Olheiro BnR | Georgiy Sudakov

Georgiy Sudakov | Da fuga à guerra aos grandes palcos europeus

Em contraste à brutalidade da guerra que assombra a Ucrânia, surge um raio de esperança chamado futebol. Apesar da devastação e do sofrimento, a paixão pelo desporto mantém viva a chama da união e do orgulho nacional.

A seleção ucraniana acaba de garantir a presença na fase final do campeonato da Europa, a disputar no próximo verão na Alemanha. O selecionador, Serhiy Rebrov, tem à sua disposição um grupo relativamente jovem e recheado de talento, sendo permitido sonhar com uma passagem à fase a eliminar da competição.

Georgiy Sudakov emerge como uma figura central na dinâmica ofensiva da seleção ucraniana. O jogador do Shakhtar Donetsk é um grande desequilibrador em espaços curtos e no último terço. Da mesma forma que Trubin e Mudryk, o jovem médio irá em breve transferir-se para um tubarão europeu.   

Como joga Georgiy Sudakov

Segundo Fernando Valente, antigo responsável pelo setor de formação do Shakhtar Donetsk, Sudakov destaca-se como o maior talento que já treinou. O português refere ainda que o jovem prodígio tem um potencial enorme para jogar em clubes como o Barcelona ou Manchester City. Os elogios do treinador luso, realmente não são exagerados, já que o médio criativo é dotado de uma qualidade estratosférica ao nível do drible e passe.

Sudakov exerce uma função semelhante à de Kevin De Bruyne, atuando como um meio-campista com ênfase na criação de oportunidades para a sua equipa. Atua como um número 10 puro com dois médios atrás que lhe retiram responsabilidades no momento defensivo. O ucraniano apresenta uma sublime qualidade de passe, consegue jogar sob pressão e é extremamente inteligente na forma como se posiciona no campo. É extremamente calmo e elegante quando possui a bola, conseguindo escapar à pressão adversária de forma relativamente fácil. É um jogador muitíssimo evoluído, no que toca ao drible, controlo de bola e receção orientada. Com tantos recursos técnicos, não é de estranhar que consiga jogar sob pressão e que decida quase sempre bem.

Na maioria das vezes usa o seu pé direito, contudo não se nota grande diferença na utilização do seu pé não preferencial. Este fator torna-o imensamente imprevisível e como consequência, mais difícil de ser travado. Adicionalmente, apresenta uma qualidade ímpar ao nível da finalização. Dentro da área é letal, pois evidencia uma enorme compostura no momento de atirar à baliza. De fora da área é igualmente uma ameaça para os seus adversários, possuindo uma bela meia distância. Além disso, a sua capacidade de cruzamento é impressionante, ficando encarregue das bolas paradas devido à sua precisão e visão de jogo.

A meu ver, a nível defensivo é onde mais precisa de se desenvolver. A intensidade nos duelos é um aspeto do jogo que deve melhorar. O Shakhtar valoriza muito a bola e a nível interno a equipa passa a maioria do tempo em momento ofensivo. Contudo, quando der o salto para uma liga mais competitiva irá precisar de aperfeiçoar determinadas competências, como a referida, para que se torne mais capaz no processo defensivo.

Substituto de Wirtz em Leverkusen?

Atualmente, Florian Wirtz é dos jogadores em melhor forma no panorama europeu e não faltam interessados no craque do Bayer Leverkusen e da Mannschaft. Uma eventual saída do germânico no verão não é descabida, sendo que Sudakov encaixaria como uma luva no esquema de Xabi Alonso. Possui características similares às de Wirtz, associando-se com facilidade e tomando decisões criativas. Sob o comando do técnico espanhol que já confirmou a sua continuação para a temporada seguinte, o ucraniano iria certamente elevar o seu jogo a um patamar de excelência.

Independentemente do seu próximo destino, o futuro de Sudakov irá inevitavelmente estar ligado ao sucesso. O diamante do Shakhtar apresenta características superlativas que fazem dele um jogador extremamente desconcertante em termos ofensivos.

Esta nova geração do país do Leste é promissora com Sudakov a assumir um papel chave para a glória ucraniana.

Subscreve!

Artigos Populares

Os 5 melhores jogadores da Primeira Liga 2025/26

A Primeira Liga 2025/26 arrancou no último fim de semana, e o desequilíbrio entre equipas voltou a ficar evidente.

RB Leipzig esquece Fábio Silva e fecha antigo alvo do Sporting para o ataque

O RB Leipzig garantiu a contratação de Rômulo Cardoso. O avançado brasileiro vai render um total de 25 milhões de euros ao Goztepe.

Eis o ranking da UEFA após a vitória do Benfica frente ao Nice na Champions League

Portugal continua no sétimo lugar do ranking da UEFA. No total, após o triunfo do Benfica, já foram somados 2500 pontos.

Kerem Akturkoglu não pode defrontar Benfica no playoff caso seja transferido para o Fenerbahçe

Kerem Akturkoglu não vai poder ser utilizado pelo Fenerbahçe frente ao Benfica, caso seja transferido para o clube turco, a tempo dos jogos dos playoffs.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «O que sinto e vejo é que há uma vontade dos jogadores em continuarem a jogar o...

Bruno Lage marcou presença na sala de imprensa depois da vitoria do Benfica contra o Nice por duas bolas a zero.

Fredrik Aursnes: «Talvez joguei o meu melhor futebol no Benfica no lado»

Fredrik Aursnes já reagiu ao encontro entre o Benfica e o Nice, relativo à terceira pré-eliminatória da Champions League.

Já estão definidos todos os jogos do playoff da Champions League

Já estão concluídos os jogos da 3.ª pré-eliminatória da Champions League. Chave do playoff da prova já está definida.