Uma vitória suada | Sporting x Benfica

O atual campeão nacional, Sporting encontrou-se com o vencedor da Taça da Liga, e segundo classificado, Benfica num dos jogos mais importantes do futebol português, a final da Taça de Portugal, no Jamor.

À entrada para esta final o favoritismo estava do lado sportinguista que tinha acabado de vencer o bicampeonato, algo que não acontecia há mais de 70 anos. Contudo, os primeiros 45 minutos foram do Benfica. As iniciativas partiram todas da equipa de Bruno Lage. Variações, investidas individuais e duas oportunidades claras, ditaram o que foi a primeira parte.

Já o Sporting, não conseguiu ser constante no último terço. Em alguns momentos, teve bola, mas a falta de ideias foi evidente. Era notório o desespero em ativar Gyokeres, algo que dificultou a imposição dos leões.

Na chegada dos balneários, o Benfica continuo com o pêndulo ofensivo e chegou à vantagem com Kokçu. O turco, conseguiu, finalmente, aparecer em jogos grandes. E desta feita, com a sua especialidade, o remate fora da área.

Morten Hjulmand
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

No entanto, as águias, apesar da vantagem, não souberam jogar com ela e foram perdendo o controlo do jogo ao longo da segunda parte. Bruno Lage decidiu “prender” a equipa com as entradas de Renato Sanches, Leandro Barreiro e, em contrapartida, Rui Borges soube mexer, principalmente com a entrada de Harder. O dinamarquês posicionou-se pela esquerda e conseguiu ter impacto.

Até que já na reta final, e após uma exibição apagada, Viktor Gyokeres apareceu. O internacional conquistou, para lá dos 90 minutos, uma penalidade que viria a deixar o Benfica de rastos.

E no prolongamento, a lógica, tendo em conta o que estava a acontecer, os leões dilataram, por duas oportunidades, o resultado. Foi preciso chegar a esta altura da final para os campeões nacionais se imporem. Até ao golo do avançado sportinguista, a superioridade do Benfica foi evidente.

Sem jogadores para fazer a diferença, a equipa da luz sofreu e Harder, aos 99 minutos, com uma impulsão digna de registo deu a vantagem e, posteriormente, Trincão, aos 120, selaram uma temporada que ficará na história do Sporting.

A dobradinha veio e confirma as expectativas do início da época. O Sporting é, atualmente, a melhor equipa em Portugal. Numa altura em que os níveis de competitividade estão muito abaixo, os leões aproveitam para se evidenciar.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Gouveia vê a sua saída do Benfica adiada por alguns dias

Tiago Gouveia pode estar perto de trocar o Benfica pelo Nice, mas a mudança do jogador apenas se dará depois do playoff da Champions League, no qual as águias enfrentarão o Fenrbahçe.

Colónia regressa à Bundesliga com uma vitória e assistência de ex-Benfica

O Colónia foi ao terreno do Mainz vencer por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Bundesliga.

Como rejeita proposta de 70 milhões de euros do Tottenham por uma das estrelas da equipa

O Como não aceitou uma oferta avaliada em 70 milhões de euros por Nico Paz. O médio argentino está a cumprir a segunda época no clube da Serie A.

AVS SAD surpreende e empata com o Braga para a Primeira Liga

O AVS SAD foi ao Minho empatar com o Braga a duas bolas, num encontro relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting insiste no empréstimo de Jota Silva: leões querem cedência sem custos

O Sporting continua interessado na contratação de Jota Silva. Os leões querem fechar um empréstimo sem custos, mas o Nottingham Forest pretende garantir uma verba com o avançado português.

Antigo candidato às eleições do Benfica pede a Rui Costa a contratação de Rodrigo Mora: «O que não pode acontecer é deixar escapar»

Bruno Costa Carvalho apelou à contratação de Rodrigo Mora por parte do Benfica. O antigo candidato à presidência dos encarnados pediu a Rui Costa para pagar os 70 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Bruno Fernandes lamenta empate do Manchester United com Fulham e explica penálti falhado: «Chutei muito mal a bola»

Bruno Fernandes fez a análise do empate a um golo entre o Manchester United e o Fulham, da segunda jornada da Premier League.