O regresso da Vuelta ao país da Volta

modalidades cabeçalho

No dia 11 de setembro, o “Diario AS” avançava que a organização da Vuelta se encontrava em negociações avançadas com o município de Lisboa e com outras localidades portuguesas, para que o início da Volta à Espanha de 2024 se desse em solo português. As negociações chegaram a bom porto e, no passado domingo (dia 17 de setembro), que marcou também o fim da Vuelta a España de 2023, vencida pelo norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma), o presidente da Câmara Municipal de Lisboa anunciou, com muito orgulho, que a Grande Volta espanhola se iniciará na capital portuguesa em 2024.

As partidas no estrangeiro das Grandes Voltas

A internacionalização das partidas das Grandes Voltas é um fenómeno recorrente e crescente desde a segunda metade do século XX, iniciada pelo Tour em 1954, ano em que os ciclistas alinharam para a partida em Amesterdão. Desde aí, o Tour iniciou-se mais 24 vezes “fora de portas”, 12 delas no século XXI.

A Volta à França é efetivamente aquela que mais vezes estabeleceu laços com o exterior para a sua Grande Partida, mas o Giro não fica muito atrás. A travessia internacional começou em San Marino, em 1965, e desde esse ano, 13 outros locais tiveram o privilégio de acolher a etapa inicial da Volta à Itália, oito deles neste século.

Das 3 Grandes Voltas, a Vuelta é aquela que menos vezes teve a sua comitiva a rumar ao estrangeiro para iniciar a prova. Foram apenas quatro o número de ocasiões em que a prova-rainha de “nuestros hermanos” começou fora do seu território nacional: em 1997, Lisboa, em 2009, Assen, em 2017, Nimes, e em 2022, Utrecht. Estas quatro partidas no estrangeiro vão passar a ser cinco no próximo, quando a cidade que iniciou a viagem da Vuelta ao estrangeiro, Lisboa, vai voltar a figurar na história desta Grande Volta.

O anúncio e as expectativas

Há 3 dias, Carlos Moedas divulgou ao país que, 27 anos após a primeira passagem da Volta à Espanha por Portugal, a Grande Volta espanhola voltará a iniciar-se na “Cidade das Sete Colinas”, mais precisamente, junto à Torre de Belém, símbolo da alma lusitana e da abertura do povo português ao mundo. Javier Guillén, diretor geral da competição velocipédica espanhola, reforçou também a importância de aprofundar a internacionalização da prova que dirige e ressaltou os laços existentes entre os dois países da Península Ibérica.

Ao que tudo indica, a Vuelta terá novamente três etapas em solo português, tal como havia acontecido em 1997 (com a ressalva da terceira etapa dessas três ter já terminado em território espanhol).

Em 2024, a Vuelta deverá começar com um prólogo entre a Torre de Belém, em Lisboa, e a Praia da Torre, em Oeiras. A segunda tirada será já uma etapa em linha a ligar Cascais e Ourém. Para finalizar a curta passagem da Vuelta a España em Portugal, espera-se uma etapa entre Lousã e Castelo Branco.

A Vuelta de 2024 constitui mais uma das múltiplas parcerias estabelecidas entre os dois países no Desporto e serve para demonstrar que, com boa vontade e dedicação, o Mundial de 2030, eventualmente a ser disputado em Portugal, Espanha e Marrocos, é bem mais do que uma miragem.

Concluindo, a Volta à Espanha da próxima temporada representa uma oportunidade única para os aficionados portugueses poderem observar de perto alguns dos melhores ciclistas do mundo, enquanto estes participam numa das provas mais ilustres do calendário velocipédico internacional. Que venha daí a Vuelta…

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Miguel Monteiro
Miguel Monteirohttp://www.bolanarede.pt
O Miguel é um estudante universitário natural do Porto, cuja paixão pelo desporto, fomentada na infância pelos cromos de Futebol que recebia e colava nas cadernetas, considera ser algo indescritível. Espetador assíduo de uma multiplicidade de desportos, tentou também a sua sorte em algumas modalidades, sem grande sucesso, tendo encontrado agora na análise desportiva uma oportunidade para cultivar o seu amor pelo desporto e para partilhar com os demais as suas opiniões, nomeadamente de Ciclismo, modalidade pela qual nutre um carinho especial.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez aponta Vitinha à Bola de Ouro: «Se não ganhar agora, tem o potencial para ganhar noutra altura»

Roberto Martínez realizou durante a manhã deste sábado a antevisão da partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações.

Pep Guardiola ‘desvaloriza’ Lamine Yamal: «É impossível haver outro Messi»

Pep Guardiola deixou elogios a Lamine Yamal, mas referiu que nunca existirá um jogador como Lionel Messi.

Roberto Martínez comenta situação de João Palhinha: «Falei com o treinador e temos a mesma opinião»

Roberto Martínez realizou durante a manhã deste sábado a antevisão da partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações.

Belenenses sagra-se bicampeão de Rugby

O Belenenses é bicampeão nacional de Râguebi. Os azuis do Restelo bateram o Direito nesta sexta-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Miguel Crespo não quer regressar a Portugal

Miguel Crespo não tem interesse em regressar a Portugal. O jogador encontra-se feliz em Istambul, onde representa o Basaksehir.

Roberto Martínez elogia Luis de La Fuente antes do Portugal x Espanha: «Criou um espírito no balneário que parece um clube»

Roberto Martínez realizou durante a manhã deste sábado a antevisão da partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações.

Roberto Martínez reage a palavras de Cristiano Ronaldo e brinca: «O capitão quer jogar amanhã»

Roberto Martínez realizou durante a manhã deste sábado a antevisão da partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações.