Por um lugar na grande final | Países Baixos x Inglaterra

    Euro 2024, meias-finais: quarta-feira, 10 de julho de 2024, 20h00.

    A ANTEVISÃO: DUELO POR UMA SEGUNDA PRESENÇA NA FINAL DE UM EURO

    Sem um futebol de encantos, Países Baixos e Inglaterra estão a um passo da grande decisão do Euro 2024. Com a Espanha no sofá, o último bilhete para Berlim vai ser decidido esta quarta-feira.

    Apesar do talento existir na equipa, Ronald Koeman tem sido pragmático na abordagem a esta competição. A “Laranja Mecânica” tem sido uma seleção maleável e capaz de competir com diferentes abordagens aos jogos. Basta analisar os últimos campeões – Portugal em 2016 e Itália no último Euro – para perceber que o sucesso pode surgir desta forma.

    A equipa parece ter “acertado o passo” na fase a eliminar, mas entrou nestas meias-finais sem os olhares mediáticos das outras três seleções. Na única vez que atingiu uma final de um Europeu, os Países Baixos viveram em 1988 o momento mais feliz da sua história como seleção. Ainda assim, não se esperam grandes alterações no onze que Ronald Koeman deverá apresentar.

    Pressionado entra Gareth Southgate sem extrair futebolisticamente o melhor do imenso talento que tem em mãos. A Inglaterra tem mostrado fibra e capacidade de sair de cenários complicados, mas ainda não conseguiu vencer um jogo no tempo regulamentar no “mata-mata”. 

    As maiores dúvidas para este duelo estão na defesa inglesa. Isto porque Luke Shaw está apto e pode somar os primeiros minutos na competição, enquanto Marc Guéhi substituído por Ezri Konsa frente à Suíça, está de regresso após cumprir castigo. 

    Tão perto da glória, não há tempo para fantasmas ou dúvidas. Os detalhes podem ser decisivos, com a expetativa de um duelo tático e competitivo.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Os Países Baixos vão disputar as meias-finais pela sexta vez – só por uma vez, em 1988, atingiram a final, na única vez que venceram a competição.
    2. Os Países Baixos marcaram dois ou mais golos em quatro dos cinco jogos realizados neste Europeu.
    3. Os Países Baixos somam duas vitórias consecutivas.
    4. A Inglaterra disputa as meias-finais do Campeonato da Europa pela quarta vez – e só por uma vez levou a melhor, precisamente no último torneio.
    5. Nos 23 últimos jogos realizados no Campeonato da Europa, a Inglaterra só perdeu um no tempo regulamentar.
    6. No tempo regulamentar, a Inglaterra não perde no Campeonato da Europa há 12 jogos.
    7. A Inglaterra está invicta neste Europeu: soma duas vitórias e três empates.
    8. Nos últimos nove jogos realizados entre as duas equipas, a Inglaterra só ganhou um: 0-1, num jogo de preparação disputado em 2018.
    9. O último jogo entre as duas equipas foi em 2019: em Guimarães, os Países Baixos venceram por 3-1 após prolongamento, na Liga das Nações.
    10. Para além do duelo em 1996, o outro jogo entre as duas equipas no Campeonato da Europa foi em 1988, com vitória dos Países Baixos por 3-1, com hat-trick de van Basten.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Cody Gakpo nos Países Baixos
    Fonte: UEFA Euro 2024

    Cody Gakpo – O atacante neerlandês tem sido a maior figura desta “Laranja mecânica” neste Campeonato da Europa. Já leva três golos, sendo, a par de Jamal Musiala (Alemanha), Ivan Schranz (Eslováquia) e Georges Mikautadze (Geórgia), um dos melhores marcadores do Euro 2024, uma competição na qual os grandes avançados não se têm destacado muito, pelo que o avançado do Liverpool tem sido uma das referências tanto da sua própria equipa, como da prova, em geral. Associando com os colegas e partindo da esquerda, mas fletindo quase sempre para o meio, Gakpo tem sido uma dor de cabeça para qualquer defesa e quererá certamente o ser novamente, desta vez frente a frente com Kyle Walker.

    Jude Bellingham pode ser a maior ameaça da Inglaterra frente aos Países Baixos
    Fonte: UEFA Euro 2024

    Jude Bellingham – O esplêndido médio do Real Madrid nem tem feito um Europeu por aí além, mas já leva dois golos e todos sabemos que é nos momentos decisivos que Bellingham gosta e costuma aparecer, tal como aconteceu nos oitavos de final frente à Eslováquia, quando a Inglaterra estava a 30 segundos de ser eliminada e lá apareceu o “iluminado” para fazer um golaço e levar o jogo para prolongamento. Nas entrelinhas, será sempre uma das referências do jogo inglês, mas também é preciso ter atenção a essa capacidade de decisão e finalização do médio.

    XI´s PROVÁVEIS

    Países Baixos: Bart Verbruggen; Denzel Dumfries; Virgil Van Dijk; Stefan de Vrij; Nathan Aké; Tijjani Reijnders; Jerdy Schouten; Cody Gakpo; Xavi Simons; Steven Bergwijn; Memphis Depay

    Treinador: Ronald Koeman

    «A Inglaterra? Tem bons jogadores, mas nós também temos. Vamos jogar em Dortmund, um ótimo estádio. Ninguém esperava, mas chegamos à meia-final. E quando chegas à meia-final, queres sempre chegar à final».

    Inglaterra: Jordan Pickford; Kyle Walker; John Stones; Marc Guéhi; Kieran Trippier; Declan Rice; Kobbie Mainoo; Bukayo Saka; Jude Bellingham; Phil Foden; Harry Kane

    Treinador: Gareth Southgate

    «No início do torneio a expetativa pesou e o barulho de fora nunca foi tão alto. Não conseguíamos colocar-nos no sítio certo. Agora é sobre o que é possível e não no que pode correr mal. Esta é a possibilidade de fazermos história. (…) Estes são jogos que queremos jogar. Vivemos para estes torneios, é aqui que tens de aparecer».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Países Baixos 2-1 Inglaterra

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Portugal entra na Champions League em grande: ocupa os lugares de vaga extra para 2025/26

    Portugal viu Sporting e Benfica a vencerem na primeira jornada da Champions League. As equipas representam o país na competição.

    Champions League: eis a classificação ao final da primeira jornada

    A Champions League já se encontra a ser disputada, tendo esta quinta-feira finalizado a primeira jornada da competição.

    Bruno Lage sobre reforço de verão: «Não há jogadores do mister Roger Schmidt ou do Bruno Lage»

    Bruno Lage sucedeu a Roger Schmidt no comando técnico do Benfica. O português abordou a utilização de Jan-Niklas Beste.

    Espelho meu, espelho meu, o Real Madrid não jogou melhor do que eu | Sporting

    O Sporting foi derrotado pelo Real Madrid na primeira mão do playoff de acesso à Champions League Feminina.

    Eis o ranking UEFA depois da primeira jornada da Champions League

    O ranking UEFA é fundamental para se decidirem quantos postos nas competições europeias são entregues a cada país.
    Raul Saraiva
    Raul Saraiva
    Jovem entusiasta e curioso, o Raúl tem 18 anos e está prestes a ingressar na Universidade. O seu objetivo é fazer jornalismo, de preferência desportivo, até porque a sua paixão pelo desporto é infindável e inigualável. Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora ver, falar e escrever sobre futebol, nunca fugindo às táticas envolvidas no mesmo. O desporto-rei é, assim, a sua grande paixão e o seu refúgio para escapulir nos momentos em que a sua grave doença se faz sentir. Ainda assim, também se interessa bastante por NBA, futsal, hóquei em patins, andebol, voleibol e ténis. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.