GP Américas: Marc Márquez também erra

A CORRIDA: MARC MÁRQUEZ CAI QUANDO LIDERAVA NUM DOS SEUS CIRCUITOS FAVORITOS, FRANCESCO BAGNAIA APROVEITOU E GANHOU

Terceira corrida de MotoGP do ano, primeira vez que Marc Márquez não vence. O Grande Prémio das Américas foi o palco da primeira vitória de Francesco Bagnaia em 2025, com o italiano a aproveitar um erro do seu colega de equipa para passar para a frente e dominar a prova.

O caos chegou mesmo antes do início da corrida, com os pilotos preparados para arrancarem com pneus de chuva, até que deixou de chover, o que levou a uma correria desenfreada da maioria dos pilotos, com a direção de corrida a adiar o arranque, motivando alguma discórdia de adeptos e de chefes de equipa que já teriam pilotos a arrancar com pneus de piso seco.

Quando a corrida arrancou finalmente, Marc Márquez arrancou bem, seguido do seu irmão Álex e de Pecco Bagnaia, que saía de sexto, mas saltou logo para terceiro. A diferença para as provas anteriores é que Bagnaia parecia estar mais rápido do que o piloto da Gresini, conseguindo mesmo ultrapassá-lo para subir a segundo.

Apesar disso, Marc Márquez parecia ter a coisa controlada na frente, aumentando lentamente a sua vantagem, até que cometeu um erro, subindo um corretor e caindo sozinho, deixando Bagnaia na frente da prova. A partir daí, o italiano dominou tranquilamente, deixando Álex Márquez a 2.089 segundos, com Fabio Di Giannantonio também a fazer uma boa prova e a completar o pódio, a 3.594 segundos do vencedor.

Os restantes classificados terminaram muito mais atrás, com Franco Morbidelli em quarto, a mais de sete segundos do colega de equipa e à frente de Jack Miller, que fez uma boa prova e foi o melhor não-Ducati. O australiano bateu Marco Bezzecchi, que também fez uma boa recuperação, Enea Bastianini, Luca Marini, Ai Ogura e Fabio Quartararo, que completou o top-10.

Álex Rins, Raúl Fernández, Augusto Fernández, Maverick Viñales (que teve de começar do pitlane devido a um problema na sua moto antes do arranque) e Lorenzo Savadori completaram os pilotos nos lugares pontuáveis, à frente de Somkiat Chantra e de Johann Zarco, que caiu, mas ainda terminou a corrida. Para além de Marc Márquez (que perde a liderança do Mundial para o irmão Álex), não terminaram Fermín Aldeguer, Joan Mir e Pedro Acosta (todos devido a quedas) e Brad Binder (com problemas na moto).

PILOTO DO DIA

Francesco Bagnaia (Ducati) – Se, por um lado, a vitória lhe caiu um pouco no colo devido à queda do companheiro de equipa, é justo reforçar, por outro lado, que o italiano esteve melhor do que nos outros Grandes Prémios, sendo mais rápido do que Álex Márquez e estando em posição para ganhar quando Marc caiu.

DESILUSÃO DO DIA

Marc Márquez (Ducati) – Parecia que ia ser mais um passeio de domingo para o mais velho dos irmãos Márquez, mas um erro não-forçado retirou-o da corrida e também a liderança do Mundial. Não é esperado que o espanhol dê muitas mais borlas deste género, mas desta vez cometeu um erro que lhe custou caro.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.