
NCom o final da época, muitos são os “grandes” nomes do mercado internacional (e nacional) que, por um motivo ou outro, veem os seus contratos não renovados, acabando nas amarras do “desemprego”. Seja pela idade, pelo valor elevado que recebem, ou até por não fazerem parte dos planos futuros do respetivo clube, estes são cinco jogadores que tinham lugar em Portugal.
Poderiam estar presentes nomes como Rabiot, Reus, Martial, ou até Sergio Ramos, no entanto, apesar de terem lugar em qualquer equipa portuguesa, devido às exigências salariais ou à fase da carreira em que se encontram, não seriam opções credíveis.
5.

Ignacio de Arruabarrena – De Arruabarrena dispensa apresentações, para os conhecedores de jogadores do futebol português. Após uma época ao mais alto nível pelo Arouca, o guarda-redes uruguaio, que chegou a ser dado como alvo do Benfica, viu o seu contrato chegar ao fim.
Apesar da opção mais plausível ser a continuação nos campeonatos da América do Sul, com interessados a chegar da Argentina (River Plate) e México (Tigres), Arruabarrena seria uma solução para integrar o lote de guarda-redes de clubes como FC Porto (em caso de saída de Diogo Costa), SC Braga e até Vitória SC.
4.
Cédric Soares – Depois de nove anos a jogar em territórios forasteiros, Cédric Soares está agora sem clube, encontrando-se, inclusive, a treinar com jogadores como Adrien Silva e Renato Sanches, que também buscam colocação.
Com 32 anos, o lateral direito português vê com bons olhos o regresso à pátria, e numa já assumida fase descendente da carreira, Sporting, Braga e Vitória poderiam ver com bons olhos o regresso do Campeão Europeu por Portugal.
3.
Yusuf Yazici – Com 16 contribuições para golo na passada temporada na Ligue 1 (França), Yusuf Yazici é um dos nomes quentes de jogadores com mercado livre. Com apenas 27 anos, o médio ofensivo turco seria um reforço de peso para qualquer um dos três grandes em Portugal.
Sem grandes confirmações em torno do seu futuro, muitos são os rumores de uma mudança para o futebol saudita ou até um possível regresso à Turquia, o que, dado o ainda elevado potencial do jogador, seria uma pena. Colocamos, no entanto, o salário como o possível entrave à chegada do jogador.
Não são conhecidos os valores recebidos pelo jogador enquanto jogador do LOSC Lille, mas acredita-se que tenham sido entre um e dois milhões de euros por temporada.
2.
David De Gea – Desaparecido do futebol há mais de um ano, David De Gea seria a adição perfeita para qualquer um dos três grandes.
Acostumado a grandes palcos ao longo de toda a sua carreira, e com ainda capacidade para se exibir ao mais alto nível por um par de anos, o espanhol poderia chegar a Portugal num contexto e contrato semelhante ao de Iker Casillas, quando se juntou ao FC Porto. Mais uma vez, o grande entrave seria o elevado salário, provavelmente o maior desta lista de jogadores.
1.
Nicolas Pepe – Para terminar este top 5 de jogadores livres, o nome mais sonante que encaixaria em qualquer equipa portuguesa é Nicolas Pépé. Longe estão os dias que levaram o Arsenal a pagar 80 milhões de euros pelos serviços, no entanto, o internacional costa-marfinense encontra-se ainda fora da casa dos 30 anos, e seria completamente plausível chegar a Portugal para uma “última dança”, antes de se despedir no pôr do sol.
Após empréstimo ao Nice, de França, foi na Turquia que atuou na última época, ao serviço do Trabzonspor, onde realizou apenas 23 jogos. Sem rumores sobre o seu futuro neste momento, e após assumir publicamente que a sua passagem no Arsenal foi afetada por problemas psicológicos, Pépé seria, sem sombra de dúvidas, o reforço que muitos clubes portugueses sonham.