Boavista | Manutenção Impossível?

- Advertisement -

A sete jornadas do fim da Primeira Liga, os clubes em situação mais delicada começam a sacar das calculadoras e a tentar perceber onde poderão ir buscar os pontos que lhes têm escapado. Para o Boavista, este desconforto já não é novidade nenhuma. Depois de se salvar nos últimos segundos da época passada, volta a estar “com a corda ao pescoço” e precisa de operar um pequeno milagre.

Com apenas três pontos somados desde o Natal (na receção ao Santa Clara) e 15 no total do campeonato, a turma do Bessa está a oito pontos do lugar seguro do Estrela da Amadora, bem como do lugar de play-off do AVS SAD.

Lito Vidigal assumiu o comando técnico da equipa da invicta em fevereiro, numa missão que se sabia ser muito complicada. A direção do emblema das panteras apostou num técnico que já conhecia a casa e que inclusivamente tinha feito uma passagem bem conseguida pelo Bessa.

Lito Vidigal Boavista
Fonte: Boavista FC

O treinador angolano falou em “ganhar cinco jogos” para a equipa se intrometer na luta pela permanência. Estas declarações foram feitas precisamente antes da vitória diante do Santa Clara que despertou o otimismo dos adeptos boavisteiros.

Depois disso, três derrotas consecutivas atribuíram a esse objetivo um nível de dificuldade quase hercúleo. Poucas equipas escaparam à despromoção com 15 pontos (ou menos) à 27.ª jornada do campeonato. O Tondela conseguiu essa proeza em 2015/16, quando nos últimos sete encontros somou 16 pontos, acabando com 30 na antepenúltima posição da tabela.

Depois do levantamento da proibição de inscrever jogadores, o Boavista aproveitou o mercado de inverno para se reforçar, em grande parte com jogadores experientes e conhecidos de outras andanças. Destaque para o médio neerlandês Marco van Ginkel, que veio adicionar classe ao meio-campo, e para o guardião checo Tomas Vaclik, que tem dado segurança a uma posição fustigada por lesões.

Boavista Jogadores
Fonte: Boavista FC

O estilo de jogo mais direto implementado por Vidigal esbarra na falta de um ponta de lança com maior capacidade de segurar a bola. A equipa entrega frequentemente a posse de bola ao adversário e tem dificuldade em aproveitar as oportunidades de contra-ataque. O “chutão para a frente” não está a resultar e os médios deveriam funcionar como elemento de ligação, já que existem elementos com qualidade para desempenhar esse papel. As substituições efetuadas nos últimos encontros são no mínimo discutíveis, com uma tendência preocupante para fazer “desaparecer” o meio-campo.

O que resta do calendário também não augura nada de bom. Dos encontros por disputar, apenas três são em casa e dois deles são contra Sporting e FC Porto. Pelo lado otimista, o Boavista amealhou até agora mais pontos fora de casa do que no Bessa.

No último encontro, um Gil Vicente também aflito conseguiu dominar o jogo e aproveitar os momentos de desconcentração dos homens da casa para sentenciar a partida. Após o segundo golo gilista, notou-se a falta de crença em todo o estádio e nos próprios jogadores. Faltam sete jogos decisivos, em que a capacidade lutadora vai ser determinante para o destino das panteras. O próximo é já na segunda-feira, em Paços de Ferreira, frente ao Rio Ave.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo pode deixar Al Nassr e já é conhecido o valor da cláusula de rescisão do português

Cristiano Ronaldo pode deixar o Al Nassr. Avançado não está satisfeito com diferença de tratamento para com o Al Hilal.

João Henriques e o embate com o Sporting na Taça de Portugal: «Somos ‘outsiders’ e tudo pode acontecer»

João Henriques marcou presença na conferência de imprensa de antevisão aos quartos-de-final da Taça de Portugal entre o AVS SAD e o Sporting.

Álvaro Arbeloa sob fogo no balneário do Real Madrid e com problemas para ganhar o respeito de alguns jogadores

Não está a ser fácil a caminhada de Álvaro Arbeloa no Real Madrid. Balneário tem dúvidas quanto à continuidade do técnico no clube.

Adriano Firmino deixa o Santa Clara e ruma à Liga da China

O Santa Clara anunciou a saída do médio Adriano Firmino, depois de três temporadas e meia no clube. O brasileiro assinou pelo Wuhan Three Towns.

PUB

Mais Artigos Populares

Fredrik Aursnes criticado por antigo internacional norueguês: «Seleção não é para quando apetece»

Fredrik Aursnes foi criticado por Yaw Amankwah por mostrar interesse em voltar à seleção para o Mundial 2026, depois de não ter participado na qualificação.

Diretor do Al Hilal responde a Cristiano Ronaldo: «Têm de lhe perguntar o que se passa»

Esteve Calzada, diretor executivo do Al Hilal, falou da atualidade do clube. Dirigente respondeu a Cristiano Ronaldo.

Darwin Núñez pode deixar o Al Hilal depois de apenas 6 meses e tem interessado com urgência para fechar negócio

Darwin Núñez é alvo do Fenerbahçe. O avançado uruguaio chegou ao Al Hilal no verão e pode voltar a trocar de clube neste mercado.