A nova dupla de “sicários” de Amorim | Sporting CP 1-0 FC Famalicão

O Sporting CP recebeu e venceu o FC Famalicão, em pleno Estádio José Alvalade, sob o olhar atento de Roberto Martínez, que viu Paulinho fazer o único golo da partida, no dia em que atingiu a brilhante marca de 100 jogos com a camisola dos leões.

O jogo não foi propriamente brilhante por parte da turma de Rúben Amorim, que sofreu muito para chegar até ao golo, e depois para segurar a vantagem no marcador, frente a uma equipa muito sólida a nível defensivo, mas que pecou no capítulo atacante, criando muito poucos lances de real perigo para a baliza do espanhol Adán.

Mas o meu destaque neste jogo vai claramente para dois dos reforços do Sporting nesta janela de transferências, que estão a assumir aos poucos a titularidade com relativa facilidade: Morten Hjulmand e Viktor Gyokeres.

Começando pelo médio dinamarquês, é fácil perceber o porquê de Rúben Amorim querer tanto este jogador na sua equipa, até pelas palavras do próprio treinador na conferência de imprensa, referindo que o jovem médio é um líder, que se tornou capitão de equipa em Itália aos 24 anos, fator que o treinador leonino realçou, e muito bem na minha opinião, porque não é de facto normal.

Mas o que dá mais Hjulmand à equipa? Dá equilíbrio, qualidade de jogo na transição defensiva, lê de forma quase perfeita os espaços onde tem de estar para dar esses tais equilíbrios, sabe temporizar e esperar pela melhor solução e participa muito e bem no processo de criação ofensiva. Tudo isto faltava à equipa do Sporting, que estava órfã de um jogador com esta capacidade que, num meio-campo a dois, consegue agora dar muito mais liberdade a Morita para que este esteja mais perto da área contrária, a pressionar alto e a não deixar o adversário construir, e é claro que a sua equipa sai muito beneficiada.

No caso de Gyokeres, o papel do avançado sueco é claro, ser uma espécie de segundo avançado que faz “o trabalho sujo”, para que Paulinho, por exemplo, possa brilhar, estratégia esta que está a resultar na perfeição, com o avançado português a superar a sua marca de golos no campeonato em comparação com a época passada, em apenas três jogos.

Viktor Gyokeres voltou a ser importante no jogo do Sporting.
Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

Custou 20 milhões de euros, é certo, mas a qualidade, intensidade, capacidade física e raça que Gyokeres oferece ao jogo, tornam-no num verdadeiro jogador de equipa, que muitas vezes se sacrifica para ajudar os seus companheiros, e não se importa de sair dos holofotes para que os outros brilhem.

Acredito que estas duas adições vão permitir que jogadores como Morita, Paulinho, Daniel Bragança e até o próprio Pote, saiam beneficiados, porque têm a consciência que estão ao seu lado dois jogadores de enormíssima qualidade, grandes investimentos de futuro, e que são a prova viva que o Sporting deixou de ir ao mercado comprar jogadores por “atacado”, e compra agora qualidade, projeção futura, jogadores que possam chegar e acrescentar de facto qualidade, e não se importam de pagar bem por esses jogadores, em detrimento de trazerem um “camião” de jogadores que depois não acrescentam nada à equipa, numa altura em que Iván Fresneda está, também ele, perto de jogar de leão ao peito.

Parabéns ao Sporting pela vitória e por esta nova abordagem sobre a política de contratações, incisivas e apenas quando necessárias!

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Jamie Carragher rasga elogios a jogador: «Ele é o melhor lateral da Premier League atualmente»

Jamie Carragher elogiou Daniel Muñoz pelo golo marcado frente ao Everton. O Crystal Palace perdeu por 2-1 diante dos Toffees.

Barcelona segue a busca por defesa canhoto e identifica novo alvo

Nico Schlotterbeck é o alvo do Barcelona para reforçar o eixo defensivo. O clube catalão não tem defesas canhotos no plantel após a saída de Inigo Martinez.

Erling Haaland revela a razão para estar «melhor do que nunca»

O Erling Haaland culpou o filho por estar em boa forma, após marcar o golo da vitória frente ao Brentford. O norueguês leva 9 golos na Premier League.

Barcelona inscreve Iara Lobo na Champions League Feminina

A Iara Lobo foi inscrita na Champions League Feminina pelo Barcelona. Para além da atleta de 17 anos, Kika Nazareth também consta na lista.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal observa alvo durante o confronto entre o AC Milan e Juventus

Kenan Yildiz foi observado pelo Arsenal no encontro entre o AC Milan e a Juventus este domingo. O encontro acabou num empate a zeros.

Barcelona volta a mostrar interesse em avançado do Borussia Dortmund

O Barcelona voltou a colocar Karim Adeyemi na sua lista de alvos para o mercado de verão, mantendo vivo o interesse no avançado do Borussia Dortmund.

Ivan Baptista e a estreia na Champions Legue Feminina: «Queremos cimentar a posição do Benfica»

O Benfica estreia-se esta terça-feira na fase de liga da Champions Legue Feminina, frente à Juventus, em Turim. Ivan Baptista sublinhou a ambição de afirmar o Benfica entre as potências do futebol europeu.