Um olhar sobre o sorteio da (nova) Champions

Sporting e Benfica ficaram a conhecer os seus adversários em mais uma edição da Champions, na estreia do novo formato.

A temporada 2024/2025 marca o arranque do novo formato da Champions, que tem dividido muitas opiniões. Se para uns, é necessária uma mudança em relação à competividade da prova milionária, para outros, a fase de grupos continua a ser o modelo mais viável.

A principal novidade é o número de participantes. Em vez dos habituais 32 clubes divididos por oito grupos de quatro, são agora 36 equipas que vão discutir entre si, numa espécie de campeonato, o acesso aos oitavos de final. Passa diretamente à fase seguinte quem ficar nos oito primeiros lugares. Entre o nono e o 24.º posto, vai disputar o playoff de acesso à fase seguinte, numa eliminatória a duas mãos. E os doze últimos classificados ficam desde logo eliminados da Liga dos Campeões e das restantes competições da UEFA.

Cada equipa vai realizar oito jogos frente a uma formação de cada pote do sorteio, sendo que quatro serão realizados em casa, e os outros quatro serão fora de portas.

O sorteio aconteceu esta quinta-feira no Mónaco, e os clubes portugueses que este ano participam na maior competição de clubes do planeta ficaram a conhecer a sua sorte. Comecemos pelo campeão nacional, o Sporting, que estava colocado no Pote 3. Os adversários dos leões são o Manchester City, Leipzig, Arsenal, Club Brugge, Lille, PSV, Bolonha e Sturm Graz. A formação verde e branca até nem se pode queixar do sorteio, até porque os dois jogos teoricamente mais difíceis, frente aos dois gigantes do futebol inglês, vão ser disputados em casa.

Se a conquista dos três pontos frente a estes dois emblemas já seria um sonho, principalmente frente às estrelas milionárias do City, empatar já seria um excelente resultado. Em Alvalade, o Sporting recebe ainda o Lille e o Bolonha, adversários que não causam qualquer tipo de preocupação. Fora de Lisboa, os adversários que podem complicar mais a vida ao leão são o Leipzig e o PSV, enquanto Club Brugge e Sturm Graz são equipas bastante acessíveis.

Sorte diferente teve o Benfica, que estava inserido no Pote 2. As águias irão medir forças com Barcelona, Bayern Munique, Atlético Madrid, Juventus, Feyenoord, Estrela Vermelha, Bolonha e Mónaco. As deslocações mais difíceis serão até Munique e Turim, enquanto as viagens até Belgrado e Mónaco são de nível de dificuldade médio.

Na Luz, o Benfica vai receber duas equipas espanholas de elevado grau de dificuldade. O Barcelona, de que o Benfica até tem boas memórias do último confronto entre ambos em Lisboa, e o Atlético Madrid, equipa aguerrida e bem orientada por Diego Simeone. Os outros dois conjuntos que vão viajar até à capital portuguesa são o Feyenoord e o Bolonha, sendo que a equipa neerlandesa pode complicar mais a vida à águia do que a formação italiana.

Em relação às principais candidatas à vitória final nesta competição, destaque para o atual detentor do troféu. O Real Madrid vai receber no Santiago Bernabéu o Borussia Dortmund, o Milan, o Salzburgo e o Estugarda. Destas quatro equipas, só o Milan e Borussia Dortmund podem causar alguma preocupação, mas os merengues são quase sempre favoritos seja contra quem for. Fora de casa, o embate com o Liverpool é como se fosse uma final antecipada, e as viagens até França para defrontar o Lille e o Brest são praticamente três pontos garantidos. A Atalanta, que recentemente perdeu a Supertaça Europeia para o Real Madrid, é a outra equipa que vai receber o clube da capital espanhola, e de certeza que vai querer vingar-se dessa derrota.

O Manchester City é dos clubes mais poderosos do momento a nível mundial, e vai jogar em casa com o Inter Milão, o Feyenoord, o Club Brugge e o Sparta Praga. Destas quatro equipas, apenas os italianos poderão dar luta ao clube inglês. O conjunto orientado por Pep Guardiola vai depois defrontar fora de casa o PSG, a Juventus, o Sporting e o Slovan Bratislava. E é fora de portas que o Manchester City poderá sentir mais dificuldades, principalmente frente ao PSG e à Juventus, sem nunca esquecer também o Sporting.

O Bayern Munique é das equipas candidatas ao título europeu que tem a vida mais facilitada. Apenas PSG (casa) e Barcelona (fora) poderão fazer frente ao gigante bávaro, sendo que as restantes poucas hipóteses têm de conquistar os três pontos, até mesmo o Benfica que viaja até Munique, e normalmente tem pesadelos quando lá vai. A formação alemã recebe ainda em casa o Dínamo Zagreb e o Slovan Bratislava, e depois vai enfrentar fora os emblemas do Shakhtar Donetsk e do Aston Villa.

O PSG tem uma tarefa algo complicada, pois vai bater-se contra quatro equipas de grande nível. Dois jogos no Parque dos Príncipes frente a Manchester City e Atlético Madrid, e dois jogos fora contra o Bayern Munique e o Arsenal. Os restantes adversários já são mais ao alcance do clube francês. São eles PSV (casa), Salzburgo (fora), Girona (casa) e Estugarda (fora).

Quanto ao Liverpool, vai receber em Anfield Road o Real Madrid, o Bayer Leverkusen, o Lille e o Bolonha. Destas quatro equipas, apenas espanhóis e alemães poderão fazer mossa ao conjunto inglês. Quanto aos compromissos fora da terra dos Beatles, a formação orientada por Arne Slot vai bater-se com o Leipzig, o Milan, o PSV e o Girona. Não se antevê uma tarefa muito fácil para o Liverpool, ainda assim é capaz de fazer os pontos suficientes para passar à próxima fase.

O Barcelona também foi bafejado pela sorte, pois a única equipa com quem tem de se preocupar a sério é o Bayern Munique, que vai receber no Camp Nou. As restantes equipas estão perfeitamente ao alcance da formação blaugrana, com os jogos em casa frente à Atalanta, Young Boys e Brest. Já os emblemas que vai visitar são o Borussia Dortmund, o Benfica, o Estrela Vermelha e o Mónaco.

E para finalizar a lista dos principais favoritos à conquista da Champions, temos o Inter Milão. Os italianos vão receber o Leipzig, o Arsenal, o Estrela Vermelha e o Mónaco, sendo que o clube londrino é o que causa mais apreensão. Seguem-se os confrontos como visitantes frente a Manchester City, Bayer Leverkusen, Young Boys e Sparta Praga. E é fora de Itália que o Inter Milão poderá sentir mais dificuldades, sobretudo frente ao City de Guardiola e ao Leverkusen de Xabi Alonso.

Destaque também para a estreia do Slovan Brastilava na Liga dos Campeões. As hipóteses de apuramento direto do conjunto eslovavo são praticamente nulas, mas o sonho em ficar na zona de playoff já seria um enorme feito. Os adversários que irá receber no seu estádio são o Manchester City, o Milan, o Dínamo Zagreb e o Estugarda. Fora, vão defrontar o Bayern Munique, o Atlético Madrid, o Cletic e o Girona.

A primeira fase da “nova” Liga dos Campeões arranca no dia 17 de setembro e termina no dia 29 janeiro de 2025. Os playoffs de acesso aos oitavos de final são entre os dias 11 e 19 fevereiro, e a restante fase da competição será entre março e maio. A final da Champions está marcada para o dia 31 maio do próximo ano e terá lugar no Allianz Arena, em Munique.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica protagoniza um título para recordar | Futsal

Benfica é novamente campeão nacional de futsal, seis anos depois. Os encarnados, ao fim de cinco jogos eletrizantes, conquistaram o seu nono título nacional.

Reforço para o FC Porto confirmado pelo agente do jogador: «É um reforço direto, substituindo Ivan Marcano»

A transferência de Dominik Prpic foi confirmada pelo agente do jogador. O defesa-central croata vai representar o FC Porto.

Ex-Sporting Shikabala termina carreira como futebolista

Shikabala terminou oficialmente a carreira como futebolista profissional. O avançado egípcio fechou o ciclo aos 39 anos.

Mallorca garante acordo verbal com antigo alvo de Benfica e de FC Porto

O Mallorca já tem um acordo verbal com Pablo Torre. O médio do Barcelona esteve na mira do Benfica e do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do Sporting junta-se à equipa técnica de Mikel Arteta no Arsenal

O Arsenal vai passar a contar com Gabriel Heinze na equipa técnica. O treinador argentino vai integrar o staff de Mikel Arteta.

O vídeo emocionante publicado pelo Liverpool em homenagem a Diogo Jota

O Liverpool publicou um vídeo emocionante dedicado a Diogo Jota. O avançado português perdeu a vida nesta quinta-feira.

Fábio Cardoso regressa ao FC Porto após experiência no Mundial de Clubes 2025

Fábio Cardoso vai regressar ao FC Porto. Defesa-central esteve emprestado ao Al Ain e ainda jogou o Mundial de Clubes 2025.