José Mourinho no Fenerbahçe | Análise de um jornalista turco: «Um nome demasiado forte para o futebol da Turquia»

- Advertisement -

José Mourinho está em vias de ser oficializado como treinador do Fenerbahçe. O Bola na Rede entrou em contacto com Çagrı Davran, editor do diário turco Fanatik.

José Mourinho vai ser treinador do Fenerbahçe e o Bola na Rede quis saber mais sobre o tema. O nosso site entrou em contacto com o diário Fanatik e falou com o editor, Çagrı Davran, sobre a forma como a notícia está a ser vivida na Turquia. E o impacto, para já, tem sido muito forte:

  • «José Mourinho é um grande nome, é um dos maiores da história. Talvez seja um nome demasiado forte para o futebol da Turquia. Para mim, ele será o maior treinador, o mais mediático da história a entrar no nosso campeonato. O maior da história do futebol turco é Fatih Terim, mas, atualmente, ele vai acabar por ser o número 1. Os olhos vão estar centrados no futebol da Turquia e ele vai ter um grande impacto aqui. Toda a gente na imprensa na Turquia fala nisso e toda a gente está entusiasmada com o nome de José Mourinho. Nem é só na Turquia, mas se olharem para a Europa e para Inglaterra, muitos órgãos de comunicação falam nisto com destaque. Isto porque José Mourinho é um dos melhores treinadores da história».

No Fenerbahçe, José Mourinho vai encontrar adeptos muito exigentes e um clube que procura voltar a vencer o campeonato. O emblema turco não conquista a prova desde 2014, há dez anos, e nem o facto de ter terminado com 99 pontos na última edição da prova segurou o anterior treinador, Ismail Kartal. Quando confrontámos o jornalista do Fanatik sobre o porquê de o atual técnico não continuar, tivemos esta resposta:

  • «Por que motivo não chega? Porque o Galatasaray teve 102 pontos e são campeões outra vez. Quando terminas a época em segundo, já sabes que ninguém quer saber dos pontos, ninguém se vai lembrar de ti. Vão-se lembrar do número 1. É por essa razão. O Ismail Kartal [antigo treinador] fez um grande trabalho, mas não conseguiu o título para o Fenerbahçe. Por isso, ninguém quer saber dos 99 pontos. Talvez eles sintam também que ele não chega. E, claro, as eleições têm impacto. Um nome como José Mourinho tem impacto para qualquer candidato. Para mim, é isto: se não ganhou, não correspondeu».

José Mourinho venceu um campeonato pela última vez na época de 2014/15, ao serviço do Chelsea, e sabe que no Fenerbahçe terá a pressão de voltar a lutar pelo título. E para o fazer vai contar com uma equipa com jogadores de qualidade e onde se destacam os nomes dos experientes Edin Dzeko, Dusan Tadic, Fred e Dominik Livakovic:

  • «Nem todas as pessoas têm um grande conhecimento sobre a Liga da Turquia, mas vai ser um campeonato muito competitivo. Tem coisas boas e más, ele vai ter um trabalho stressante aqui porque há muitos bons jogadores e treinadores. Há muitos treinadores estrangeiros que chegam à Turquia e não têm sucesso. Não é um campeonato fácil. Dez anos é muito tempo para um clube como o Fenerbahçe. Toda a gente quer que ele ganhe e que seja feliz. O Fenerbahçe é o maior clube da Turquia, juntamente com o Galatasaray. Temos também o Besiktas, mas se olharmos para a qualidade das equipas, estão agora acima deles também. Basta olhar para a tabela classificativa. Há grandes jogadores como Edin Dzeko, Dusan Tadic e Fred. Para mim, são três jogadores muito importantes. Depois há jogadores turcos importantes como Ismail Yuksek, Irfan Kahveci ou Ferdi Kadioglu, são muito bons também. Eles têm também o guarda-redes internacional pela Croácia, Dominik Livakovic. Têm bons jogadores».

Do outro lado, há um super-Galatasaray que venceu os últimos dois campeonatos da Turquia e tem um plantel recheado de estrelas como Muslera, Mauro Icardi, Zaha ou Dries Mertens e que terá uma motivação adicional por saber que pode ganhar um campeonato contra o Fenerbahçe do mediático José Mourinho:

  • «Competir com Galatasaray? O Galatasaray tem mais chance. Têm o mesmo treinador, têm bons jogadores como Icardi, Mertens e um guarda-redes de qualidade como Muslera. São campeões, estão super-motivados e não vai ser fácil competir com o Galatasaray. E a chegada do Mourinho também pode motivar o Galatasaray. Vai aumentar-lhes a confiança para tentar afastar o sonho do Fenerbahçe e ganhar novamente».

Portanto, para José Mourinho ter sucesso no Fenerbahçe só haverá uma fórmula: vencer o campeonato após mais de uma década:

«Se tens o José Mourinho, queres ser campeão. Se ele vier, toda a gente quer que ele seja campeão com o Fenerbahçe. Ele terá o objetivo de vencer o campeonato e todas as Taças. O grande problema é que o Fenerbahçe não ganha o campeonato. Não ganhar o campeonato é um problema. É um clube apaixonante e toda a gente gosta deles. Mas os fãs podem ser complicados e ficam cada vez mais stressados. Podemos dizer que é um clube frágil, neste momento, por isso. O estádio está quase sempre cheio, os fãs são doidos pelo clube e há um grande ambiente. Mas não têm conseguido subir o nível, que é vencer o campeonato. Se conseguirem isso, tudo pode mudar».

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Santos deixa mensagem após o regresso aos relvados pelo Sporting: «Muito feliz por voltar a fazer o que mais amo»

Nuno Santos deixou uma mensagem nas redes sociais. O avançado do Sporting voltou aos relvados no encontro da Taça de Portugal, frente ao AVS SAD.

Sérgio Conceição analisa derrota do Al Ittihad frente ao Al Nassr e ataca arbitragem: «São duas más decisões»

Sérgio Conceição analisou a derrota do Al Ittihad frente ao Al Nassr, na Liga da Arábia Saudita. O técnico apontou o dedo à arbitragem.

António Conceição destaca 4 jogadores do Braga e admite falha no estilo de jogo de Carlos Vicens: «Falta mais pragmatismo»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador elogiou jogadores do Braga e falou de Carlos Vicens.

António Conceição destaca crescimento do Braga: «O FC Porto não tem a academia que o Braga tem neste momento

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador frisou o crescimento do Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

António Conceição assistiu ao começo do fenómeno Pep Guardiola ao vivo: «Via-se que estava ali um grande treinador de conhecimento tático, de treino e...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Treinador falou num estágio no Barcelona de Pep Guardiola.

António Conceição sem saudades da Arábia Saudita: «Jogadores ricos que já tinham bastante dinheiro e levavam aquilo como um hobby»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Técnico falou da experiência na Arábia Saudita em 2014/15.

António Conceição anseia pelo Mundial 2030: «Estou convicto que Marrocos, Portugal e Espanha vão organizar um Mundial a roçar a perfeição»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador garantiu que Marrocos organizará, com Portugal e Espanha, um bom Mundial 2030.