João Tavares em exclusivo: «Queremos voltar a colocar o Belenenses na Segunda Liga»

João Tavares fez a antevisão do encontro Belenenses x Fafe, a contar para 12ª. jornada da Fase de Promoção da Liga 3, em exclusivo para o Bola na Rede.

João Tavares falou em exclusivo com o Bola na Rede. O Belenenses vai defrontar o Fafe, em duelo a contar para a 12ª. jornada da fase de promoção da Liga 3. Atualmente, a equipa de Belém ocupa o 4º. lugar da competição e procura vencer perante os seus adeptos e dar um passo importante na subida de divisão à Segunda Liga. O jogo está marcado para este domingo às 19:30.

João Tavares começou por abordar as expectativas para o encontro frente ao Fafe:

«Não podemos mentir, vai ser um jogo decisivo tanto para o Belenenses como para o Fafe nos objetivos que são comuns, neste caso a subida de divisão. Sabemos que vai ser um jogo muito difícil, o Fafe é uma equipa que desde início do campeonato assumiu a candidatura á subida de divisão. Nós já os vencemos na primeira volta, mas acho que eles entretanto ficaram mais fortes e certamente melhoraram. Os últimos jogos provam isso e sabemos que vai ser um jogo exigente. Esta liga tem sido muito disputada e equilibrada».

O médio destacou a qualidade do adversário, especialmente no ataque:

«Do pouco que eu conheço e de ter jogado apenas uma vez contra eles, é uma equipa que tem avançados muito fortes, o próprio Tiago Leite tem bastantes golos. Gostam de procurar muito os avançados em situações de cruzamentos como também em bolas em profundidade e é algo que temos de estar atentos como é obvio. Os outros jogadores também são perigosos, mas sabemos que o Tiago Leite tem sido o jogador com mais destaque. Sabemos que o adversário vem motivado para nos ganhar e continuarem na luta pelo seu objetivo».

João Tavares recordou a vitória por 1-0 no primeiro embate entre as equipas, mas antecipou um jogo diferente no Restelo:

«Dinâmicas diferentes vai ter sempre porque é um jogo novo. Nós jogamos sempre todos os jogos a tentar assumir o controlo do jogo, a ter mais posse de bola que a equipa adversária, jogamos sempre de igual para igual seja em casa ou fora. O que nós queremos é isso, assumir o jogo e ter o controlo total. Caro que o Fafe nos vai tentar complicar, mas sim certamente vai ter dinâmicas diferentes, será um jogo muito mais decisivo, em termos emocionais também acho que é um jogo diferente porque também se aproxima do fim. Pode ser um jogo mais jogado em termos de coração e não tanto mental, mas nós queremos a parte mental e emocional equilibradas para fazermos um bom jogo».

O médio destacou a união do balneário e a boa resposta da equipa, mesmo nas fases menos positivas:

«As semanas têm sido boas. O grupo é fantástico, mesmo quando tivemos numa fase menos boa conseguimos nos superiorizar. Nas fases boas também não nos deslumbramos e não relaxamos. A verdade é que vimos de 4 jogos sem perder, mas gostávamos de ter mais uma ou duas vitórias nesses quatro jogos e certamente agora teríamos mais tranquilos. Isso agora já passou. O importante é que estamos a trabalhar bem, o pessoal que joga, o pessoal que não joga estamos todos no mesmo rumo».

João Tavares reconhece que o encontro frente ao Fafe pode ser determinante na luta pela subida de divisão:

«Sim, acho que ganhando é um passo muito importante porque sabemos que também vai haver o confronto entre o Sporting B e o Varzim. Psicologicamente é um passo muito importante».

O médio do Belenenses falou sobre as dificuldades na adaptação ao clube, mas reconheceu o apoio da estrutura e das pessoas ligadas aos azuis do restelo:

«Demorou um pouco a adaptação porque em termos físicos não estava muito bem preparado devido ao pouco de tempo que estava a ter no Marítimo e vinha de uma lesão um pouco prolongada. Em termos de grupo e da receção das pessoas do clube foi fantástico e senti logo uma energia muito positiva. Em relação à liga, é uma liga diferente que nunca tinha jogado, penso que é muito mais disputada e equilibrada. Os jogos são mais imprevisíveis porque sinto que não há equipas muito superiores a outras, pelo menos nesta fase da competição. Acho que fui melhorando ao longo de tempo, percebendo as dinâmicas da equipa e ganhado forma física, também devido á ajuda dos meus colegas e equipa técnica e no geral a adaptação foi boa».

Questionado sobre as diferenças entre a Liga 3 e a Segunda Liga, João Tavares reconheceu as diferenças, mas valorizou a competitividade e a exigência da competição:

«Sim, senti diferenças como é óbvio. Não é uma diferença tão grande, até porque é uma fase muito decisiva, mas sim há diferenças como sentes também da Segunda Liga para a Primeira Liga, é normal. Ainda assim, a Liga 3 também é muito boa e muito competitiva, e a realidade é que jogadores jovens conseguem ganhar muita experiência nesta liga para depois dar o salto para outros patamares».

Quanto ao futuro, o médio revelou as suas ambições a curto e médio prazo:

«A curto prazo é claramente a subida com o Belenenses e o regresso á Segunda Liga do clube. Nos objetivos a médio prazo gostava de poder voltar á Primeira Liga, cheguei a jogar lá no Feirense e gostava de voltar a esse patamar e a pisar esses palcos. Também gostava de ter uma experiência no estrangeiro».

João Tavares deixou uma mensagem especial aos adeptos do Belenenses:

«Gostava só de pedir o apoio dos adeptos e que viessem em força porque é de facto, um jogo muito decisivo e ambos queremos colocar o Belenenses, sendo o clube histórico que é, para já na Segunda Liga. No jogo passado na deslocação a Varzim, vivemos um momento muito bonito porque o estádio estava praticamente cheio. Claro que o nosso estádio é diferente porque também tem mais capacidade, se tivermos esse número de pessoas já é algo importante para nós porque claramente são um pilar importante do nosso jogo e da nossa equipa».

Rodrigo Lima
Rodrigo Limahttp://www.bolanarede.pt
Rodrigo é licenciado em Ciências da Comunicação e trabalha atualmente na área do jornalismo desportivo. Apaixonado pelo mundo do desporto, tem no futebol a sua principal área de interesse e análise.

Subscreve!

Artigos Populares

Nem os jogadores do FC Porto sabiam da chegada de Luuk de Jong, reforço surpresa dos azuis e brancos

Luuk de Jong foi a grande surpresa do FC Porto no dia de apresentação aos sócios. Jogadores do plantel também desconheciam contratação.

Eis os onzes oficiais do jogo de apresentação do FC Porto aos sócios diante do Atlético Madrid

O FC Porto defronta o Atlético Madrid na apresentação aos sócios e adeptos. Já são conhecidos os onzes das duas equipas.

Ruturas de Aquiles e a NBA: Uma história (recente) devastadora

Enquanto atleta escolar, apenas me deparei com uma situação...

Luuk de Jong é reforço surpresa do FC Porto e foi apresentado no Estádio do Dragão

Surpresa no Estádio do Dragão! Luuk de Jong foi apresentado aos adeptos e reforça o ataque do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

GP Hungria: McLaren aproveita falhas da Ferrari e Lando Norris vence

A equipa McLaren, mais uma vez, brilhou na Hungria com uma boa estratégia e a Ferrari estragou a sua própria festa.

Diretor desportivo do Bayern Munique confirma proximidade da saída de João Palhinha

João Palhinha está a caminho do Tottenham. Diretor desportivo dos alemães confirmou proximidade da saída do Bayern Munique.

Já foi alcançado o princípio de acordo para a saída de Son Heung-min do Tottenham e a chegada ao novo clube

Son Heung-min já se despediu do Tottenham. Los Angeles FC tem princípio de acordo para a contratação do extremo.