A polémica instalada no futsal: Mação vs. Benavente vs. AFS

A semana desportiva abriu com um caso insólito do futsal português. A equipa de futsal do Mação Futebol Clube sagrou-se campeão do campeonato distrital de futsal após vitória frente ao Benavente Futsal Clube, ultrapassando a diferença de trinta e três golos em relação ao primeiro lugar que pertencia ao Vitória de Santarém.

A questão que se coloca é a seguinte: Onde entra a parte insólita?

Ora bem, de facto, existia uma diferença de trinta e três golos que o Mação tinha de anular para além do facto de ter de vencer a última jornada. As duas metas foram cumpridas, no entanto, a segunda meta acabou por ser cumprida através de uma goleada surpreendente por 60-0 num jogo em que a equipa adversária foi a jogo com apenas três jogadores. Este resultado foi mais que suficiente para que a equipa de Mação conseguisse alcançar o primeiro lugar e, consequentemente, o título distrital.

Face a esta situação, muitas questões se colocam. Primeiro que tudo, como é que foi possível dar início a um jogo tendo em conta que a equipa de Benavente apresentou-se ao jogo apenas com um guarda-redes e dois jogadores em campo. É sabido que, segundo as regras da modalidade, o obrigatório mínimo de jogadores é três jogadores. No entanto, é um facto que não se assistiu a um espetáculo de bola, mas sim assistiu-se a uma humilhação a uma equipa que não tinha condições para jogar.

De facto, a Associação de Futebol de Santarém chegou-se à frente muito rapidamente com um comunicado em que abriu um processo disciplinar aos factos que levaram a esta vitória do Mação sobre o Benavente. Aliás, tomou a decisão de não aceitar a vitória tanto da partida como do campeonato. Esta decisão implica que ainda não haja campeão distrital de Santarém.

Considero importante destacar que nada disto é culpa do Mação. Tenho de concordar com o treinador do Mação, José Ferreira, quando afirma que o clube está “a levar com as balas perdidas”. A responsabilidade está muito mais acima dos próprios jogadores e da equipa técnica. A AFS nunca deveria ter permitido a realização de um jogo em que havia uma clara vantagem por parte da equipa de Mação.

No fundo, era uma situação de evitar se uma decisão tivesse sido tomada antecipadamente.

Artigo redigido por Mariana Gomes

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Inter Milão fecha avançado por pacote de 26 milhões de euros

O Inter Milão garantiu a contratação de Yoan Bonny ao Parma. Operação a realizar-se por 23+3 milhões de euros.

FC Porto discute com Francesco Farioli contrato até 2027 com opção adicional

Francesco Farioli é o principal candidato a assumir o FC Porto na próxima temporada. Há novidades sobre processo.

Otamendi comenta eliminação do Benfica e ainda elogia Di María: «É uma lenda»

Nico Otamendi já reagiu à eliminação do Benfica no Mundial de Clubes 2025. Capitão com vários elogios a Ángel Di María.

Enzo Maresca aborda passagem do Chelsea após eliminar Benfica: «É melhor não falar sobre o árbitro»

O Chelsea venceu o Benfica e avançou para os quartos de final do Mundial de Clubes 2025. Enzo Maresca reagiu no final do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ángel Di María emociona-se na despedida ao Benfica: Eis as imagens

O Benfica foi eliminado este sábado do Mundial de Clubes 2025. Ángel Di María emocionou-se no último jogo pelas águias.

Bruno Lage aborda férias dos jogadores e garante: «O Benfica tem de entrar a todo o gás»

O Benfica foi eliminado do Mundial de Clubes 2025, após derrota com o Chelsea. Eis o que disse Bruno Lage em conferência de imprensa.

Bruno Lage com bicada: «Houve um jogador adversário que fez 4 ou 5 faltas, não levou amarelo e conseguiu meter o Prestianni na rua»

O Benfica foi eliminado do Mundial de Clubes 2025, após derrota com o Chelsea. Eis o que disse Bruno Lage em conferência de imprensa.