Rui morto, Rui posto | Sporting 

Depois da saída sem honra nem glória de Rui Patrício do Sporting em 2018, há um novo Rui, rei das balizas em Alvalade. Ele é o internacional português Rui Silva. 

Natural da Maia, onde fez praticamente toda a sua formação, viajou para a ilha da Madeira onde completou a sua formação nos juniores do Nacional da Madeira em 2012/2013. 

Quando chegou à equipa principal, foi com naturalidade que o então treinador do clube, o experiente Manuel Machado não demorou muito tempo a ver a sua qualidade e apesar da concorrência forte, a partir da segunda época de sénior, Rui Silva agarrou definitivamente o lugar na baliza nacionalista. 

De 2015 a 2017, o guardião foi dono e senhor das redes do Nacional, o que despertou a cobiça de emblemas estrangeiros e acabou por se transferir para a La Liga para representar o Granada por um milhão de euros. Depois de uma época de adaptação onde fez apenas cinco jogos, mais uma vez a partir da segunda época em 2018/19 e nas três épocas seguintes ninguém contestou a titularidade de Rui Silva onde fez 128 jogos em quatro épocas no emblema andaluz. 

Na sua ascensão, nomeadamente em Espanha, depois da excelente performance em Granada o guarda-redes luso subiu mais uns degraus no campeonato espanhol, continuando na Andaluzia tendo sido recrutado pelo Bétis de Sevilha, uma equipa com outras ambições no país vizinho e que poderia elevar o guardião a outros patamares. 

Ao contrário dos clubes anteriores, fruto da experiência adquirida no campeonato, o conceituado técnico Manuel Pellegrini não hesitou em apostar no português desde a sua chegada, sendo dono e senhor da baliza do Bétis nas quatro épocas e meia em que representou o clube. 

Durante a estadia em Sevilha, Rui Silva ajudou os béticos a conquistar a sua terceira Taça do Rei da história do clube na época de 2021/2022, único troféu conquistado ao serviço do emblema andaluz. 

Como jogador do Bétis e pela mão de Fernando Santos chegou finalmente a um dos grandes objetivos de qualquer jogador, estreou-se depois de passagens esporádicas pelas seleções jovens de sub19, sub20 e sub21, na seleção principal de Portugal, a 9 de Junho de 2021 num amigável diante de Israel que terminou com uma vitória dos lusos por 4-0. Até hoje, mesmo com a mudança de selecionador, Rui Silva apesar de não ser primeira opção, continua a ser uma das escolhas fixas de Roberto Martinez na seleção nacional. 

Rui Silva Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Entretanto, o Sporting depois da saída no final da época passada de Antonio Adán e alguma falta de confiança no suplente Franco Israel e do falhanço total da aquisição do guarda-redes bósnio Vladan Kovacevic esta temporada, a equipa leonina viu-se na contingência de contratar um guardião que desse segurança e tranquilidade à equipa, experiente e que não suscitasse nenhuma dúvida da sua qualidade no mercado de Janeiro, para enfrentar este final de época que será muito exigente. 

E a equipa de Alvalade com grande clarividência pensou em Rui Silva estabelecendo um acordo de empréstimo com o Bétis para a cedência do guardião até ao final da época. O acordo foi fácil de alcançar por parte do jogador que procurava um outro desafio profissional mais aliciante num clube que lutasse por títulos e tivesse a oportunidade de jogar a Liga dos Campeões e o Sporting proporcionava-lhe isso. 

O que é certo é que o Sporting conseguiu resolver um problema no seu plantel na posição de guarda-redes que não dava confiança aos adeptos com o maiato a impor-se imediatamente nas balizas de Alvalade tendo inclusivamente esta época com defesas difíceis evitado que o clube leonino sofresse dissabores em alguns jogos. 

Há um novo Rui que reina nas balizas em Alvalade e se depender de ambas as partes o guarda-redes leonino de 31 anos terá as portas abertas para ser o titular indiscutível dos leões nas próximas épocas. 

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage: «Fomos justos vencedores e melhores»

Bruno Lage analisou a vitória do Benfica na Supertaça. Águias venceram o Sporting por 1-0 no Estádio do Algarve.

Ténis: Nuno Borges eliminado nos oitavos de final do Masters de Toronto

Nuno Borges perdeu esta noite com o norueguês Casper Ruud por 7-5 e 6-4. Tenista português eliminado do Masters de Toronto.

Pedro Proença dá os parabéns ao Benfica pela conquista da Supertaça

O Benfica venceu o Sporting por 1-0 e conquistou a Supertaça de Portugal. Pedro Proença, presidente da FPF, deixa mensagem.

O que Bruno Lage disse após a conquista do Benfica na Supertaça? «Fomos os justos vencedores»

Bruno Lage analisou a Supertaça, encontro que abriu 2025/26. Sporting e Benfica defrontaram-se no Estádio do Algarve.

PUB

Mais Artigos Populares

Enzo Barrenechea após conquista do Benfica: «Estou muito orgulhoso de estar aqui»

Enzo Barrenechea analisou a Supertaça, encontro que abriu 2025/26. Sporting e Benfica defrontaram-se no Estádio do Algarve.

João Palhinha vai mesmo reforçar o Tottenham: Eis o valor da opção de compra

João Palhinha vai ser emprestado pelo Bayern Munique ao Tottenham. Negócio com opção de compra de 30 milhões de euros.

Pavlidis já olha para duelo com o Nice: «O Benfica tem de ir à Champions League»

O Benfica conquistou esta noite a Supertaça diante do Sporting. Vangelis Pavlidis já reagiu à vitória das águias.