Quem deverá vencer a Bola de Ouro?

A Bola de Ouro, é o famoso prémio atribuído pela revista francesa France Football, desde 1956, àquele que é considerado como o melhor futebolista de cada época a nível mundial. Os critérios para a premiação do vencedor têm em conta o desempenho individual e o caráter decisivo dos concorrentes, o desempenho coletivo e os ganhos acumulados na temporada, e até, a classe do jogador e o seu senso de Fair Play.

Posto isto, e face ao envolvimento atual já conhecido, quem deverá ganhar a Bola de Ouro?

O anúncio será feito já esta segunda-feira, em Paris, e, como é sabido, a luta passa principalmente por Erling Haaland e Lionel Messi. Entre estes dois indivíduos, quem seria o justo vencedor? Analisemos então os seguintes factos:

Messi, que já ganhou sete vezes o prémio, aparece como um forte candidato principalmente pela conquista do Mundial ao serviço da Argentina, em Dezembro de 2022. Em termos individuais, o astro argentino chegou aos 38 golos e 25 assistências em todas as competições, somando assim um total de 63 participações diretas em golos em 54 jogos. A nível coletivo, Messi conquistou o Mundial de Futebol, o Campeonato Francês e também a Supertaça Francesa.

No entanto, há que perceber bem a verdadeira importância do argentino em cada uma destas competições.

No campeonato francês, prova conquistada pelo PSG, aquele que foi eleito como o melhor marcador e jogador, foi o seu colega de equipa Kylian Mbappé. Já no mundial, o gaulês aparece novamente à frente do argentino a nível individual e exibicional, tendo sido eleito como Bota de Ouro do mundial, com um hat-trick na final, mesmo não tendo conquistado a competição.

Já o outro principal candidato, Erling Haaland, acabou a época de 21/22 como campeão da Liga dos Campeões, da Liga Inglesa e da Taça da Liga Inglesa. Para além disso, o norueguês acabou também a temporada como melhor marcador e jogador da Liga Inglesa, melhor marcador da Liga dos Campões, e, melhor marcador da Europa em todas as competições, tendo batido 26 recordes em todo este processo. Em 57 jogos na temporada, Haaland somou 56 golos e 10 assistências, que resultam em 66 participações diretas em golos. Tudo isto, na primeira temporada ao serviço do Manchester City, na sua primeira experiência na melhor liga do mundo.

Tendo em conta estes factos, percebe-se que a escolha natural seria Erling Haaland, contudo, o fator Mundial parece pesar muito na decisão.

Por essa mesma razão recuemos então 13 anos.

Em pleno 2010, os três candidatos à conquista da Bola de Ouro recaíam em Messi, Xavi e Iniesta. Sendo os três atletas do mesmo clube, o FC Barcelona na altura, os três conquistaram os mesmos títulos, mas, os dois médios espanhóis adicionaram ao seu palmarés o mundial conquistado pela Espanha nesse ano. Apesar disso, Messi conquistou a sua segunda Bola de Ouro por ter sido melhor em todo esse ano, com 57 golos e assistências, ou seja, nessa circunstância o fator Mundial não pesou da mesma forma, pois Lionel havia conquistado o mesmo que os seus colegas de equipa à exceção do Mundial.

Agora, em pleno 2023, as notícias vão correndo e vão dando novamente Messi como o provável vencedor, deixando assim uma época inteira de mérito e glória de Haaland, tanto individual como coletiva, sem premiação por conta do novo peso da campanha Argentina no Mundial de 2022.

Para honrar e justificar os verdadeiros valores e critérios do desporto rei, o justo vencedor deveria cair sobre o nome de Erling Haaland, mas, face à conjuntura e envolvimento que se conhece neste momento, Messi deverá mesmo conquistar a sua oitava Bola de Ouro.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

PUB

Mais Artigos Populares

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

Rodrygo fala sobre ser suplente no Real Madrid: «Temos de respeitar as decisões do treinador»

Rodrygo abordou o facto de ter começado alguns jogos no banco esta temporada. O avançado brasileiro garantiu que independentemente do tempo em campo, dará sempre o máximo pelo clube.

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.