Wimbledon: Djokovic vence o terceiro título

- Advertisement -

cab ténis
Novak Djokovic não poderia ter reagido melhor à derrota que voltou a sofrer em Roland Garros. Cinco semanas depois, o sérvio voltou a uma final do Grand Slam, desta vez no Centre Court em Wimbledon, levando desta vez de vencido Roger Federer em 4 sets para capturar o seu nono título do Grand Slam, terceiro em Wimbledon, segundo da temporada. Ainda não foi este ano que Djokovic conseguiu completar o Grand Slam de carreira, mas ainda assim é nítido que o sérvio se mantém claramente como o melhor tenista da actualidade.

Os momentos-chave da final contra Federer vieram ambos, a meu ver, no primeiro set. Após ter quebrado o serviço de Djokovic a 0 para chegar ao 4*-2, Federer fez um jogo de serviço muito fraco para perder a sua vantagem, culminado com um vólei aparentemente fácil estatelado contra a rede. Alguns minutos mais tarde, Federer teve dois set points a 6-5, mas Djokovic eliminou-os com grandes serviços e ganhou de seguida o set no tie-break. O primeiro set era absolutamente vital para Federer, que com quase 34 anos não é capaz de se aguentar em longas maratonas contra jogadores como Djokovic, e a maneira como o perdeu quase que sentenciou o seu destino.

Federer ainda lutou bastante e venceu o segundo set num tie-break épico, mas o seu nível de jogo foi-se deteriorando e Djokovic venceu o terceiro e quarto sets com relativa facilidade. Após uma duríssima batalha a 5 sets (que se prolongou por dois dias) contra Kevin Anderson na quarta ronda, em que Djokovic esteve 0-2 abaixo em sets e à beira da eliminação no quinto set, o #1 mundial só perdeu um set rumo à defesa do seu título, vincando assim o seu estatuto como melhor jogador do mundo na actualidade e um dos melhores de todos os tempos com 9 títulos do Grand Slam.

Federer deu luta, mas o seu nível de jogo já não é o mesmo Fonte: Facebook oficial do Torneio de Wimbledon
Federer deu luta, mas o seu nível de jogo já não é o mesmo
Fonte: Facebook oficial do Torneio de Wimbledon

Quanto a Federer, perdeu pelo segundo ano consecutivo a oportunidade de conquistar o seu 18º Grand Slam e oitavo Wimbledon, mas mostrou novamente neste torneio que ainda tem muito para dar ao ténis. A um mês de fazer 34 anos, Federer é #2 do mundo, ganhou 4 títulos este ano em 7 finais e esteve relativamente perto de ganhar Wimbledon. Estou em crer que veremos novamente Federer nas fases adiantadas e a lutar pelo título em Nova Iorque em Setembro.

Mas hoje é o dia de Novak Djokovic, o campeão de Wimbledon 2015 e o #1 do mundo.

Outros destaques:

– Federer tornou-se o primeiro jogador na Era Open a atingir 10 finais no mesmo torneio do Grand Slam, quebrando o empate com Nadal (9 finals em Roland Garros);

– Nadal foi derrotado antes dos quartos de final em Wimbledon pelo quarto ano consecutivo; o seu ano difícil continua;

-Gasquet atingiu as meias-finais dum Grand Slam pela terceira vez na sua carreira, mas tal como das outras duas vezes não conseguiu sequer ganhar um set;

-A menos que haja um campeão inesperado em Nova Iorque como o ano passado, a qualificação para o World Tour Finals em Londres parece bastante claro, o #9 Gasquet está a mais de 1000 pontos do top 8. Salvo uma grande surpresa ou lesões, os oito finalistas em Londres em Novembro serão Djokovic, Murray, Federer, Wawrinka, Berdych, Nishikori, Ferrer e Nadal (não necessariamente por esta ordem).

Foto de capa: Facebook oficial do Torneio de Wimbledon

Manuel Traquete
Manuel Traquetehttp://www.bolanarede.pt
O Manuel é um apaixonado pelo desporto, mas especialmente futebol e ténis. Desde criança que segue ambas as modalidades de forma religiosa.                                                                                                                                                 O Manuel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas e a renovação de Francesco Farioli: «Desde o primeiro dia, compreendeu que o FC Porto não vive de atalhos nem de facilidades»

O presidente do FC Porto deixou fortes elogios a Francesco Farioli, numa reflexão sobre a recente renovação de contrato.

Arábia Saudita em choque: Karim Benzema perto de deixar o Al Ittihad de Sérgio Conceição e de se mudar para o maior rival

Karim Benzema levou a sua avante e está de saída do Al Ittihad de Sérgio Conceição. Avançado a caminho do Al Hilal.

André Villas-Boas faz balanço à temporada: «Nada está ganho. Continuaremos a disputar tudo, contra tudo e contra todos»

Num artigo de opinião publicado na revista Dragões, André Villas-Boas analisou a primeira metade da temporada 2025/26 do FC Porto.

Real Madrid vence com golo nos descontos depois da maldição de Trubin e regressa às vitórias

O Real Madrid teve de sofrer muito para bater o Rayo Vallecano. Vitória surgiu com um penálti no período de compensação.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto em negociações com clubes da MLS para vender jogador

O FC Porto e clubes da MLS estão em conversas por Stephen Eustáquio. Médio pode perder espaço com a chegada de Seko Fofana.

Já é conhecido o valor da venda de Clayton Silva ao Olympiacos e é muito inferior ao exigido pelo Rio Ave nos últimos meses

O Rio Ave volta a permitir a saída de um destaque para o Olympiacos a baixo preço. Clayton Silva a caminho da Grécia.

FC Porto rejeitou proposta do Atlético Madrid por titular e recusa vendas importantes em janeiro

O Atlético Madrid tentou contratar Gabri Veiga nas últimas horas. O FC Porto rejeitou vender o jogador devido à sua importância.