Olheiro BnR: Ryan Gauld

olheiro bnr

Numa fase em que a actual temporada ainda não terminou, mas já caminha vertiginosamente para o seu final, é natural que já se comecem a ver alguns esboços daquilo que poderão ser os planteis dos principais clubes portugueses para 2015/16, percebendo-se que, no caso do Sporting, poderá existir uma renovação assente em alguns elementos que vêm evoluindo preferencialmente na equipa B.

Um desses elementos, aliás, é o jovem internacional sub-21 escocês Ryan Gauld, futebolista que motivou um investimento leonino de 2,7 milhões de euros no último Verão e que, após um ano de maturação no Sporting B, estará finalmente preparado para se assumir como uma das figuras da equipa principal. Afinal, capacidade para tal é algo que o britânico tem de sobra.

Chegou cedo ao Dundee United

Ryan Gauld nasceu a 16 de Dezembro de 1995 em Aberdeen, Escócia, e começou a sua carreira no modesto Brechin City Boys Club: isto antes de chegar ao Dundee United em 2006, ou seja, quando tinha apenas 10 anos. No histórico clube escocês, o médio-ofensivo haveria de permanecer por oito anos, percorrendo os diversos escalões de formação e estreando-se na equipa principal em 2011/12, com apenas 16 anos, numa vitória no recinto do Motherwell (2-0).

Depois dessa estreia precoce na Premier League escocesa, Ryan Gauld continuou a sua ascensão na equipa principal do Dundee United, e, depois de uma temporada, a de 2012/13, em que atingiu os 11 jogos e até se estreou a marcar, haveria de se impor em definitivo em 2013/14, quando se assumiu como uma das figuras dos “Arabs”, marcando oito golos em 38 jogos.

O salto para Alvalade

Perante este excelente desempenho e a sua tenra idade, foi com naturalidade que começaram a chover interessados no concurso de um jovem que, aos 17 anos, já havia chegado à selecção escocesa de sub-21 – ainda que tenha sido o Sporting a ganhar a corrida por Ryan Gauld, pagando 2,7 milhões de euros ao Dundee United pelo seu concurso.

Ainda assim, apesar desse avultado investimento, o Sporting preferiu gerir tranquilamente a evolução do médio-ofensivo nesta sua primeira temporada em Alvalade, colocando-o a actuar preferencialmente no Sporting B, onde este soma 25 jogos e três golos, embora também já lhe tenha dado algumas oportunidades fugazes na equipa principal, pela qual soma cinco jogos e dois golos [ambos apontados na derrota com o Belenenses (2-3) para a Taça da Liga].

É apontado como um 'Mini-Messi', mas Gauld quer deixar a sua própria marca no futebol Fonte: Sporting Clube de Portugal
É apontado como um ‘Mini-Messi’, mas Gauld quer deixar a sua própria marca no futebol
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Um “dez” de traços continentais

Ryan Gauld contrasta completamente com aquela que é a imagem típica do futebolista britânico, apresentando características físicas verdadeiramente franzinas (168 cm e 59 kg) e uma criatividade e qualidade técnica que estamos mais habituados a encontrar na América Latina ou no sul da Europa.

O seu futebol, aliás, é o de um verdadeiro “dez”, uma vez que o jovem de 19 anos se destaca por ter velocidade de processos, evoluída técnica individual, boa capacidade de passe e superior visão de jogo, sendo ainda de destacar a sua boa capacidade finalizadora.

A raça que nos transporta para a Escócia

Mas, se o processo ofensivo nos transporta imediatamente para um futebolista latino, é pela recuperação defensiva e abnegação competitiva que nos lembramos, enfim, de que estamos perante um escocês, sendo que essas características serão muito bem vindas a equipas que gostam de pressionar o adversário logo na saída da sua grande área.

Aliás, essa raça e essa qualidade nas transições fizeram inclusivamente com que Ryan Gauld chegasse a merecer algumas oportunidades na posição “oito” no Sporting B, ainda que, pessoalmente, acredite que o internacional sub-21 escocês precisa de actuar mais próximo de zonas de definição para se apresentar no máximo das suas capacidades.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa explica contratação de José Mourinho: «Foi um privilégio enorme perceber de imediato que o mister Mourinho tinha vontade de treinar o Benfica»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Rui Costa também falou na apresentação do técnico, de regresso à Luz.

José Mourinho em conferência de imprensa: «Estou aqui para servir e fazer o Benfica ganhar»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Técnico regressa às águias 25 anos depois de ter orientado o clube.

José Mourinho: «Vou viver para o Benfica e para a minha missão»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Técnico regressa às águias 25 anos depois de ter orientado o clube.

Rui Costa: «É uma honra, privilégio e orgulho ter José Mourinho como treinador do Benfica»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Rui Costa também falou na apresentação do técnico, de regresso à Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica oficializa José Mourinho como novo treinador

O Benfica já oficializou José Mourinho como novo treinador. Técnico chega às águias para uma segunda passagem pelo clube encarnado.

Eis a hora a que José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica

José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica esta tarde. Conferência de imprensa agendada para as 15h.

Pedro Gonçalves define objetivos do Sporting na Champions League e garante: «Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.