Os 5 portugueses com mais participações no Eurobasket | Basquetebol

Em 2025, a Seleção Nacional regressa aos grandes palcos. Pela quarta vez, Portugal vai participar no Eurobasket. A estreia já foi há muito tempo. Em 1957, os portugueses estiveram representados na Bulgária e acabaram por serem eliminados na fase de grupos, na Bulgária. Portugal acabou concluir a participação no 15.º lugar, ao vencerem a Escócia, no jogo de atribuição dessa classificação, na competição disputada em Espanha.

56 anos depois, os lusos voltaram à fase final do Eurobasket. Em Madrid, em 2007, Portugal obteve duas vitórias em seis jogos e conseguiu chegar à segunda fase de grupos, ficando a um ponto dos quartos de final. Quatro anos depois, a Seleção Nacional não obteve qualquer vitória, nos cinco jogos disputados e acabou por ser eliminada no último lugar da primeira fase de grupos.

Foram cinco os jogadores que tiveram duas participações, tanto na edição de 2007, como na de 2011. Nesse sentido, o Bola na Rede relembra os cinco jogadores que estiveram presentes simultaneamente nestas duas edições, em jeito de lançar a participação nacional, no Eurobasket 2025.

  1. Miguel Minhava (Base/Extremo)

Miguel Minhava destacou-se como base/extremo, representando clubes como o Benfica e o Galitos Barreiro. A sua versatilidade permitiu-lhe contribuir tanto na organização de jogo como na finalização. Durante o EuroBasket de 2011, teve uma média de 13,7 pontos e 6,1 assistências por 36 minutos.

  • Elvis Évora (Poste)

Elvis Évora foi um poste influente no basquetebol português, com passagens míticas na Ovarense e nas águias, tendo curiosamente iniciado a carreira sénior no FC Porto. Conhecido pela sua presença física e capacidade de ressalto, registou uma média de 10,6 pontos e 9,1 ressaltos por 36 minutos, na sua segunda presença em Europeus.

  • Carlos Andrade (Extremo)

Carlos Andrade, extremo, teve uma carreira de alto nível nacional, sendo um dos jogadores de destaque no Porto e no Benfica, com passagens por Espanha e Alemanha. Na edição de 2011, destacou-se com médias de 15,5 pontos e 7,7 ressaltos por 36 minutos, evidenciando a sua importância na equipa nacional.

4. João Santos (Extremo/Poste)

João Santos Basquetebol
Fonte: FPB

João Santos desempenhou funções de extremo/poste, oferecendo versatilidade tanto no perímetro quanto no jogo interior. O jogador chegou a passar pelos campeonatos universitários dos Estados Unidos, Grécia e Espanha, tendo ainda jogado nas águias e dragões, em Portugal. No campeonato europeu, em 2011, teve uma média de 10,7 pontos e 4,4 ressaltos por 36 minutos.

  • Phillippe da Silva (Base)

Philipe da Silva, como base, foi fundamental na organização ofensiva da seleção. O jogador passou boa parte na carreira em França, depois de ter despontado no CAB Madeira. No EuroBasket de 2011, registou médias de 12,3 pontos e 4,7 assistências por 36 minutos, o que a sua influência no retângulo de jogo.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Limpeza total: Enzo Maresca coloca 16 jogadores fora do Chelsea para a próxima temporada

Limpeza total no Chelsea. 16 jogadores dos blues vão ser emprestados ou vendidos neste mercado para cumprir planos de Enzo Maresca.

Já há novidades sobre o equipamento alternativo do Benfica para 2026/27

O Benfica continuará na próxima temporada a ter a Adidas como marca produtora do material desportivo.

João Virgínia assinou pelo Sporting mas guarda-redes somou interessados

João Virgínia assinou pelo Sporting nas últimas semanas, mas o guarda-redes contou com outras ofertas depois de deixar o Everton.

Crystal Palace esquece Ousmane Diomande e avança com 32 milhões de euros por antigo defesa do Vitória SC

O Crystal Palace prepara a saída de Marc Guéhi. O alemão Yann Bisseck, defesa do Inter Milão, é alvo dos eagles.

PUB

Mais Artigos Populares

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo contrata avançado por 40 milhões de euros

O Nottingham Forest garantiu a contratação de Dan N’Doye. O avançado suíço de 24 anos deixou o Bolonha por 40 milhões de euros.

Kerem Akturkoglu conta com interessados em ligas de topo

Kerem Akturkoglu pode deixar o Benfica neste mercado. A lista de interessados no extremo não pára de aumentar.

Al Nassr disposto a pagar 70 milhões de euros por jogador que atua na Rússia para satisfazer Jorge Jesus

O Al Nassr quer contratar um novo extremo direito, pedido confirmado por Jorge Jesus. Luiz Henrique é alvo do emblema saudita.