Rui morto, Rui posto | Sporting 

- Advertisement -

Depois da saída sem honra nem glória de Rui Patrício do Sporting em 2018, há um novo Rui, rei das balizas em Alvalade. Ele é o internacional português Rui Silva. 

Natural da Maia, onde fez praticamente toda a sua formação, viajou para a ilha da Madeira onde completou a sua formação nos juniores do Nacional da Madeira em 2012/2013. 

Quando chegou à equipa principal, foi com naturalidade que o então treinador do clube, o experiente Manuel Machado não demorou muito tempo a ver a sua qualidade e apesar da concorrência forte, a partir da segunda época de sénior, Rui Silva agarrou definitivamente o lugar na baliza nacionalista. 

De 2015 a 2017, o guardião foi dono e senhor das redes do Nacional, o que despertou a cobiça de emblemas estrangeiros e acabou por se transferir para a La Liga para representar o Granada por um milhão de euros. Depois de uma época de adaptação onde fez apenas cinco jogos, mais uma vez a partir da segunda época em 2018/19 e nas três épocas seguintes ninguém contestou a titularidade de Rui Silva onde fez 128 jogos em quatro épocas no emblema andaluz. 

Na sua ascensão, nomeadamente em Espanha, depois da excelente performance em Granada o guarda-redes luso subiu mais uns degraus no campeonato espanhol, continuando na Andaluzia tendo sido recrutado pelo Bétis de Sevilha, uma equipa com outras ambições no país vizinho e que poderia elevar o guardião a outros patamares. 

Ao contrário dos clubes anteriores, fruto da experiência adquirida no campeonato, o conceituado técnico Manuel Pellegrini não hesitou em apostar no português desde a sua chegada, sendo dono e senhor da baliza do Bétis nas quatro épocas e meia em que representou o clube. 

Durante a estadia em Sevilha, Rui Silva ajudou os béticos a conquistar a sua terceira Taça do Rei da história do clube na época de 2021/2022, único troféu conquistado ao serviço do emblema andaluz. 

Como jogador do Bétis e pela mão de Fernando Santos chegou finalmente a um dos grandes objetivos de qualquer jogador, estreou-se depois de passagens esporádicas pelas seleções jovens de sub19, sub20 e sub21, na seleção principal de Portugal, a 9 de Junho de 2021 num amigável diante de Israel que terminou com uma vitória dos lusos por 4-0. Até hoje, mesmo com a mudança de selecionador, Rui Silva apesar de não ser primeira opção, continua a ser uma das escolhas fixas de Roberto Martinez na seleção nacional. 

Rui Silva Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Entretanto, o Sporting depois da saída no final da época passada de Antonio Adán e alguma falta de confiança no suplente Franco Israel e do falhanço total da aquisição do guarda-redes bósnio Vladan Kovacevic esta temporada, a equipa leonina viu-se na contingência de contratar um guardião que desse segurança e tranquilidade à equipa, experiente e que não suscitasse nenhuma dúvida da sua qualidade no mercado de Janeiro, para enfrentar este final de época que será muito exigente. 

E a equipa de Alvalade com grande clarividência pensou em Rui Silva estabelecendo um acordo de empréstimo com o Bétis para a cedência do guardião até ao final da época. O acordo foi fácil de alcançar por parte do jogador que procurava um outro desafio profissional mais aliciante num clube que lutasse por títulos e tivesse a oportunidade de jogar a Liga dos Campeões e o Sporting proporcionava-lhe isso. 

O que é certo é que o Sporting conseguiu resolver um problema no seu plantel na posição de guarda-redes que não dava confiança aos adeptos com o maiato a impor-se imediatamente nas balizas de Alvalade tendo inclusivamente esta época com defesas difíceis evitado que o clube leonino sofresse dissabores em alguns jogos. 

Há um novo Rui que reina nas balizas em Alvalade e se depender de ambas as partes o guarda-redes leonino de 31 anos terá as portas abertas para ser o titular indiscutível dos leões nas próximas épocas. 

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.