
A CRÓNICA: SPORTING CP BATE FC FAMALICÃO EM ALVALADE
Depois do desaire em Guimarães, o Sporting CP tentava regressar às vitórias para o Campeonato frente ao FC Famalicão, em Alvalade.
Os leões tentaram impor o seu jogo perante um desinibido Famalicão e conseguiu chegar ao primeiro golo, numa bela iniciativa de Edwards pela direita a assistir Morita. Apesar do sinal mais da equipa da casa nos primeiros 45 minutos que teve mais oportunidades, o Famalicão também teve uma boa oportunidade por Colombatto com Adán a brilhar e Diomande a escorregar. O argentino fez falta aos visitantes, depois do intervalo.
O segundo tempo continuou com o Sporting mais perigoso, explorando mais, como é habitual, o corredor esquerdo do ataque. Já a formação nortenha também se aventurava a nível ofensivo, mas com maior dificuldade em conseguir desequilíbrios pelo acerto defensivo dos leões.
Não foi de estranhar o 2-0 do Sporting, apenas pelo autor Ricardo Esgaio que se estreou a marcar pela equipa principal, que fez a recarga a um remate defendido de Edwards, aos 60´. Mau timing para os visitantes que tinham acabado de refrescar o onze com uma tripla alteração.
A tranquilidade deu lugar à ansiedade depois do autogolo de Coates, numa transição rápida da equipa de João Pedro Sousa. Até final, o jogo esteve em aberto, com António Adán e Luiz Júnior a terem de se aplicar. É justo referir que nenhuma das equipas alterou a sua forma de jogar, independentemente do resultado. Vitória leonina que se ajusta e que permite não se afastarem ainda mais do pódio, ao contrário do Famalicão relativamente às competições europeias.
A FIGURA

Marcus Edwards – O extremo inglês esteve muito ativo na partida e esteve na base dos dois golos leoninos. A assistência para o primeiro e o remate que levou à recarga com sucesso de Esgaio. Provavelmente o leão mais forte no 1×1. Se fosse mais constante, decidiria certamente vários jogos em que o Sporting não se apresenta bem a nível exibicional.
O FORA DE JOGO

Rúben Lima – O lateral do Famalicão teve Edwards pela frente e não conseguiu lidar com o internacional jovem britânico. O jogador não conseguiu fechar o corredor e foi presa fácil, nomeadamente no primeiro golo do Sporting que desbloqueou o jogo. A nível ofensivo, também não conseguiu auxiliar a equipa, pelo corredor do seu lado. Acabou por sair, na remodelação profunda ao onze famalicense pelo treinador João Pedro Sousa.