CD Nacional 1-2 FC Porto: Só as moscas mudaram

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

Custou, mas foi. Num jogo dividido em duas partes, devido ao nevoeiro presente no Estádio da Madeira, o FC Porto conseguiu vencer o Nacional por 1-2 num jogo marcado pela polémica e por mais uma exibição muito fraca da equipa azul e branca.

Depois da derrota em Londres e consequente eliminação da Liga dos Campeões, o jogo na Ilha tinha um caráter decisivo sobretudo para Julen Lopetegui. A incompetência mais uma vez demonstrada durante a semana tinha que ser reparada e nada melhor que um duelo na pérola do Atlântico, um território tantas vezes maldito para o FC Porto. Como não podia deixar de ser, os dragões entraram na Choupana num 4-3-3 clássico, com Aboubakar a voltar à posição de onde não devia ter saído em Stamford Bridge. Lopetegui optou por deixar Maicon e Imbula no banco, colocando Indi como central e Rúben Neves a formar novamente duplo pivô com Danilo Pereira. Herrera era, no tridente do meio campo, o homem responsável por levar a equipa para a frente, onde Brahimi, Corona e Aboubakar eram setas apontadas à baliza de Rui Silva.

O início de encontro acabou por demonstrar aquilo que se esperava: duas equipas balanceadas no ataque, com o Nacional a privilegiar as transições rápidas e o FC Porto a buscar ter domínio com bola. A verdade é que só a equipa de Manuel Machado foi bem-sucedida. O primeiro quarto de hora trouxe os três golos que pintaram o marcador: primeiro foi Marcano, na sequência de um canto, a desfeitear o guarda redes adversário; depois, Willyan, novamente num canto, empatou a partida; enquanto aos 14 minutos, Brahimi aproveitou as sobras de Herrera para voltar a pôr o FC Porto na liderança do marcador. O jogo estava elétrico e apenas por demérito dos portistas. Tendo em conta a superioridade natural dos dragões e o estilo que tanto gostam de implantar, aquilo que se exigia é que, recuperada a liderança no encontro, se visse um FC Porto mais intenso, pressionante e dominador taticamente. O problema é que nada disso aconteceu: tal como tem acontecido tantas vezes, os azuis e brancos raramente tiveram o controlo de jogo e por isso tantas vezes foram postos em problemas pelo Nacional.

Lopetegui_conf_preBATE_noticia
Lopetegui continua a inventar no banco portista
Fonte: FC Porto.pt

Honra seja feita a Manuel Machado: com Salvador Agra e Soares como principais armas no ataque, os madeirenses foram sempre um tormento para a defensiva portista. A pressão era praticamente inexistente e as constantes bolas junto à área azul e branca foram sempre fazer perigar o resultado. Apesar do cariz dinâmico do jogo, as oportunidades de golo foram poucas. Brahimi e Corona eram oásis num marasmo de ideias que tinha em Aboubakar o exemplo mais flagrante. No segundo tempo, e já com o nevoeiro a pairar no relvado, o avançado camaronês voltou a falhar um golo fácil, numa história cada vez mais vista nas últimas semanas. Até Jorge Sousa se ver obrigado a parar definitivamente o jogo, fica a imagem de um Nacional que, com as alterações produzidas, foi sempre procurando ir à procura do empate. O mesmo não se pode dizer de Julen Lopetegui: a substituição de Miguel Layún por Maicon é algo que entra novamente no livro das invenções do treinador espanhol. Fazer uma substituição destas num jogo com o Nacional da Madeira é discutível e demonstra bem as dúvidas que pairam na cabeça do basco. Apesar do resultado estar em aberto, a alteração voltou a mostrar uma “cobardia tática” que não se coaduna com o FC Porto.

O início da tarde desta segunda feira trouxe o segundo round deste desafio mas, ao contrário do que se poderia esperar, pouco ou nada mudou. O descanso não teve qualquer efeito e aquilo que se viu nos últimos 15 minutos de jogo foi um Nacional afoito e um FC Porto amedrontado. Às tantas, já poucos sabiam quem era o suposto grande e o suposto pequeno na Choupana. Evandro ainda foi a jogo com Lopetegui a voltar a errar, tirando Brahimi, o único homem que conseguiu levar a equipa para a frente. Apesar da duração curta de jogo, Marcano ainda foi a tempo de fazer uma grande penalidade tão clara como inacreditável sobre João Aurélio. Jorge Sousa não marcou o castigo máximo e o FC Porto acaba por salvar a vitória. Isto num jogo onde apenas o resultado final se salva. Tudo o resto, com particular destaque para a inoperância de Lopetegui, mantém-se igual. Este FC Porto continua sem brilho, sem garra, sem intensidade, sem nada. O deserto de ideias é o mesmo e o futuro que se avizinha parece cada vez mais negro.

 

A Figura:

Brahimi – No meio do marasmo de ideias do FC Porto, Yacine Brahimi voltou a mostrar uma vontade como há muito não se via. O golo da vitória tem o selo do argelino mas fica sobretudo na retina a atitude que o avançado pôs em campo.

O Fora-de-Jogo:

Lopetegui/Marcano – Lopetegui voltou a estar em destaque pela negativa no jogo com o Nacional. A entrada de Maicon e Evandro para os lugares de Layún e Brahimi são apenas mais dois exemplos da incompetência que paira na cabeça do treinador do FC Porto. Marcano é indiscutivelmente uma das figuras do desafio com os madeirenses. Para além do golo marcado, o central espanhol destaca-se pela grande penalidade ridícula que comete sobre João Aurélio.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica não vai além dos 20 milhões de euros por central inglês

O Benfica está interessado em negociar Taylor Harwood-Bellis. Porém, as águias não vão além dos 20 milhões de euros pelo defesa central.

Sporting: defesa com lugar garantido no onze inicial para o encontro frente ao Vitória SC

O Sporting vai contar com Eduardo Quaresma no onze inicial da partida contra o Vitória SC, jogo da segunda jornada da Primeira Liga.

Sporting: proposta do Sevilha por Giorgi Kochorashvili e já se conhece o motivo

O Sporting está disposto a negociar com o Sevilha a saída de Giorgi Kochorashvili, mas apenas pelos moldes certos.

Fatoumata Diallo bate recorde nacional e conquista o bronze nos Mundiais de Atletismo 2026

Fatoumata Diallo ficou em terceiro lugar na prova de 400 metros barreiras, prova relativa aos Mundiais de Atletismo 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG vence Aston Villa e bisa na Supertaça Europeia

O PSG venceu o Aston Villa na final da Supertaça Europeia por duas bolas a uma, mantendo o troféu na sua posse.

Arsenal e Manchester United escapam com vitórias decididas nos penáltis

Após empates a um golo, o Arsenal bateu o Como 1907 em penáltis, assim como o Manchester United diante do Leeds United.

Roberto Martínez foi apontado mas Xavi Hernández é o escolhido para selecionador dos Países Baixos

Xavi Hernández é o novo selecionador dos Países Baixos. O espanhol sucede a Ronald Koeman, apesar do favoritismo de Roberto Martínez.