Paris 2024, Triatlo #1: Triatlo nacional de luxo!

modalidades cabeçalho

Portugal já conseguiu uma medalha de prata no triatlo. Em 2008, Vanessa Fernandes, uma das atletas nacionais mais talentosas de sempre, conquistou a medalha de prata em Pequim. Por questões de saúde mental, a triatleta afastou-se dos holofotes e a modalidade acabou por cair para segundo ou terceiro plano, mesmo nas poucas alturas, em que a comunicação social vira as atenções para o Triatlo, como nos Jogos Olímpicos.

Em 2024, Vasco Vilaça, sexto do ranking mundial, e vice campeão europeu em 2020, com 20 anos, na altura, era a maior das esperanças nacionais, em, pelo menos, a obtenção de um diploma olímpico.

Ricardo Batista era o outro atleta nacional, na prova, e também não era desprovido de currículo. O título de campeão da europa em triatlo sprint, em 2023, era a prova mais recente.

Depois de uma solitária batalha nas águas do Sena, Vilaça e Batista sentiram maiores dificuldade e estavam abaixo da vigésima posição. No entanto, os dois portugueses beneficiaram posteriormente de terem integrado o grupo da frente, no segmento de ciclismo.

No fim dos 40 quilómetros de bicicleta, surgiram os 10 km de corrida. Ricardo e Vasco já estavam no top 20 e foram inteligentes, pelo conhecimento que têm um do outro, ao se juntarem e trabalharem em equipa para galgarem em posições.

O quinto e sexto lugares, de Vilaça e de Batista, respetivamente, e os respetivos diplomas olímpicos constituem o fruto de uma boa gestão de energia de ambos os portugueses e de um trabalho em equipa inolvidável. Trata-se do maior feito no triatlo masculino nacional nos Jogos Olímpicos, a par do quinto lugar de João Pereira, na edição de 2016, no Rio de Janeiro.

Um exemplo para os atletas que ainda vão estar em ação, especialmente em que há vários atletas a competirem em simultâneo.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Flamengo oferece 15 milhões de euros por antigo alvo do Benfica para o ataque

O Flamengo quer contratar Lucas Beltrán. Avançado representa a Fiorentina e já esteve muito próximo de assinar pelo Benfica.

FC Porto de olho na contratação de jovem guarda-redes brasileiro

O FC Porto quer contratar Phillipe Gabriel. O jovem...

Alvo do Benfica leva nega do treinador para deixar o clube: «Não é a altura certa para sair»

O interesse do Benfica em Anis Hadj Moussa pode esfriar. Robin van Persie, técnico do Feyenoord, fechou a porta da saída ao avançado argelino.

Negócio fechado: Ex-Gil Vicente Samuel Lino deixa o Atlético Madrid e ruma ao Brasil por 22 milhões de euros

Samuel Lino vai ser reforço do Flamengo. O avançado brasileiro de 25 anos vai deixar o Atlético Madrid e assinar pelo clube canarinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Gil Vicente empate com o Brentford na apresentação aos sócios

O Gil Vicente empatou a um golo frente ao Brentford, no jogo que marcou a apresentação do clube de Barcelos aos sócios.

João Noronha Lopes promete congelamento dos preços do Red Pass e novo portal de bilhética

João Noronha Lopes deixou duas promessas em campanha. O candidato à presidência do Benfica garantiu que não haverá aumento do Red Pass, entre 2025 e 2029.

Matheus Cunha elogia Ruben Amorim e admite: «Manchester United sempre foi o clube dos meus sonhos»

Matheus Cunha falou em conferência de imprensa sobre a pré-temporada do Manchester United. O avançado brasileiro deixou elogios para Ruben Amorim.