- Advertisement -

Portugal entrou a vencer, por 2-1, frente à Chéquia, com sofrimento à mistura, na primeira jornada do grupo F do Euro 2024.

À entrada para este duelo, o onze lançado por Roberto Martinez surpreendeu, principalmente a escolha de Nuno Mendes para defesa central esquerdo num esquema com três centrais. Tendo jogadores habituados a jogar na posição, como o Gonçalo Inácio, não se percebe a adaptação do jogador do Paris Saint Germain. No entanto, fez uma exibição consistente e tem participação direta no primeiro golo da seleção das quinas.

A primeira parte foi importante para avaliar a reação à perda da bola. Além deste fator, a seleção nacional praticou um futebol muito passivo, sem objetividade e previsível, por mérito da Chéquia, obviamente. Portugal girava com facilidade o centro do jogo- Vitinha preponderante neste requisito- mas quando era necessário o rasgo individual, não existiu.

Quando havia espaço para o desequilíbrio, não era aproveitado e a opção, maioritariamente, foi jogar de pé para pé e com inclinação para a esquerda (Nuno Mendes a construir, Leão a desequilibrar).

Automaticamente os cruzamentos foram a alternativa e a definição não foi boa. Cristiano Ronaldo sempre atrasado e desacompanhado não teve impacto. Não houve movimentos de trás para a frente para surpreender e a Chéquia esteve sempre confortável. 

Vários foram os contratempos ao longo dos 90 minutos que levantam diversas dúvidas sobre Roberto Martinez.

Na segunda parte, aos 62 minutos surge a vantagem da Chéquia, contra a corrente do jogo, e dificultou a missão de entrar a vencer na prova. Mais um momento, onde a seleção portuguesa demonstra muitas limitações no processo defensivo. Com muito pouco, Portugal sofre golos.

A precisar de um golo, logo após o autogolo de Robin Hranac, o treinador da seleção lusa demonstrou que tem uma “veia” de Roger Schmidt. Tanta qualidade no banco, mas isso acaba por ser indiferente a partir do momento em que o selecionador tem “medo” de tirar determinados jogadores devido ao estatuto. Francisco Conceição, principalmente, tinha que entrar mais cedo e João Félix, que entrelinhas é dos melhores do mundo, também podia ter sido opção.

Como notas positivas ficam as recuperações de posse em zonas subidas, o domínio completo do jogo que nunca esteve em questão, e as exibições do Vitinha, Cristiano Ronaldo e o golo de Francisco Conceição. Dificilmente, Roberto Martinez irá repetir este onze e alguns erros evidentes.

A sorte sorriu, mas as dúvidas pairam na seleção nacional.

LeBull banner

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bernardo Fontes e o Tondela x Benfica: «Temos de olhar para o que fizemos hoje e seguir»

Bernardo Fontes analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.

Vitória larga dos Boston Celtics sobre os Milwaukee Bucks com a ajuda de Neemias Queta

Este domingo, Neemias Queta apontou 14 pontos e 8 ressaltos na vitória confortável dos Boston Celtics por 107-79 frente aos Milwaukee Bucks.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Fresneda tem o cheiro de atacar a área muito bom»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x CD Nacional. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

Tiago Margarido responde ao Bola na Rede: «Os jogadores estão de parabéns pelo trabalho que fizeram»

Tiago Margarido analisou o desfecho do Sporting x CD Nacional. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica rejeitou comprar Romário e Ronaldo Fenómeno

Numa entrevista ao podcast Jogouaonde, Carlos Mozer revelou que o Benfica não quis contratar Romário nem Ronaldo Fenómeno no início das suas carreiras.

José Mourinho e o empate contra o Tondela: «O Benfica jogou para ganhar, fez tudo para ganhar, merecia ganhar»

José Mourinho analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.

António Silva reage ao empate do Benfica: «O facto de o homem do jogo ser o Bernardo [Fontes] dita muito o que foi o...

António Silva analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.