Jakub Mensik faz história e vence Masters de Miami

- Advertisement -

A promessa checa, Jakub Mensik, realizou um torneio excecional e derrotou o seu ídolo, Novak Djokovic, na final, e impediu-o de chegar aos 100 títulos. Esteve a instantes de desistir do torneio, devido a lesão, mas acaba a vencer o primeiro título da carreira, e logo o Masters de Miami.

Robert Bautista-Augut, Jack Draper, campeão em Indian Wells, Roman Safiullin, Thomas Machac, que abandonou o torneio por lesão, Arthur Fils, Taylor Fritz e Novak Djokovic, em busca do título número 100 da carreira, foi a “montanha” que Jakub Mensik teve de escalar para vencer o seu primeiro título da sua, ainda, curta carreira.

Destaco o encontro, na segunda ronda, contra o britânico e em excelente forma, Jack Draper, onde a promessa da Chéquia demostrou o seu nível e para o que vinha. Disparou 21 ases e derrotou Draper por 2-0, com os parciais 7-6 (2) e 7-6(3).

Numa fase mais adiantada da competição, Mensik teve Arthur Fils pela frente e venceu, outra vez, por 2 sets sem resposta. Após este jogo tornou-se o primeiro tenista nascido em 2005, a chegar a umas meias-finais de um Masters 1000.

Já nas meias-finais defrontou um tenista da casa, Taylor Fritz e outra vez, sem ser o favorito à passagem à final, derrotou o número quatro do mundo. Num jogo frenético, foi um tie-break no último e derradeiro set que determinou quem ia disputar o troféu numa final com Novak Djokovic. O tenista de 19 anos derrotou o norte-americano por 2-1 com os parciais 7-6 (4), 4-6 e 7-6 (4).

Na final defrontou nada mais nada menos que o tenista mais titulado de sempre. Novak Djokovic. Num encontro que começou várias horas atrasado devido às condições climatéricas. Com um serviço “perfeito” criou muitas dificuldades na resposta ao sérvio. Jakub Mensik derrotou Novak por 2-0 com mais dois tie-breaks vitoriosos. Duplo 7-6 (4) foi o resultado de um encontro inspirado por parte da promessa checa.

Após o final do encontro, os dois tenistas trocaram palavras de apreço e de consideração, não fosse Novak Djokovic o ídolo de Jakub Mensik e a sua grande inspiração.  Na cerimónia da comemoração do título, a jovem promessa proferiu algumas palavras: «Novak, todos a gente sabe que para mim tu és o tal. (…) Não há tarefa mais difícil do que derrotar-te numa final. Obrigado por tudo aquilo que fizeste por este desporto. És uma pessoa incrível e o melhor de todos os tempos».

O ténis não pára e os olhos já estão postos no próximo grande torneio, Masters 1000 de Monte Carlo, no Monaco.

Subscreve!

Artigos Populares

Futsal: Portugal tem presença garantida em nova competição

Portugal conseguiu o apuramento para a final do Euro Futsal 2026 e vai voltar a participar na Finalíssima Intercontinental.

Marc-André ter Stegen sobre lesão grave: «Este é especialmente difícil para mim»

Marc-André ter Stegen deixou uma mensagem nas suas redes sociais após sofrer uma lesão no tendão da perna esquerda. 

Avançado deixa mensagem de despedida ao Benfica: «Estou eternamente agradecido»

José Melro deixou o Benfica no mercado de transferências de inverno. O ponta de lança assinou com o Marítimo.

Estoril Praia iguala marca de FC Porto e faz mira ao Benfica

O Estoril Praia passou a ser o terceiro melhor ataque da Primeira Liga, em igualdade com o FC Porto e somente superado por Benfica e Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Bahia investe 9 milhões de euros em jogador do Tottenham

O Bahia está muito perto de confirmar a contratação de Alejo Véliz por nove milhões de euros. O jogador representa o Tottenham, mas está cedido.

Eden Hazard elege José Mourinho como o melhor treinador na sua carreira profissional e confessa: «Não quis inspirar-me em Cristiano Ronaldo»

Eden Hazard elegeu José Mourinho como o melhor treinador da sua carreira profissional. Os dois estiveram juntos no Chelsea entre 2013 e 2015.

Barcelona: já é conhecido o sucessor (provisório) de Joan Laporta

Rafa Yuste vai suceder a Joan Laporta como presidente do Barcelona, assumindo a posição de interino até ao final da temporada.