Roberto Martínez explica convocatória de Quenda e atira: «Pote merece estar na convocatória»

- Advertisement -

Roberto Martínez fez a análise às convocatórias de Portugal para os primeiros dois jogos da Liga das Nações. A equipa das quinas defronta a Croácia e a Escócia.

Roberto Martínez analisou a sua convocatória para os jogos de Portugal frente à Croácia e a Escócia, a contar para a Liga das Nações. O selecionador nacional

«É muito importante para nós acompanhar o novo talento português. O selecionador não tem camisolas e não há rivalidades. Geovany Quenda é um jogador que vive no desequílibro e fez um Europeu de Sub-17 muito bom. Gostámos muito do que fez na pré-época e adaptou-se à responsabilidade de jogar na equipa. Pode ser interessante ver como entra no patamar internacional».

Roberto Martínez falou também de Pote, Renato Veiga e Tiago Santos:

«É um novo ciclo, um ciclo de Mundial. A Liga das Nações é o primeiro passo e há história de Portugal nesta competição. Para nós, é muito importante. Esta lista é uma lista nova e abre a porta a jogadores novos. O Pote é uma situação que se fala muito, mas internamente sempre foi a mesma situação. É um jogador com muitas valências e começou a época muito bem. Merece estar na Seleção. Já esteve na pré-lista e teve azar em março, mas não há uma situação que tenha mudado muito. É opção e era importante criar balneário e criar novas dinâmicas. Agora, é uma nova competição e o Pote merece estar na convocatória. Renato Veiga e Tiago Santos? O importante é o dia a dia e o reconhecimento de estar na seleção. Têm feito desempenhos muito bons, trabalharam muito bem com os Sub-21. O Tiago Santos é importante no seu clube. Neste estádio procurámos ter critério com jogadores com ritmo e isso deixa fora jogadores como Rui Patrício, Francisco Conceição, Danilo, João Cancelo ou Matheus Nunes».

Roberto Martínez falou também das escolhas e do futuro de João Cancelo:

«Acho que é importante olhar para trás e para a fase de apuramento onde tivemos dez jogos. É importante dar equilíbrio e continuidade. Agora é o momento para utilizar mais jogadores. É uma tarefa difícil para o selecionador. Agora somos uma equipa mais preparada e a ideia é ter mais jogadores e competitividade para estar na Seleção. É o momento de termos nova competição. É importante ter equilíbrio e ter sangue novo. A lista tem equilíbrio muito bom e acho que o futebol português precisa de ter 25 ou 30 jogadores em que todos podem ter oportunidades. João Cancelo? Conhecemos o Cancelo, é muito competitivo e ganhador, não é uma preocupação para mim que esteja numa nova liga, como a Arábia Saudita. Todas as situações são pessoais e todos os momentos são diferentes. Para nós, a nossa experiência foi positiva».

O selecionador nacional falou também de Cristiano Ronaldo:

«Todos os jogadores, após os 30 anos, é passo a passo. Cristiano Ronaldo é único. Com 39 anos a jogar ao seu nível, é incrível. Objetivos individuais fazem parte da carreira do jogador. Para nós, o objetivo é coletivo e melhorar o que fizemos no Europeu. Nós demos tudo pela camisola e há que olhar em frente. Cristiano está num bom momento e é importante para a Seleção agora».

Roberto Martínez abordou também a chamada de António Silva:

«É importante avaliar que já perdemos Danilo e o Pepe, definitivamente. O António Silva está num patamar diferente do Tomás Araújo e Eduardo Quaresma. Tem experiência e não há muitos com a sua experiência com a sua ideia. Fez um mau jogo com a Geórgia, mas fez bom jogo com a Irlanda. Talento é para sempre. Momentos bons e maus existem. Acredito muito no potencial».

Já sobre o adversário que se segue, a Croácia, Roberto Martínez explicou:

«A Croácia é uma equipa que tem uma ideia de jogo muito clara. Tem qualidade técnica superlativa. O jogo que fizemos antes foi amigável, é muito diferente jogar um jogo oficial, como é a Liga das Nações. É um jogo muito bom para nós, mas o jogo amigável não tem comparação com este no Estádio da Luz».

O selecionador nacional foi também questionado pelo Bola na Rede sobre a importância da Liga das Nações e de como motivar os jogadores e adeptos para a competição:

«Já falei da responsabilidade de Portugal. A história de Portugal é importante. É importante mandar mensagem aos adeptos, que é um formato diferente. Gosto muito deste formato. As duas equipas apuram-se para os quartos de final. Estamos a falar das melhores seleções da Europa e é um período muito importante. O que vivemos na Alemanha foi inesquecível e gostaria de ver uma festa no Estádio da Luz, nos dois jogos. Para nós, é muito importante e no balneário é um momento para olhar em frente».

Roberto Martínez falou também das ausêncisa de Otávio e de Raphael Guerreiro:

«Gostaria de explicar a situação de Otávio: é uma situação médica. Estava na lista, o Al Nassr vai comunicar, mas não está apto para este estágio. Outro jogador é o Raphael Guerreiro. Fez uma boa pré-época, mas precisa de trabalhar devido aos problemas físicos».

Os jogos de Portugal disputam-se no dia 5 de setembro (Croácia) e no dia 8 de setembro (Escócia), ambos no Estádio da Luz, às 19h45.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Polémica na Arábia Saudita sobe de tom: Al Hilal agradece ao mecenas responsável pela contratação de Karim Benzema

É cada vez maior a tensão na Arábia Saudita. Chegada de Karim Benzema ao Al Hilal continua a motivar queixas pela influência política.

Álvaro Arbeloa dá 2 dias de folga aos jogadores do Real Madrid depois da vitória contra o Rayo Vallecano e da derrota contra o...

Álvaro Arbeloa decidiu dar dois dias de folga aos jogadores do Real Madrid. Decisão surge depois de jogos difíceis dos merengues.

Já é conhecida a lesão de Martim Fernandes no FC Porto: eis mais pormenores

Martim Fernandes sofreu uma fascite plantar no pé direito. Lateral direito foi substituído ao intervalo do Casa Pia x FC Porto.

Francesco Farioli tem decisão difícil pela frente e vai ter de deixar reforço do FC Porto fora da Europa League

O FC Porto oficializou a chegada de quatro reforços no mercado de janeiro. Um dos nomes terá de ficar fora da lista do clube para a Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto venceu sempre depois das derrotas sofridas nesta temporada

O FC Porto sofreu, contra o Casa Pia, a terceira derrota da temporada. Dragões souberam reagir depois dos desaires anteriores.

Paulo Fonseca elogia Afonso Moreira e aborda chegada de ex-Benfica: «Um jogador que conheço e que pode ajudar»

Paulo Fonseca fala sobre a contratação de Roman Yaremchuk. Técnico português do Lyon deixa ainda elogios a Afonso Moreira.

Lorenzo Insigne regressa a Itália e ao Pescara e vai jogar na 2ª Divisão

Lorenzo Insigne foi oficializado como reforço do Pescara. Extremo italiano regressa a Itália e a um clube onde já jogou.