Uma lista de 13 treinadores estrangeiros que podem assumir o Benfica

    O Benfica está à procura de treinador e o eleito pode ser novamente estrangeiro. Olhamos para uma lista de possibilidades, quase todas a custo zero, para o clube encarnado.

    Durante a passada terça-feira levantou-se a possibilidade o Benfica ter um treinador estrangeiro a assumir novamente a equipa. Desta forma, fomos procurar nomes que poderiam ser do agrado dos encarnados e temos uma lista de opções.

    Recentemente, o Bola na Rede lançou que Roberto Mancini foi alvo de sondagem, mas os valores pedidos pelo técnico italiano para sair da seleção da Arábia Saudita são praticamente incomportáveis para o clube encarnado nesta altura. Ainda assim, a hipótese segue em cima da mesa.

    Na sua história, o Benfica teve vários treinadores estrangeiros, sendo que os mais recentes, antes de Roger Schmidt, foram Quique Flores (2008/09), José Antonio Camacho (2008 e 2002 a 2004), Ronald Koeman (2005/06), Giovanni Trappattoni (2004) ou Graeme Souness (1997 a 1999). De todos eles, apenas Roger Schmidt e Giovanni Trappattoni venceram o título nacional.

    Assim sendo, olhamos para 13 nomes que poderiam ser opção no Benfica:

    • Roberto Mancini: É o único da lista que não está livre. Como já apresentado, o técnico italiano foi colocado na rota encarnada, mas é um negócio difícil de concretizar, uma vez que aufere um salário astronómico ao serviço da seleção da Arábia Saudita. Ainda assim, é um nome que agrada a Rui Costa, que foi orientado pelo técnico italiano de 59 anos na Fiorentina, em 2000/01. Roberto Mancini foi recentemente campeão do Euro 2020 com Itália e manifestou o desejo de ser treinador das águias em 2012, numa entrevista ao Corriere dello Sport: «Vencer no estrangeiro é o meu sonho. É verdade que gostaria de conquistar a liga espanhola, mas também é verdade que gostava de ganhar o título em Portugal, com o Benfica».
    • Massimiliano Allegri: Outro dos nomes já apontados ao Benfica nos últimos dias. O técnico italiano de 57 anos está sem clube, depois de ter saído da Juventus no final da temporada passada. Um treinador que nunca orientou uma equipa fora de Itália, mas que é um dos que tem tido mais sucesso nos últimos anos no campeonato transalpino. Soma seis campeonatos da Serie A, conquistados ao serviço do AC Milan e Juventus.
    • Stefano Pioli: Continuando na escola italiana, Stefano Pioli é outro nome que pode enquadrar-se na lista do Benfica. O treinador de 58 anos orientou o AC Milan nas últimas cinco épocas e foi campeão em 2021/22, numa temporada em que Rafael Leão esteve em evidência. O treinador esteve perto de rumar ao Al Ittihad neste verão, mas o clube da Arábia Saudita cancelou a negociação à última hora e contratou Laurent Blanc.
    • Graham Potter: Desde 1987 que o Benfica não tem um treinador inglês. John Mortimore foi o último e conquistou o bicampeonato com as águias. Quanto a Graham Potter, está livre no mercado desde uma passagem com pouco sucesso no Chelsea em 2022/23. No entanto, na cabeça dos adeptos da Premier League está o trabalho interessante do técnico de 49 anos no Brighton, onde esteve entre 2019 e 2022.
    • Fatih Terim: Da Turquia chegam rumores de que o treinador de 71 anos pode ser hipótese para o clube encarnado. O experiente treinador turco orientou o atual presidente do Benfica, Rui Costa, na Fiorentina (2000/01) e no AC Milan (2001/02) e é um dos maiores responsáveis pela evolução de Kerem Akturcoglu, reforço dos encarnados para esta temporada. Na Luz encontraria também o médio turco Orkun Kokçu. Como treinador conquistou a Liga Europa [anteriormente Taça UEFA] em 1999/20 e oito campeonatos da Turquia.
    • Maurizio Sarri: Dono de um carisma peculiar, é mais um treinador italiano nesta lista. O treinador de 65 anos saiu da Lazio na última temporada e está sem clube, depois de ter orientado o clube da cidade de Roma nas últimas três temporadas. No currículo tem passagens também pela Juventus, onde foi campeão pela única vez, no Chelsea, onde venceu a Liga Europa e no Nápoles, entre outras equipas italianas. Procura um futebol de ataque e atrativo, que poderá ser do agrado dos adeptos encarnados.
    • Xavi Hernández: O treinador espanhol de 44 anos está sem clube após três temporadas no Barcelona, o seu segundo desafio como treinador, após ter começado no Al Sadd da Liga do Catar. Como técnico, venceu uma La Liga e uma Supertaça e vários troféus no Catar, incluindo dois campeonatos. Gosta de futebol com posse e tentou incutir a filosofia do tiki-taka no Barcelona, mas sem o sucesso do passado.
    • Thomas Tuchel: O treinador de 51 anos é um dos mais titulados nesta lista. O alemão esteve recentemente no Bayern Munique e acabou por ter um percurso atribulado, tendo perdido na última época a Bundesliga para o Bayer Leverkusen. Ainda assim, foi campeão na época anterior. No seu palmarés tem como maior destaque a conquista da Champions League com o Chelsea em 2020/21, depois de ter vencido dois campeonatos e mais alguns troféus internos ao serviço do PSG. Esteve também no Mainz e no Borussia Dortmund e é um nome sonante, apesar de ter um salário difícil de suportar para o Benfica.
    • Fernando Diniz: Em toda a história, o Benfica teve apenas dois treinadores brasileiros: o mítico Otto Glória e Paulo Autuori. Fernando Diniz é um nome que pode agradar às águias por ter um estilo de jogo ofensivo e altamente intenso. O treinador de 50 anos foi afastado do Fluminense no início desta temporada depois de um começo em falso no campeonato, mas na época anterior levou a sua equipa à conquista da Taça Libertadores. Enquanto técnico do Fluminense foi selecionador do Brasil, mas o seu percurso, que teve apenas seis jogos [dois triunfos], foi altamente criticado. Na carreira orientou várias equipas no campeonato canarinho, entre as quais o Vasco, o Santos, o São Paulo ou o Athletico Paranaense.
    • Christian Streich: É um nome fora da caixa, mas um dos mais respeitados no futebol alemão. Christian Streich, de 59 anos, fez toda a carreira no Friburgo e operou verdadeiros milagres com a equipa alemã. Subiu a formação germânica à Bundesliga e, recentemente, terminou o campeonato em 10.º lugar [época passada], 5.º [2022/23] e 6.º [2021/22].
    • Igor Tudor: O treinador croata está sem clube, depois de ter saído da Lazio no final da temporada passada. Tinha assumido a equipa na reta final e até teve números razoáveis [11 jogos, seis vitórias, três empates e duas derrotas]. Antes disso, levou o Olympique Marselha ao terceiro lugar da Ligue 1 e fez um campeonato acima das expectativas com o Hellas Verona, em 2021/22, acabando no nono lugar. Na carreira esteve também no Hajduk Split, DC Karabukspor, Galatasaray e Udinese. Gosta de um futebol intenso e de ataque, com muito trabalho nos corredores, e esse fator pode ser interessante para as águias.
    • Rudi Garcia: O técnico francês de 60 anos está sem clube, desde que saiu do Nápoles, na época passada, após ter feito 16 jogos. O percurso no clube napolitano foi desastroso, ainda que Rudi Garcia tenha tido trabalhos interessantes, principalmente ao serviço do Lille [onde foi campeão] e na AS Roma [duas vezes vice-campeão da Serie A]. Era também o treinador do Al Nassr quando Cristiano Ronaldo entrou na equipa saudita e acabou por durar pouco. O percurso na carreira tem estado em quebra nos últimos e pode ser, talvez, uma das opções menos interessantes desta lista, nesta altura.
    • Edin Terzic: O treinador de 41 anos esteve no Borussia Dortmund nas últimas três temporadas e foi esse o seu único trabalho como técnico principal. No ano de estreia conquistou a Taça da Alemanha, no segundo ano como treinador falhou a conquista da Bundesliga na última jornada [deixou-se ultrapassar pelo Bayern de Thomas Tuchel no último jogo] e no terceiro ano levou o Borussia Dortmund a um surpreendente lugar na final da Champions League. Deixou a equipa no final da temporada passada e está também sem clube.
    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Premier League: treinador tem vindo a ser contestado mas a sua continuidade não está em causa

    O Everton não começou da melhor maneira a nova edição da Premier League. Apesar disso, Sean Dyche não corre risco de despedimento.

    Boniface recorda Thierry Henry e Grimaldo faz golo na Champions League

    O Bayer Leverkusen está a vencer o Feyenoord por 4-0 na primeira jornada da Champions League. Alejandro Grimaldo marcou um deles.

    Kylian Mbappé entra no top 10 de melhores marcadores da Champions League

    Kylian Mbappé marcou um golo na vitória do Real Madrid sobre o Estugarda na primeira jornada da Champions League. Fez história.

    Orkun Kokçu marca grande golo de livre no Estrela Vermelha x Benfica

    O Benfica está a vencer o Estrela Vermelha por 2-0 na primeira jornada da Champions League. Orkun Kokçu marcou o segundo.

    Anthony Martial oficializado no AEK Atenas

    O AEK Atenas anunciou esta quinta-feira a contratação de Anthony Martial. O avançado assinou contrato de três temporadas.
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.