Europa League, 8.ª Jornada: quinta-feira, 30 de janeiro de 2025, 20h00.
A ANTEVISÃO: NOVO TREINADOR, ESTÁDIO NEUTRO E UM MILHÃO DE POSSIBILIDADES
O jogo que marca a estreia de Martin Anselmi no comando técnico do FC Porto está recheado de particularidades. Desde logo, pela importância do jogo, em que, tudo o que não seja uma vitória, à partida, atirará os dragões para fora das competições europeias – um empate pode chegar com uma série de combinações de resultados -, já que, neste novo formato de liga não existem descidas de divisão para as competições inferiores, nomeadamente para a Liga Conferencia. O FC Porto tem oito pontos e os onze, são quase certos que garantem a passagem, até pela diferença de golos positiva dos dragões. Em sentido contrário, o Maccabi Tel Aviv com 6 pontos e uma diferença negativa de 8 golos, precisaria de um milagre para assegurar o top 24.
Também o onze que apresentará, por muitas previsões que se façam, tendo em costa o estilo de jogo do técnico argentino, é uma clara indefinição. Manterá o esquema em 4-2-3-1 que vinha sendo usado pelos dragões ou implementará, imediatamente, o seu 3-4-2-1/3-4-1-2 predileto que vinha utilizando no México, ao serviço do Cruz Azul? Honestamente, não sei bem e, na verdade, pouco importa, já que uma das suas maiores premissas, é que o espaço deve ser ocupado e pouco importa por quem, como referiu, por outras palavras, na sua apresentação. «Sistema? Que tema este dos números e sistemas. Acreditamos num futebol de vantagens, posicional onde ocupamos posições, mais além de um sistema. Acredito muito nisso. Podemos construir com 3, mas se um jogador aparecer como um médio já estamos a jogar com 4.»
Apesar do choque psicológico que terá, certamente, algum impacto, não se pode esperar uma exibição radiante e recheada de pormenores técnico-táticos por duas razões muito simples. Primeiramente, o plantel do FC Porto, apesar de ser bem superior ao do adversário, é limitado, o que pode comprometer as ideias do treinador desde logo, levando-o a adaptar e a manter premissas que advêm de lideranças anteriores. Em segundo plano, Martin Anselmi crê, como referiu anteriormente, ser tremendamente importante, que os jogadores assimilem, acreditem, concordem e sigam as suas ideias e, certamente, não conseguiu por isso tudo em prática num tão curto espaço de tempo, com um microciclo reduzido. «Gosto de falar que no princípio esta é a minha ideia, mas não se pode ficar aqui. Tem de ser a nossa ideia. O jogador tem de entender e levar a ideia. Gosto que o jogador participe, opine e aporte.»
Para além disso, o plantel está reduzido a menos três unidades, já que Martim Fernandes, Iván Marcano e Marko Grujic estiveram ausentes do último treino e falharão a visita à Sérvia, curiosamente, país natural do último jogador referido.
A partida será ajuizada pelo árbitro montenegrino Nikola Rabanovic, de 43 anos.
10 DADOS RÁPIDOS
- Devido a fatores exógenos ao futebol, o encontro será realizado em Belgrado, na Sérvia, em casa do Partizan.
- Apesar de argentino, Martin Anselmi, como treinador principal, nunca exerceu na Argentina.
- O FC Porto apenas defrontou o Maccabi Tel Aviv, no que a equipas israelitas diz respeito, e venceu por 2-0 em casa, e 3-1 fora, a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões na época 2015/2016.
- A última vez que uma equipa portuguesa perdeu frente a uma equipa israelita foi a seis de dezembro de 2012, num Hapoel Tel Aviv – Académica de Coimbra, por 2-0.
- O registo entre equipas israelitas soa a favor dos portugueses, com dez vitórias, cinco empates e seis derrotas, totalizando 31 golos marcados e 16 sofridos.
- O Maccabi Tel-Aviv é uma das quatro equipas que ainda não empatou na Liga Europa esta temporada, a par de Qarabağ, Beşiktaş e Ferencváros.
- O Maccabi Tel Aviv já defrontou uma equipa portuguesa esta temporada, o SC Braga, tendo perdido por 2-1, fora de casa.
- Do lado do Maccabi Tel Aviv, o defesa Nemanja Stojic vai regressar ao estádio do seu clube de formação, o Partizan, tal como o treinador Zarko Lazetic.
- Nikola Rabanovic já arbitrou ambas as equipas (Maccabi Tel Aviv 2-0 Shakhter Karagandy para a qualificação da Liga Conferência 2020/2021, Villarreal 4-0 Maccabi Tel Aviv na fase de grupos da Liga Europa 2019/2020 e Porto 1-1 Rangers a contar para a fase de grupos da Liga Europa do mesmo ano).
- O último encontro profissional arbitrado por Nikola Rabanovic foi de uma equipa portuguesa (Astana 1-1 Vitória SC).
JOGADORES A TER EM CONTA

Alan Varela – Alan Varela foi um dos últimos relegados que saltou para o banco aquando da vigência de Vítor Bruno. Contudo, na última partida frente ao Santa Clara, já sob o comando de José Tavares, manteve a titularidade da receção ao Olympiacos, voltou às boas exibições e fez uma partida de melhor em campo. Apesar do espanhol ser uma língua “facilmente” entendível pelos portugueses, a ligação argentina entre o médio do FC Porto e o novo treinador pode ser preponderante para uma boa exibição dos azuis e brancos, como ligação entre o setor mais recuado e o meio-campo e a extensão do treinador dentro das quatro linhas.

Dor Turgeman – Em 2023, Dor Turgeman já tinha brilhado no mundial sub-20 numa Israel que apenas caiu nas meias-finais para o Uruguai e, agora vai tendo uma época de ascensão. O Maccabi Tel Aviv não vive a melhor fase, nem a nível interno, nem a nível europeu, já que está praticamente fora da Liga Europa e segue em segundo classificado no campeonato interno, a seis pontos do líder, Hapoel Beer Sheva com menos uma jornada por disputar, mas, ainda assim, aos 21 anos, Turgeman leva treze golos e cinco assistências em 27 jogos na temporada.
XI´s PROVÁVEIS
FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Tiago Djaló, Otávio, Francisco Moura, Galeno; Nico González, Alan Varela; Fábio Vieira, Rodrigo Mora; Deniz Gül
Treinador: Martín Anselmi
«Críticas que não é um treinador que lida bem com a pressão e se este é um momento para provar? Temos 3 anos como equipa técnica e jogámos 6 finais. No primeiro torneio da liga mexicana, chegámos à final e no último ano do torneio do Equador, chegámos à final, além dos 4 títulos pelo Independiente del Valle. Não sei onde saiu a crítica que não sabemos lidar com a pressão. Vestir as cores do FC Porto gera pressão. Vestir as cores do Cruz Azul gera pressão. Jogar uma final no Maracanã gera pressão. Sinceramente não sei que informações estás a consumir, diria para mudares de informador».
Maccabi Tel Aviv: Roei Mashpati; Tyrese Asante, Nemanja Stojic, Idan Nachmias, Roy Revivo; Issouf Sissokho, Joris van Overeem; Osher Davida, Dor Peretz, Wesley Patati; Dor Turgeman
Treinador: Zarko Lazetic
«Ter 1% de probabilidades é muito melhor do que não ter ou nem disputar jogos europeus. Representamos o Maccabi Tel Aviv e temos de respeitar isso numa competição como a Liga Europa e perante um grande clube como o FC Porto. Espero sempre o melhor desempenho dos meus atletas, independentemente das probabilidades. Temos de dar o nosso melhor, aproveitar esta oportunidade, perceber onde estamos e mostrar algum progresso. Acho que o demonstrámos nos últimos jogos e espero que assim continue».
PREVISÃO DE RESULTADO: Maccabi Tel Aviv 0-2 FC Porto