Preso por ter seleção e preso por não ter

cabeçalho fc porto

Incoerente e absolutamente desnecessário. É assim que classifico a tomada de posição do FC Porto em relação aos critérios de escolha do selecionador nacional nos jogos particulares com a Rússia e o Luxemburgo. Através da newsletter ‘Dragões Diário’, o clube da Invicta contestou o supostamente superior tempo de utilização que os jogadores do FC Porto tiveram nos encontros em questão. André André foi titular em ambas as partidas, Danilo Pereira e Rúben Neves apenas frente ao Luxemburgo. O jovem capitão também atuou alguns minutos em Krasnodar, participando assim nos dois jogos de preparação para o Euro 2016.

No segundo destes certames de preparação, Fernando Santos optou por não colocar nenhum jogador de Benfica e Sporting de início. Decisão compreensível, olhando para o derby que está aí à porta, já este sábado, para a Taça de Portugal. A questão: será este motivo o suficiente para o FC Porto levantar armas e bagagens contra o treinador da equipa das Quinas?

É verdade que os dragões também jogaram sábado. Mas contra o Angrense, atual líder da Série E do Campeonato de Portugal. Sem querer menosprezar o adversário, mas fazendo-o, inevitavelmente, o obstáculo que se colocou perante os azuis e brancos é substancialmente menor do que aquele que os rivais de Lisboa enfrentaram. Mais: analisando as estatísticas relativas ao tempo de jogo de cada elemento no duplo teste de preparação de Portugal, confirma-se que os jogadores dos três grandes acabam por acumular (em média) tempo de jogo semelhante.

12079424_1631804847087947_717072295262235174_n
Rúben Neves somou a primeira internacionalização A frente à Rússia
Fonte: Facebook Rúben Neves

A verdade é que Fernando Santos se pôs a jeito das críticas quando, anteriormente, disse que os clubes não podiam influenciar as suas opções, mas a verdade é que tal aconteceu. No entanto, seria isto necessário? Julgo que não. Até… Evitável. Ainda mais, quando, no parágrafo seguinte, se volta a criticar o “Engenheiro” por apenas convocar Rúben Neves depois da lesão de João Moutinho. Ora então, em que ficamos? Já é plausível levar um jogador à seleção sob a condição deste não jogar? Estamos a falar de jogadores do FC Porto, que se querem e exigem de craveira, e que, obrigatoriamente, têm de estar preparados tal exigência competitiva. O calendário aperta e vai ficando progressivamente mais complicado, mas a fibra vesse nesses momentos. Ou é necessário dar o exemplo inglês, a que tantas vezes se recorre?

Uma atitude a rever, por parte dos responsáveis portistas. Acredito que não seja agradável experimentar a dualidade de critérios, mas é um caso justificável e que exigia uma resposta mais madura da parte do clube. Entrar em “arrufos” desnecessários vai contra aquilo que tanto elogiei no princípio da época: a postura séria e altruísta. E estamos a falar da Seleção Nacional; é ou não é um orgulho ter lá jogadores “da casa” a atuar, independentemente de fatores externos?

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Félix mantém o seu desejo de regressar ao Benfica

João Félix vai ser apresentado em breve como reforço do Al Nassr. Ainda assim, o jogador quer regressar ao Benfica nos próximos anos.

Bruma já foi operado e tem regresso marcado para 2026

Bruma foi operado com sucesso à lesão grave que sofreu. O internacional português vai regressar aos relvados em 2026.

Gonçalo Guedes vai regressar à La Liga e já tem clube praticamente confirmado

Gonçalo Guedes está muito perto de regressar à La Liga. O avançado prepara-se para assinar com a Real Sociedad.

Tour de France #3: O que há neles é sobretudo cansaço

Consta que Fernando Pessoa não estaria a competir na terceira semana do Tour de France 2025 quando escreveu o icónico poema “O que há em mim é sobretudo cansaço”.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto sondou defesa da Liga Argentina

O FC Porto realizou uma sondagem por Mariano Troilo. O defesa-central pertence aos quadros do Belgrano, conjunto da Liga Argentina.

Como joga Luis Suárez, o novo avançado do Sporting: «Tem características diferentes de Gyokeres»

Luis Suárez foi oficializado como novo jogador do Sporting. O avançado chega do Almería para render Viktor Gyokeres.

Eis todos os detalhes da contratação de Luis Suárez pelo Sporting

Luis Suárez foi oficializado como novo jogador do Sporting. Leões divulgaram todos os detalhes do negócio.