📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Antevisão Giro d’Italia: Um Giro menos giro

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O Giro está pronto para ir para a estrada, com uma sensação de desencanto que deixo a explicação para o fim. A primeira das grandes voltas que faz a rentrée do período que atrai maior interesse mediático traz uma inovação logo no seu início.

O início na Albânia dá um ar de novidade à competição. Contudo, não são as três tiradas iniciais que irão ser decisivas nas contas finais. Os sprinters terão logo à partida algumas das poucas oportunidades para se evidenciarem na prova. Este começo permite tirar as primeiras ilações sobre o estado de Wout van Aert, da Visma-Lease a Bike, um dos principais sprinters do pelotão internacional, depois de recuperar de lesão.

No entanto, esta incursão pelos balcãs parece favorecer Mads Pedersen, da Lids-Trek, com características para finais acidentados. O dinamarquês vem bem apetrechado à partida do Giro. A vitória na geral do Tour de la Provence e especialmente a conquista da camisola dos pontos do Paris Nice parece ser um bom pronuncio para o sprinter.

O seu companheiro de equipa, Jonathan Milan, Fernando Gaviria, da Movistar, Karen Groves, da Alpecin-Deceuninck que venceu a camisola dos nas duas últimas edições da Volta a Espanha e Biniam Girmay, da Intermarché–Wanty, que ganha a classificação dos pontos do Tour, em 2024.

Já quanto aos candidatos à camisola rosa terão de esperar pelo final da primeira semana para a primeira chegada em alta montanha, na sétima etapa, que liga Castel di Sangro a Tagliacozzo.

As decisões ficarão certamente apenas para a última semana, no norte do país transalpino. A chegada a San Valentino, com uma contagem de primeira categoria no final, o final em Champoluc, na 19ª tirada e, no dia a seguir, a subida ao Colle delle Finestre, ponto de maior altitude na edição deste ano, vão fazer diferenças nos tempos da classificação geral, além dos dois contrarrelógios individuais.

À cabeça dos maiores candidatos à rosa, estão dois ciclistas. O primeiro já muito experiente é Primoz Roglic, da Red Bull Bora-hansgrohe. Aos 35 anos, o vencedor da geral em 2023 preparou-se quase em exclusivo para esta prova, uma vez que em 2024 só participou na Volta a Catalunha, em que venceu a amarela, e a Volta ao Algarve.

A sua equipa tem um painel de luxo ao seu dispor em que se destaca Dani Martinez e Jai Hindrey, vencedor em 2022, que também podem funcionar como planos alternativos, caso o esloveno fraqueje nos dias de alta montanha.

Na linha da frente dos favoritos, Juan Ayuso, da UAE Emirates, também tem de ser considerado. Aos 22 anos, o espanhol venceu, em 2025, o Tirreno-Adriatico, a camisola da juventude da Volta à Catalunha e mais duas provas de um dia. O ciclista destacou-se na Vuelta de 2024, ao ficar em segundo lugar geral, e demonstra uma rapidez em montanha e uma capacidade técnica que o parecem destinar a grandes feitos no ciclismo.

Precisamente, na UAE Emirates, estão as duas maiores desilusões à partida do Giro. A ausência de Tadej Pogacar, vencedor da geral em 2024 do Giro e do Tour, deixa a competição órfã de um dos potenciais grandes destaques. Por outro lado, é sempre estranho o vencedor da edição passada não marcar presença na competição para defender o que conquistou.

Já a outra grande ausência, do lado dos portugueses, é João Almeida. O ciclista preferiu concentrar-se noutras competições e, depois da vitória na geral do Tour de Romandie, aponta à preparação para a Volta à Suíça. Este ano não haverá qualquer português a representar nas estradas o país, o que, em grandes voltas, já não é tão habitual.

Provavelmente estamos mal habituados, atendendo ao estado do ciclismo nacional…. Siga a competição porque certamente vai ser muito interessante de acompanhar o Giro, como qualquer grande volta é!

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta quer continuidade de Gabriel Jesus: «Tem muito a oferecer à equipa»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, descarta o cenário de saída de Gabriel Jesus em janeiro. Viktor Gyokeres tem concorrência.

Ruben Amorim continua a não contar com jogador, que deixará Manchester United

Tyrell Malacia vai sair do Manchester United. Lateral neerlandês continua fora dos planos de Ruben Amorim.

Liverpool chega aos 100 milhões de euros por avançado para ocupar vaga de Mohamed Salah

O Liverpool pretende reforçar o ataque para colmatar uma possível venda de Mohamed Salah. Yan Diomande está na lista dos reds.

Nuno Espírito Santo aborda baixas pela CAN 2025 e elogia jogador do West Ham: «O que dá à equipa é enorme»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do West Ham x Aston Villa da Premier League. Treinador destacou Jarrod Bowen.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho e os últimos jogos do Benfica: «Com o Nápoles foi conseguido do primeiro ao último minuto»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.

José Mourinho elogia Moreirense e diz: «Temos de ir com a vitória no pensamento»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.

Regresso a Alvalade: Os onzes prováveis do Sporting x AVS SAD para a Primeira Liga

O Sporting recebe o AVS SAD para a jornada 14 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da respetiva partida.