📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR: Ryan Gauld

- Advertisement -

olheiro bnr

Numa fase em que a actual temporada ainda não terminou, mas já caminha vertiginosamente para o seu final, é natural que já se comecem a ver alguns esboços daquilo que poderão ser os planteis dos principais clubes portugueses para 2015/16, percebendo-se que, no caso do Sporting, poderá existir uma renovação assente em alguns elementos que vêm evoluindo preferencialmente na equipa B.

Um desses elementos, aliás, é o jovem internacional sub-21 escocês Ryan Gauld, futebolista que motivou um investimento leonino de 2,7 milhões de euros no último Verão e que, após um ano de maturação no Sporting B, estará finalmente preparado para se assumir como uma das figuras da equipa principal. Afinal, capacidade para tal é algo que o britânico tem de sobra.

Chegou cedo ao Dundee United

Ryan Gauld nasceu a 16 de Dezembro de 1995 em Aberdeen, Escócia, e começou a sua carreira no modesto Brechin City Boys Club: isto antes de chegar ao Dundee United em 2006, ou seja, quando tinha apenas 10 anos. No histórico clube escocês, o médio-ofensivo haveria de permanecer por oito anos, percorrendo os diversos escalões de formação e estreando-se na equipa principal em 2011/12, com apenas 16 anos, numa vitória no recinto do Motherwell (2-0).

Depois dessa estreia precoce na Premier League escocesa, Ryan Gauld continuou a sua ascensão na equipa principal do Dundee United, e, depois de uma temporada, a de 2012/13, em que atingiu os 11 jogos e até se estreou a marcar, haveria de se impor em definitivo em 2013/14, quando se assumiu como uma das figuras dos “Arabs”, marcando oito golos em 38 jogos.

O salto para Alvalade

Perante este excelente desempenho e a sua tenra idade, foi com naturalidade que começaram a chover interessados no concurso de um jovem que, aos 17 anos, já havia chegado à selecção escocesa de sub-21 – ainda que tenha sido o Sporting a ganhar a corrida por Ryan Gauld, pagando 2,7 milhões de euros ao Dundee United pelo seu concurso.

Ainda assim, apesar desse avultado investimento, o Sporting preferiu gerir tranquilamente a evolução do médio-ofensivo nesta sua primeira temporada em Alvalade, colocando-o a actuar preferencialmente no Sporting B, onde este soma 25 jogos e três golos, embora também já lhe tenha dado algumas oportunidades fugazes na equipa principal, pela qual soma cinco jogos e dois golos [ambos apontados na derrota com o Belenenses (2-3) para a Taça da Liga].

É apontado como um 'Mini-Messi', mas Gauld quer deixar a sua própria marca no futebol Fonte: Sporting Clube de Portugal
É apontado como um ‘Mini-Messi’, mas Gauld quer deixar a sua própria marca no futebol
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Um “dez” de traços continentais

Ryan Gauld contrasta completamente com aquela que é a imagem típica do futebolista britânico, apresentando características físicas verdadeiramente franzinas (168 cm e 59 kg) e uma criatividade e qualidade técnica que estamos mais habituados a encontrar na América Latina ou no sul da Europa.

O seu futebol, aliás, é o de um verdadeiro “dez”, uma vez que o jovem de 19 anos se destaca por ter velocidade de processos, evoluída técnica individual, boa capacidade de passe e superior visão de jogo, sendo ainda de destacar a sua boa capacidade finalizadora.

A raça que nos transporta para a Escócia

Mas, se o processo ofensivo nos transporta imediatamente para um futebolista latino, é pela recuperação defensiva e abnegação competitiva que nos lembramos, enfim, de que estamos perante um escocês, sendo que essas características serão muito bem vindas a equipas que gostam de pressionar o adversário logo na saída da sua grande área.

Aliás, essa raça e essa qualidade nas transições fizeram inclusivamente com que Ryan Gauld chegasse a merecer algumas oportunidades na posição “oito” no Sporting B, ainda que, pessoalmente, acredite que o internacional sub-21 escocês precisa de actuar mais próximo de zonas de definição para se apresentar no máximo das suas capacidades.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim reage ao empate do Manchester United frente ao Wolverhampton

O Manchester United empatou frente ao Wolverhampton, num encontro válido pela 19.ª jornada da Premier League.

Eis o valor da cláusula de rescisão de Sidny no Benfica

Sidny foi confirmado esta terça-feira como reforço do Benfica. O jogador conta com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

RD Congo, Senegal e Benim apuram-se para os oitavos de final da CAN

Durante a noite desta terça-feira, a RD Congo, o Senegal e o Benim conseguiram apurar-se para os oitavos de final da CAN.

Lusitânia Lourosa bate Torreense e regressa aos triunfos na Segunda Liga

O Lusitânia Lourosa venceu o Torreense por uma bola a zero, num encontro válido pela 16.ª jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Ivo Pinto e a carreira de Alen Halilovic: «Era esquerdino, baixinho, tinha ginga, era muito parecida à do Messi. O que complicou foi mesmo...

Ivo Pinto representa atualmente o Fortuna Sittard. O lateral direito português é colega de Alen Halilovic, antiga promessa mundial.

José Sá faz uma das defesas do ano frente ao Manchester United de Ruben Amorim

José Sá está a ser um dos protagonistas do encontro entre o Wolverhampton e o Manchester United, jogo da Premier League.

Chelsea tropeça contra o Bournemouth e Nuno Espírito Santo soma empate

O Chelsea e o Bournemouth empataram a duas bolas durante a noite desta terça-feira, em jogo da 19.ª jornada da Premier League.