A Reportagem BnR sobre a viagem a Londres para o Arsenal x FC Porto

    FC Porto Cabeçalho

    O Bola na Rede esteve em Londres para cobrir o Arsenal x FC Porto nos oitavos de final da Champions League. Eis a reportagem da viagem.

    Acordar às 4h30 da manhã é mais fácil quando se vai a Londres para o Arsenal x FC Porto. Mala no sítio, cabeça arrumada e com o símbolo do Bola na Rede ao peito. Lá íamos. O Cristiano Ronaldo costuma dizer que não segue os recordes, os recordes é que o seguem. No meu caso, é a síndrome do «claro que isto tinha de acontecer» que me segue de quando em vez. Começo por chegar ao terminal errado no aeroporto de Lisboa. Confusão inicial e resolvido. Parte-me a pega principal da mala, que levava ao ombro esquerdo. É o que é. Ao fim de duas voltas e meia ao relógio, estou em Londres.

    Nem tudo é preto ou branco. Londres é cinzento e óbvio que ia estar a chover, mas pelo menos tinha o salvador guarda-chuvas. Parecia estar num filme. As cabines telefónicas inglesas, os típicos autocarros vermelhos e volumosos, os táxis antigos, os pubs clássicos e o Big Ben a bater as 12 badaladas. E os protagonistas? Aos poucos, juntavam-se mais adeptos do FC Porto, com os seus chapéus característicos, voz bem audível e uma energia incansável. Em dia de jogo com o Arsenal, sentia-se a esperança e a união. Não olhavam ao adversário, olhavam a eles mesmos e deixavam o desfecho para os jogadores e os deuses do futebol. Estavam prontos para um filme dentro de um filme. Vibes de Christopher Nolan.

    Depois de uma breve visita pela cidade de Londres (que, comparando à “bola”, me recordava em simultâneo um conservadorismo e autenticidade de Sérgio Conceição), uma reportagem à casa do FC Porto, uma entrevista e uma mudança de trajeto devido ao encerramento (para variar) da paragem principal de metro que me obrigou a caminhar uns 20 minutos extra, tinha à minha frente o Emirates Stadium. O campo de batalha entre o Arsenal e o FC Porto em noite de Liga dos Campeões. Passo pelos gritos de cachecóis à venda em pequenas bancas, um modesto lago vermelho e branco e estava à porta dos Media. Seguia-se uma organização estreita: nome e órgão, mala revistada, dois cães a cheirar com um polícia a agarrar e novamente nome e órgão. De seguida, um colaborador da staff do Arsenal cumprimentou-me e levou-me por um corredor até à sala principal.

    Aí estava. Uma sala em que dominava as cores vermelhas e brancas (faz sentido) compartilhada em várias pequenas divisões: um espaço de convívio, um de trabalho e outro de comida. As paredes preenchidas por capas de jornais icónicas do Arsenal e o cheiro? Puro jornalismo. Talvez seja dos jornais. «Estás com fome?», perguntaram-me. Claro que estava. Apontaram para trás de mim. Carne, peixe, batatas, salada, pão, sumo, água e sobremesa, acompanhado de uma bela dose de simpatia e educação. Era hora de rumar à tribuna. Subi umas escadas, mirei à volta e os olhos regalaram ao ver o Estádio Emirates tão perto do relvado. Era um sonho.

    A zona dos jornalistas situava-se no meio dos adeptos ingleses. Escusado será dizer que se sentia tudo o que havia para sentir. Com um ecrã para ver o jogo em cada mesa e várias televisões perto, estava preparado para o ponto alto do dia: o Arsenal x FC Porto. Deu para ver o ambiente inicial, o levantar dos adeptos em rompante sempre que a bola chegava a Martin Odegaard ou Bukayo Saka, o Pepe a bater de costas no ferro, a assistência brutal de Odegaard, o sacrifício dos jogadores azuis e brancos, o empurrão de Kai Havertz a Sérgio Conceição, as oportunidades, o golo anulado e por fim, as grandes penalidades. A tensão e um final dramático em que o dragão seria derrotado.

    Terminado o trabalho, era hora de conferência de imprensa, porém infelizmente não foi possível fazer pergunta tanto a Mikel Arteta como Sérgio Conceição, que lançou a bomba dos confrontos. Silêncio total. A noite terminou na zona mista, onde se viu vários jogadores do FC Porto. Um Pepe concentrado, Alan Varela a coxear em esforço, Galeno a chorar, etc. Martin Odegaard, de sorriso bem grande, apareceu também para uma breve entrevista.

    Já passava da meia-noite e tinha de regressar ao quarto. Caminhei por ruas negras, adeptos radiantes e carros a buzinar. 14 anos depois, o Arsenal estava de volta aos quartos de final da Liga dos Campeões. Era noite de festa. Contei as poucas libras que tinha no bolso direito e entrei no autocarro. Na cama, fechei e abri os olhos, intervalado por cerca de oito horas e meia.  

    De manhã voltei a ter sintomas da tal síndrome e o rato do computador deixou de funcionar. Comprei um novo. Depois fiquei sem bateria no computador e as fichas eram diferentes em Inglaterra. Nova busca. Trabalhei em algumas coisas, rumei para uma visita final ao Stamford Bridge e terminei no aeroporto. Era o regresso a casa. Casa física, porque, enquanto ia adormecendo no avião, recordava os vários momentos da viagem, sobretudo o tempo no Estádio Emirates, e também me sentia em casa. Não precisamente pelo estádio em si, mas pela experiência.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Diogo Lagos Reis
    Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
    Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Frederico Varandas deixa mensagem aos adeptos do Sporting: «Aconteça o que acontecer, não consigo ter maior admiração pelo grupo»

    Frederico Varandas falou aos jornalistas após o Rio Ave x Sporting. Presidente dos leões tocou na atualidade desportiva.

    Petit: «Parabéns ao Sporting, foi um justo vencedor, nós fomos uns dignos vencidos»

    Petit analisou o Rio Ave x Sporting das meias finais da Taça de Portugal. Leões seguem em frente e estão no Jamor.

    Rui Borges após confirmar final da Taça de Portugal: «É incrível este grupo»

    Rui Borges analisou o Rio Ave x Sporting das meias finais da Taça de Portugal. Leões seguem em frente e estão no Jamor.

    João Tomé: «O Sporting é uma equipa que está muito bem e preparou o jogo com respeito a nós»

    João Tomé analisou o Rio Ave x Sporting das meias finais da Taça de Portugal. Leões seguem em frente e estão no Jamor.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    O golo de honra de André Luiz no Rio Ave x Sporting da Taça de Portugal

    André Luiz foi o autor do único golo do Rio Ave na eliminatória diante do Sporting. Encontro das meias finais da Taça de Portugal.

    Sporting volta a vencer Rio Ave e está na final da Taça de Portugal

    O Sporting está na final da Taça de Portugal. Depois da vitória em Alvalade, vitória em Paços de Ferreira sobre o Rio Ave.

    Barcelona vence Mallorca pela margem mínima e cimenta liderança da La Liga

    O Barcelona derrotou o Mallorca por 1-0 na 33ª jornada da La Liga. Culés mantém a liderança isolada da competição.

    Saída noturna no FC Porto com mais 3 envolvidos resulta em 2 novos processos disciplinares e mais uma multa

    Continuam a surgir novos contornos relativos à saída noturna pela festa de Otávio Ataíde. Samu Aghehowa, Danny Namaso e Neuhén Pérez envolvidos.

    A ascensão dos Houston Rockets | NBA

    Os Houston Rockets passaram do 11º lugar na conferência...

    Viktor Gyokeres marca e dilata a vantagem do Sporting no jogo e nas meias finais da Taça de Portugal

    Mais um golo do Sporting, mais um de Viktor Gyokeres na temporada. Leões a vencer o Rio Ave por 2-0 (4-0 na eliminatória).

    Matheus Nunes marca nos descontos e dá vitória iniciada por Bernardo Silva ao Manchester City na receção ao Aston Villa

    O Manchester City empatou na receção ao Aston Villa na abertura da 34ª jornada da Premier League. Dois clubes procuram top-5.

    PSG com golo de Vitinha empata em casa do Nantes e continua percurso invencível na Ligue 1

    O PSG continua o percurso incólume na Ligue 1. Na 29ª jornada da Ligue 1, empate a um golo em casa do Nantes.

    Iker Muniain e Arábia Saudita: «Se tiver de ir para qualquer um destes clubes será a chatice da minha vida»

    Iker Muniain recusou a possibilidade de rumar à Arábia Saudita. Médio espanhol representa o San Lorenzo da Argentina.

    Manchester United de Ruben Amorim mais perto de fechar contratação de reforço sonante

    O Manchester United está cada vez mais próximo de fechar a contratação de Matheus Cunha. Avançado representa o Wolverhampton.