao intervalo.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC Porto

Não foi possível fazer questões ao técnico do FC Porto, Sérgio Conceição.

Boavista FC

BnR: O Boavista é uma equipa que é conhecida por ter uma grande variabilidade tática, consegue ajustar sistemas durante o jogo, sente que para defrontar uma equipa como o Porto é uma característica essencial na equipa?

Petit: Tinha falado os jogadores esta semana, que quando estamos num processo baixo de jogo, o Porto é uma equipa que nos empurra muito para trás, às vezes fala-se muito no autocarro, mas as equipas grandes com a qualidade deles empurram-nos para trás. Quando ganhássemos a bola e íamos a sair, pudesse depois haver uma perda de bola e dar um contra-ataque logo de seguida e que podíamos aí ter algumas dificuldades.

O Porto é uma equipa que mete muita gente na frente, reage muito bem à perda de bola e mete muita gente por dentro e que poderíamos causar muitas dificuldades. Na primeira parte tivemos algumas situações em que isso aconteceu, mas acho que fizemos um bom jogo. O Porto na sua casa cria muitas oportunidades, não concedemos muito. O Sérgio disse ontem, somos a quinta equipa com mais golos no campeonato e tivemos 2/3 situações, com uma grande defesa do Diogo… o resultado podia ser diferente, temos mais quatro jogos pela frente, são 12 pontos em disputa e queremos olhar mais para cima.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Rego estreia-se pelos sub-21 de Portugal: «O futuro será risonho»

João Rego somou os primeiros minutos pelos sub-21 de Portugal. O jovem refletiu sobre a estreia às ordens de Luís Freire.

Zé Pedro explica saída do FC Porto: «Procurei um espaço diferente para ter esses minutos»

Zé Pedro trocou o FC Porto pelo Cagliari no último verão. O defesa-central português de 28 anos explicou a saída do clube azul e branco.

Micael Sequeira antevê o Sporting x Glasgow City: «O objetivo é passar aos quartos de final»

Micael Sequeira fez a antevisão do Sporting x Glasgow City, referente à segunda-mão dos oitavos de final da Taça Europa Feminina. Também Telma Encarnação falou antes da partida.

Eis os potes do playoff europeu no caminho até ao Mundial 2026

O playoff europeu para o Mundial 2026 será jogado em março. Já são conhecidos os potes da UEFA, que ainda tem quatro vagas.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis as equipas e os potenciais confrontos no playoff intercontinental para o Mundial 2026

Seis equipas procuram segurar duas vagas intercontinentais para o Mundial 2026. Sorteio realiza-se esta quinta-feira.

Boston Celtics voltam a vencer com Neemias Queta em destaque e LeBron James volta ao ativo na NBA

Os Boston Celtics bateram os Brooklyn Nets por 113-99, em Nova Iorque, com Neemias Queta em destaque. Também LeBron James voltou ao ativo pelos LA Lakers.

Eis a lista das 42 seleções apuradas diretamente para o Mundial 2026

Já são conhecidas as primeiras 42 seleções apuradas de forma direta para o Mundial 2026. Restantes só serão conhecidas em março.