Matheus Reis pisou a cabeça de Andrea Belotti na final da Taça de Portugal. Benfica pondera fazer queixa-crima contra defesa.
O Benfica está a pensar avançar com uma queixa-crime no Ministério Público contra Matheus Reis, devido ao pisão na cabeça de Andrea Belotti, na final da Taça de Portugal. A garantia é dada pelo jornal A Bola.
A participação terá de ser feita em nome de Andrea Belotti e o advogado João Caiado Guerreio aponta que o caso poderá enquadrar-se no âmbito do artigo 143.º do código penal – Ofensa à integridade física simples. Matheus Reis pisou a cabeça de Andrea Belotti aos 90+5 minutos, um lance que valeu fortes críticas de Rui Costa, presidente do Benfica, à arbitragem.
Artigo 143.º do Código Penal — Ofensa à integridade física simples
1 – Quem ofender o corpo ou a saúde de outra pessoa é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa.
2 – Se a ofensa prevista no número anterior for praticada contra agente das forças ou dos serviços de segurança, ou guarda prisional, no exercício das suas funções ou por causa delas, o agressor é punido com pena de prisão de 1 a 4 anos.
3 – O procedimento criminal depende de queixa, salvo no caso previsto no número anterior e no caso de ofensa praticada contra profissional na área da educação e da saúde, bem como contra profissional que desempenhe funções de inspeção e de interação com o público na Autoridade Tributária e Aduaneira e na Autoridade Tributária e Aduaneira da Região Autónoma da Madeira, e contra agentes de fiscalização e fiscais de exploração das empresas concessionárias ou prestadoras de serviço de transporte coletivo de passageiros, no exercício das suas funções ou por causa delas.
4 – O tribunal pode dispensar de pena quando:
a) Tiver havido lesões recíprocas e se não tiver provado qual dos contendores agrediu primeiro; ou
b) O agente tiver unicamente exercido retorsão sobre o agressor.