Quem irá agarrar os últimos lugares do top 8? | Hóquei em Patins

modalidades cabeçalho

Cinco equipas lutam para sobreviver ao corte: restam três lugares

Com quatro jornadas por disputar, a luta pelos últimos três lugares de acesso ao top 8 — e, por consequência, ao play-off de campeão — está ao rubro. Com os cinco primeiros praticamente garantidos (Sporting, Benfica, FC Porto, OC Barcelos e Oliveirense), resta perceber quem conseguirá manter a consistência até final e evitar o corte.

Juventude Pacense (6.º lugar, 25 pontos, 21 jogos)

Tem sido uma das boas surpresas da temporada, a par do Barcelos.
Com um ataque bastante eficaz (74 golos marcados), tem sabido contrariar as fragilidades defensivas (96 golos sofridos, a pior defesa entre os primeiros 12 classificados). Com um calendário que inclui um jogo teoricamente acessível frente ao Riba d’Ave e ainda duelos diretos contra SC Tomar e Sanjoanense, a Juventude Pacense depende apenas de si para garantir a qualificação.

O jogo em atraso poderá ser uma vantagem decisiva numa corrida tão equilibrada, mas será preciso mais solidez defensiva para evitar surpresas desagradáveis, assim como contrariar o decréscimo de forma recente.

AD Valongo (7.º lugar, 25 pontos, 22 jogos)

O Valongo está a viver uma temporada de altos e (muitos)baixos, com um ambiente pouco famoso para os lados da região.
No entanto, o regresso do forte apoio dos adeptos ao “San Siro” pode ser uma arma fundamental nesta reta final. Com 56 golos marcados e 77 sofridos, os números não impressionam, mas o histórico da equipa em fases decisivas e o ambiente caseiro podem fazer a diferença, algo que tem-se traduzido nos últimos jogos, onde o emblema e a história pesam.

O calendário reserva um confronto direto com o HC Braga (9.º) que poderá ser absolutamente decisivo, além de uma visita ao terreno do FC Porto. A margem de erro é curta, mas o apoio da massa adepta poderá empurrar a equipa para os lugares de apuramento, um prémio pouco imaginado pelo clube durante a época, devido à irregularidade e à divisão no clube.

SC Tomar (8.º lugar, 24 pontos, 21 jogos)

Com uma época marcada pela irregularidade, o SC Tomar entra nesta fase em desvantagem no confronto direto com Valongo e Pacense. A diferença de golos (57 marcados e 56 sofridos) mostra equilíbrio, mas também revela dificuldades em desbloquear jogos.

Enfrenta adversários diretos como Juventude Pacense e Sanjoanense até ao fim, pelo que os próximos jogos serão tudo menos tranquilos. Um deslize pode custar a qualificação, mas a equipa tem argumentos para lutar até ao fim.

HC Braga (9.º lugar, 23 pontos, 21 jogos)

A apenas um ponto do top 8, e com um jogo por disputar em relação à AD Valongo, a equipa bracarense está muito viva na corrida. No entanto, a reta final será complicada, cheia de confrontos com adversários diretos: defrontam Valongo, Tomar, Sanjoanense, e têm também pela frente a visita a Paços de Ferreira.

Com 61 golos marcados e 75 sofridos, o Braga não tem convencido defensivamente. Vai precisar de pelo menos duas vitórias para entrar nas contas, o que será exigente dada a dificuldade do calendário.

AD Sanjoanense (10.º lugar, 22 pontos, 21 jogos)

Com um pavilhão que tem sido sempre uma casa difícil para qualquer adversário, a Sanjoanense pode ser a grande surpresa deste final de época. Tem confronto direto com HC Braga e encontros com equipas aflitas, além duma visita à luz, o que significa que depende em parte de si própria para subir à zona de qualificação.

Se conseguir manter o rendimento em casa, onde costuma ser forte, pode muito bem intrometer-se na luta final.

Com isto, prevejo as seguintes equipas a entrar no “corte” do top-8, avançando para os playoffs: Juventude Pacense, pela qualidade demonstrada ao longo da época, AD Valongo, pela experiência nestes momentos decisivos, e AD Sanjoanense como a minha “wildcard”, uma equipa em crescendo, com grande ambiente seja em casa e fora, aliada à capacidade do seu treinador, Reinaldo Ventura.

Consigo imaginar SC Tomar e HC Braga a lutar até ao fim, mas ficando ligeiramente aquém — sobretudo se não pontuarem nos confrontos entre si.

Subscreve!

Artigos Populares

Já se sabe quantos anos de contrato João Félix vai assinar no Al Nassr

João Félix vai deixar o Chelsea e rumar ao Al Nassr. Internacional português assinará um contrato de duas temporadas.

João Félix está mesmo fechado no Al Nassr: Eis os valores

João Félix vai deixar o Chelsea e rumar ao Al Nassr. Internacional português desviado ao Benfica nas últimas horas.

Benfica revela grave lesão de Bruma: «Estamos contigo»

O Benfica emitiu um comunicado oficial sobre a lesão de Bruma. Avançado sofreu uma rotura completa do tendão de Aquiles esquerdo.

Premier League chega aos 30 milhões de euros por Franjo Ivanovic e preferência pelo avançado no Benfica pode ser fundamental

O futuro de Franjo Ivanovic está perto de estar resolvido, mas ainda não há decisão em definitivo. Premier League chama pelo avançado.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto define prioridade no mercado para reforçar equipa de Francesco Farioli

O FC Porto definiu o perfil de defesa central que quer para atacar a época. Dragões querem reforço para o lado esquerdo.

Franco Israel diz adeus ao Sporting: «Clube gigante, adeptos magníficos e um grupo de companheiros excecional»

Franco Israel deixou o Sporting e rumou ao Torino. Guarda-redes uruguaio com mensagem de despedida nas redes sociais.

O primeiro desenho do Benfica em 2025/26

O Benfica apresentou-se aos sócios e adeptos na Eusébio Cup. A primeira demonstração para o público de uma equipa renovada em nomes.