Polivalência de Mangas gera dividendos

- Advertisement -

O Vitória SC somou mais um triunfo na temporada, o primeiro na edição 2024/25 da Primeira Liga, frente ao Arouca. Nélson Oliveira brilhou, mas é Ricardo Mangas quem tem chamado à atenção dos gigantes do futebol europeu.

Adaptado a extremo-esquerdo para “tapar” a saída de Jota Silva, vendido aos ingleses do Nottingham Forest por sete milhões, o lateral de raiz leva três golos em quatro jogos, um dos quais de bicicleta, na vitória frente ao Floriana, a contar para a Liga Conferência, e promete não ficar por aqui.

Conhecido por ser um poço de trabalho, Ricardo Mangas já havia estado em destaque, noutras posições, a representar outros clubes. Emprestado pelo Boavista ao Bordeaux atuou como central, numa linha de três. Ao serviço dos axadrezados brilhou como lateral-esquerdo (posição de origem), extremo-esquerdo e extremo-direito. Independentemente da posição que ocupa em campo, Mangas parece conseguir adaptar-se a qualquer sistema, com sucesso.

Contratado ao Boavista, Mangas chegou a Guimarães em 2023 com um valor de mercado de um milhão e meio de euros. Um ano depois vale quatro e continua a gerar dividendos, com os vitorianos a terem mais um elemento capaz de encher os cofres do D. Afonso Henriques.

Com arestas ainda por limar, como a finta curta, já referido por Rui Borges, técnico dos vitorianos, aos 26 anos o Algarvio leva o melhor arranque na carreira e está a dois golos de atingir o melhor registo individual, desde que se tornou profissional – fez seis golos nos juniores do Tondela e cinco como sénior, no Boavista, antes de rumar ao Vitória de Guimarães.

A “dar coisas que um extremo de raiz não dá”, frase de Rui Borges, Ricardo Mangas pode dar, muito brevemente, o salto para outros patamares, seja na posição em que se formou, seja nas posições às quais se foi adaptando consoante as necessidades das estruturas por onde passou.

Betclic banner

João Sá Ferreira
João Sá Ferreira
O João Ferreira está no terceiro ano da licenciatura de ciências da comunicação na Universidade Lusófona do Porto. Para ele, pensar o futebol deve ser algo simples, rápido e eficaz.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.