📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O vento da eficácia soprou diferente em Guimarães | Vitória SC 1-2 FC Porto

- Advertisement -

Tanto se falou das deficiências da finalização portista que eis que foi precisamente a eficácia a valer ao FC Porto na deslocação a um dos mais míticos redutos do campeonato português. Bem, a eficácia e Diogo Costa, que fez uma das exibições mais valiosas desde que assumiu a baliza portista. Num jogo claramente mais pertença do Vitória SC – sobretudo a primeira parte -, os dragões souberam sofrer (e souberam não sofrer, mas, de novo, muito, mas muito graças a Diogo Costa).

E souberam marcar, algo que não tem sido assim tão natural para as azuis-e-brancos. E conseguiram-no com um lado e um jogador em destaque: ambos os golos surgiram do lado direito e do pé de Francisco Conceição. De resto, já na receção ao Royal Antwerp havia sido o lado direito o corredor de nascença dos lances de golo.

Em casa vitoriana, voltou a sê-lo, desta feita com Conceição a somar um golo e uma assistência. Os momentos do golo foram, de resto, os momentos de perigo da turma de Sérgio Conceição em toda a partida, mas foram suficientes para vencer. E, diga-se, a vitória e a melhoria na finalização foram das poucas boas notícias para o técnico portista.

Até porque, taticamente, o reforço do meio-campo, preterindo de Taremi, foi incapaz de suster o fluxo de jogo do Vitória SC, que, se necessário, não hesitava em sair com pontapé mais longo, sobretudo nos pontapés de baliza de Bruno Varela, ganhando muitas vezes a segunda bola e empurrando o FC Porto.

Quando circulava bola mais atrás, tinha quase sempre capacidade para descobrir movimentos nas costas da defesa azul-e-branca, que obrigaram Pepe e David Carmo a vários sprints de recuperação e a estarem muito atentos aos homens da frente dos vimaranenses. Faltou eficácia, desta vez, aos pupilos de Álvaro Pacheco. É, no entanto, nestas partidas que o estofo de equipa grande vem ao de cima e os dragões souberam ter estofo para aguentarem e até sairem por cima de uma partida que deu muito mais Vitória SC do que FC Porto.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

BnR: O mister Álvaro falava na evolução da equipa de um jogo para o outro. A pausa para seleções pode ter algum impacto nessa evolução?

Álvaro Pacheco: Não é de um jogo para o outro que nós vamos melhorar, esqueçam isso. Nós trabalhamos diariamente naquilo que é o crescimento, que não é no jogo, é no treino. O jogo vai ser uma consequência daquilo que vamos fazendo. É claro que gostávamos de ter o jogo para perceber se aquilo que estamos a trabalhar está a resultar, mas vou aproveitar a paragem para trabalhar algumas nuances.

Outras declarações:

“Faltou a eficácia”.

“Mandámos durante os 90 minutos”.

“Quem teve mais capacidade para criar oportunidades foi o Vitória SC”.

“Perdeu a melhor equipa”.

“É esta mentalidade de campeões que temos de ter todos os dias”.

“O Vitória SC fez um grande jogo”.

“Queríamos aproveitar a mística que se gera nestas bancadas e que passa para o campo”.

“Também crescemos em relação ao último jogo”.

Declarações de Sérgio Conceição:

“Foi um triunfo difícil, frente a uma boa equipa, num ambiente que sabíamos que não ia ser fácil”.

“Entrámos bem no jogo, mas tivemos que retificar ao intervalo”.

“Tivemos situações em que esticámos o jogo e não devíamos”.

“Tínhamos homens livres e nunca os encontrávamos”.

“Foi um jogo muito competitivo, muitas faltas”.

“Tem-nos faltado alguma eficácia, hoje também defensivamente”.

“São três pontos importantes. Ganhar na casa de um clube top-5 é uma boa vitória”.

“Às vezes em que parece que estamos a conseguir evoluir e depois há momentos… Há um mérito também dos adversários, que se organizam bem contra nós”.

“Esperava mais, esperava estar em primeiro. Temos de ir à procura da consistência, da solidez”.

“O coletivo é o mais importante”.

“Os jogadores são dedicados”.

“O Francisco é um jogador muito forte no 1×1”.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Croácia garante vaga na fase final do Mundial 2026: eis as 30 seleções já apuradas

A Croácia garantiu o lugar na fase final do Mundial 2026 ao vencer as Ilhas Faroé e assegurar o primeiro lugar do grupo L. Confere as seleções já apuradas.

Rafa Silva promete ser ‘novela’: qual o valor de mercado do português?

Rafa Silva não deve prosseguir ao serviço do Besiktas. O jogador mudará de ares no próximo mercado de transferências.

Frederico Varandas com discurso arrasador contra André Villas-Boas: «Não é lufada de ar fresco, é bafio, hipocrisia do pior»

Frederico Varandas deixou um ataque feroz a André Villas-Boas, criticando as suas atitudes nos últimos meses como presidente do FC Porto.

Frederico Varandas assume posição do Sporting: «Está a 200% com a APAF para agravar o regulamento»

Frederico Varandas indicou que o Sporting está de acordo com um agravamento do regulamento por parte da APAF.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara anuncia renovação de Djé Tavares até 2030

O Santa Clara anunciou a renovação de contrato com Djé Tavares até 2030. O médio cabo-verdiano soma sete jogos pelo conjunto dos Açores na temporada.

Frederico Varandas recorda Taça de Portugal e passa ao ataque: «Os presidentes de Benfica e FC Porto são patetas?»

Frederico Varandas reagiu ao ambiente tenso que se tem vivido no futebol português, assumindo que o Sporting tem dignidade a perder.

Frederico Varandas defende Rui Borges e atira: «O seu problema é não fazer show comunicacional»

Frederico Varandas defendeu o trabalho de Rui Borges no Sporting durante a gala Rugidos de Leão, em Leiria.