Laver Cup 2023: Equipa do Mundo reconquista competição após dominar a equipa da Europa (13-2)

modalidades cabeçalho

A sexta edição da Laver Cup terminou no último domingo, 24 de setembro, com o segundo troféu para a equipa do Mundo, depois de terem vencido a competição pela primeira vez no ano passado.

A equipa do Mundo, liderada por John McEnroe, venceu a equipa da Europa, liderada por Bjorn Born, por 13-2 – a segunda maior diferença pontual na história da competição, apenas atrás da vitória da equipa da Europa por 14-1 em 2021.

MUITAS AUSÊNCIAS NA EQUIPA DA EUROPA

A mais recente edição da Laver Cup ficou marcada pela ausência de vários jogadores europeus de “topo”. A equipa da Europa, nos últimos anos, era composta por jogadores que estavam entre os 20 melhores na hierarquia da ATP. No entanto, neste ano, apenas três jogadores estavam entre os melhores: Andrey Rublev (6.º), Casper Ruud (9.º) e Hubert Hurkacz (16.º). O que aconteceu aos outros tenistas europeus de “topo”?

A edição de 2022 ficou marcada pela retirada de Roger Federer da modalidade, e contou com as presenças de Novak Djokovic e Rafael Nadal – os três jogadores do Big Three. Tanto Djokovic como Nadal não estiveram presentes em Vancouver, mas por motivos diferentes. O tenista sérvio decidiu não participar para descansar, enquanto o tenista espanhol ficou de fora devido a uma lesão.

Outros grandes nomes da Europa como Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev, Stefanos Tsitsipas e Alexander Zverev também foram ausencias da equipa liderada por Bjorn Born.

BEN SHELTON E FRANCES TIAFOE: OS DOIS HERÓIS DA EQUIPA DO MUNDO

A equipa do Mundo dominou desde o início até ao final dos três dias em Vancouver. Dos nove jogos oficiais disputados, a equipa da Europa apenas venceu um jogo: vitória de Casper Ruud contra Tommy Paul por dois sets a zero.

Os dois tenistas mais importantes para a equipa do Mundo foram os norte-americanos Ben Shelton e Frances Tiafoe, que venceram um jogo singular e duas partidas de pares, respetivamente.

Ben Shelton, que fez a sua estreia na prova, mostra aos adeptos da modalidades que está pronto para os grandes palcos, enquanto Frances Tiafoe comprova que a meia-final na última edição do US Open não foi um mero acaso.

ESTREIA MENOS POSITIVA DE GAEL MONFILS

A derrota avassaladora por 13-2 deixou marcas na equipa da Europa. O elenco liderado por Bjorn Born contou com Gael Monfils, um jogador que, apesar de fazer a sua estreia na prova, estava muito longe do seu auge. Na primeira partida do experiente tenista francês na competição, Monfils discutiu com Félix Auger-Aliassime, da equipa do Mundo.

O tenista canadiano acusa Monfils de não ter levado a partida e a competição a sério, e ainda questionou a presença do tenista francês devido ao seu comportamento: “O que é que as pessoas que o convidaram lhe disseram isto era?”, perguntou Auger-Aliassime durante o primeiro set da partida entre os dois tenistas.

Após a partida, Monfils, na rede social X, outrora conhecido como Twitter, afirma que sentiu-se “honrado” por ter sido convidado para a prova, pela primeira vez, aos 37 anos e garante que quer aproveitar cada momento enquanto ainda está na modalidade.

ROGER FEDERER E O SEU DESEJO PARA 2024

Depois da derrota pelo segundo ano consecutivo para a equipa da Europa, Roger Federer, um dos donos da Laver Cup, confessou, após a conclusão do torneio em Vancouver, que o seu desejo para a próxima edição da prova é a presença de Novak Djokovic e Carlos Alcaraz em Berlim, entre 20 e 22 de setembro de 2024.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Regressos, estreias, ausências de peso e muitos míudos: todas as notas sobre o treino do FC Porto

O FC Porto continua a preparar o embate com o CD Nacional. Muitas notas de relevo nos treinos azuis e brancos às ordens de Francesco Farioli.

Tondela vai receber 2 milhões de euros com transferência de jogador para a Rússia

Miro está a caminho do Dínamo Makhachkala. Avançado angolano vai deixar o Tondela e rumar à Liga Russa, encontrando-se já a caminho do país.

Eis todos os detalhes e valores da transferência de Luís Maximiano para a Arábia Saudita

Luís Maximiano está a caminho da Arábia Saudita. Guarda-redes português vai trocar o Almería pelo Neom, conjunto recém-promovido.

Era rival de Abel Ferreira e é admirador: «Devia ser uma espécie de Deus no Palmeiras»

Luis Zubeldía, antigo treinador do São Paulo, deixou muitos elogios a Abel Ferreira. Dois treinadores defrontaram-se várias vezes no Brasil no dérbi paulista.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Hilal avança com proposta por avançado na lista do Sporting para substituir Marcos Leonardo

Marcos Leonardo vai deixar o Al Hilal e abrir uma vaga para outro jovem estrangeiro. Lucas Stassin é alvo do conjunto saudita e já há conversas em andamento.

Raphinha confronta Carlo Ancelotti por ser utilizado no Bolívia x Brasil e critica arbitragem: «Inventou um penálti»

Raphinha deixou críticas ao encontro entre a Bolívia e o Brasil. Extremo não gostou de ser utilizado e falou com Carlo Ancelotti, selecionador do Brasil.

Presidente da CBF após derrota do Brasil contra a Bolívia: «Jogámos contra a arbitragem, contra a polícia e contra os apanha-bolas»

Samir Xaud, presidente da CBF, deixou críticas ao encontro entre a Bolívia e o Brasil. O dirigente atacou a arbitragem e polícia,bem como os apanha-bolas.