Alemanha 1-2 Portugal | Ele agita e não é pouco

Não foi fácil, mas a classificação foi garantida. Por areias movediças, Portugal venceu por 1-2, em Munique, a Alemanha, algo que não acontecia há 25 anos. Uma noite histórica em que o segredo estava no banco.

Num jogo, onde as polémicas foram levantadas antes sequer de a bola estar a rolar, face ao posicionamento de João Neves, a ala direito, e a colocação de Vitinha no banco de suplentes, foi a melhor entrada na “era Martinez”, tendo em conta o adversário.

A velocidade com que Portugal recuperava a bola nos primeiros 15 minutos, é de salientar. Além de que, conseguiu somar oportunidades de golo, tanto por Pedro Neto como por Cristiano Ronaldo.

No entanto, foi apenas “fogo de vista”. A partir desse minuto, a seleção demonstrou algo que já foi visto nos últimos jogos, pouca capacidade de ter bola e acima de tudo sem controlo defensivo. A Alemanha bastava subir o bloco e as oportunidades surgiam com naturalidade. Wirtz e Mittelstadt na esquerda e Kimmich e Sané na direita foram um martírio perante uma seleção apática.

Portugal, ao longo da primeira parte, só criou pela esquerda com Pedro Neto e Nuno Mendes. Ambos foram os mais desinibidos. Mas lá está, os dois não são jogadores de definição, faltou “chamar” Bruno Fernandes e Trincão que estiveram desaparecidos.

Contradizendo tudo o que falei até aqui, a segunda parte da seleção lusa foi impecável, apesar do golo sofrido, principalmente a partir dos 58 minutos. Coincidência, ou não, foi quando Francisco Conceição e Vitinha entraram. O nível técnico aumentou e o golo surgiu pouco tempo depois.

Com as substituições a equipa ficou a ganhar. Quem entrou somou e quem estava melhorou. Ter jogadores como estes no banco pode mudar o rumo de uma partida. É lamentável que Vitinha tenha ficado de fora das escolhas principais. Não há desculpas, os melhores têm de jogar.

Numa toada positiva, e intensa, Portugal continuou a demonstrar que poderia vencer e, após uma grande jogada do melhor lateral esquerdo do mundo, Cristiano Ronaldo apenas teve de encostar e levar Portugal para a final da Liga das Nações.

Perspetivando o adversário de domingo, Portugal não terá tarefa fácil. Seja França ou Espanha é importante que as escolhas iniciais de Roberto Martinez deem garantias competitivas para vencer, novamente, este troféu.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.