João Noronha Lopes lança candidatura: «Que banho de benfiquismo, que vontade de entrar em campo»

João Noronha Lopes apresentou esta quinta-feira a sua candidatura à presidência do Benfica. As eleições estão marcadas para outubro.

João Noronha Lopes apresentou durante esta quinta-feira a sua candidatura à presidência do Benfica. O empresário organizou um evento na Junta de Freguesia de Benfica, que contou com várias figuras do universo do clube, como Nuno Gomes (ex-futebolista), Vítor Paneira (ex-futebolista e treinador), Ricardo Araújo Pereira (humorista) ou Pedro Ribeiro (radialista).

Eis o discurso de Noronha Lopes:

«Boa tarde, Benfica. Que alegria, que banho de benfiquismo, que vontade de entrar em campo. Um agradecimento e um pedido de desculpas às centenas que ficaram lá fora e não puderam entrar por razões de segurança. Tive a oportunidade de lhes falar e dizer que o caminho começa hoje e precisamos deles».

«Esta é a verdadeira mística do Glorioso, a união que vai fazer a nossa força. Quero agradecer ao meu pai, do alto dos 91 anos nos está a ver aqui hoje. Foi com ele no estádio antigo que aprendi a ser Benfica e tive um dos maiores privilégios, de ver jogar o maior de todos, o nosso Rei Eusébio da Silva Ferreira. Obrigado, pai».

«Quero agradecer ao Manuel Vilarinho pelas suas palavras e presença. Há 25 anos quando o nosso clube estava ameaçado estive entre os que o lançaram para a presidência. Nos momento difíceis o Benfica pode contar contigo. Obrigado, presidente».

«Hoje começamos uma caminhada nova, num lugar simbólico pelo que nos orgulhamos e inspirador para o futuro que ambicionamos. É bom ver gente diferente de vários sítios do país. É esta a nossa gente, um clube do Povo que veste Portugal com as cores do Manto Sagrado».

«A caminhada não é o prolongar de 2020 nem o ajuste de contas. Sou livre, não sou empurrado por ninguém nem aguardo que os outros decidam. Estou aqui como candidato com uma enorme alegria. Apresento-me em eleições com enorme alegria e uma vontade inabalável de ajudar a construir a catedral rubra da alma do Benfica. Quero ser o vosso 35.º presidente».

«É fundamental reconhecer de onde vimos e onde estamos. O Benfica em 2025 não é o Benfica de Vieira em 2020, mas nenhum serve ao Benfica que ambicionamos ou idealizámos. Passaram cinco anos em que não deixámos de estar juntos. Estivemos juntos em Portugal e no Estrangeiro, na nossa casa, para aprovar os novos estatutos que garantem um clube mais moderno, democrático e transparente».

«Nós adeptos, estivemos com as nossas equipas em Arouca, Faro, Aves, Estoril. Abraçámos o autocarro quando chegava e embalámos a equipa. Não foi por nós que o Benfica não ganhou. Seria bom Rui Costa reconhecer isto, os sócios deram-lhe as condições ideais para fazer o melhor possível. O melhor possível deste mandato foi muito pouco. Não gostamos da cultura da derrota nem dos piores resultados da nossa história perante rivais enfraquecidos. Gestão desportiva desastrosa, ganhando menos e gastando mais e pior. Perdemos troféus, identidade e referências. A marca mais reconhecida, resume-se na frase “Bons a formar, rápidos a vender, maus a contratar”. Não nos conformamos a ver os nossos rapazes a ganhar títulos com as cores dos outros clubes e vivemos acima das possibilidades. A única estratégia da direção é tentar esconder a ausência de estratégia».

«Com o apoio da direção do Benfica, instalou-se um regime no futebol português em que o Benfica é o alvo a abater. Em vez de centralizar no Benfica a liderança do futebol português, prioriza a centralização dos direitos televisivos nociva aos nossos interesses. Os últimos quatro anos adiaram o Benfica. Tenho a esperança de ver em Rui Costa um momento de grandeza como mostrou em campo, convocando eleições antecipadas para preparar a próxima época. Apelo à marcação de uma AG Extraordinária».

«A hora da mudança está a chegar e passa por aqui. Não sou um candidato de protesto, mas de futuro que se apresenta com ambição e alegria. Oportunamente apresentaremos aos sócios os planos e rostos do futuro, discutiremos o nosso programa. Estou preparado para vencer e liderar o Benfica no dia seguinte. Tenho as ideias, a equipa e tenho muita vontade de ser presidente do Benfica. Precisamos de liderança, que defenda o Benfica com coragem e firmeza, independente, com um projeto que não muda de seis em seis meses. Precisamos de uma liderança sóbria, que lide pelo exemplo, mais preocupada em defender o Benfica que a se defender em si própria».

«Uma liderança que não esqueça que as vitórias no futebol são o motor, que o dinheiro que gerimos é vosso, dos sócios, que a melhor formação do mundo é para vencer e não vender, que o ecletismo é da nossa atualidade, não temos equipas para competir, mas para vencer. O Benfica é a maior instituição do país e mundial. Não pode ser gerida com amadorismos e amiguismos. Precisa de uma liderança experiente e dos melhores. Uma liderança corajosa, uma voz ativa e respeitada no futebol português, não recebe lições de ninguém».

«Se para defender os interesses do Benfica for preciso ir contra a corrente eu vou. Benfica acima de tudo sempre. Uma liderança que saiba recolocar os sócios no centro da vida do clube. Os sócios – seremos -sempre os donos do clube. É fundamental que a próxima direção seja firme, coesa e saiba negociar parceiros investidores da SAD».

«Precisamos de mais transparência, que não tenha receio de auditar o passado para construir o futuro. só assim graantiremos não cair nos mesmo erros. Hoje é só o começo. Começamos uma caminhada que não é minha, é de todos nós, em conjunto com todos vocês. Somos nós, todos juntos, quem vai ganhar as eleições. Não é contra ninguém, é uma camnhada com entusiasmo, esperança, alegria e muita paixão. À Benfica. O Benfica nasceu para ganhar mais do que todos os outros. Queremos um Benfica dominador, ambicioso e respeitado por tudo e todos. Queremos o mairo de Portugal, do mundo e o amor da nossa vida. É tempo de honrar os ases do passado e colocar o Benfica acima de tudo».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Más notícias: Benfica revela lesão grave de Ana Borges

Ana Borges sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerda. Benfica emite comunicado oficial.

FC Porto enviou proposta de 27 milhões de euros por defesa do Arsenal e levou nega

O FC Porto tentou contratar Jakub Kiwior por empréstimo com opção de compra. Arsenal recusou oferta dos dragões.

Gonçalo Guedes reforça a Real Sociedad e regressa à La Liga

Gonçalo Guedes é oficialmente da Real Sociedad. Internacional português deixa o Wolverhampton e regressa a Espanha.

Ex-Boavista Miguel Reisinho está sem clube e tem interessados em Espanha, Itália e Turquia

Miguel Reisinho está sem clube desde a experiência no Boavista. Médio português tem mercado em Espanha, Itália e Turquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Bomba: FC Porto muito próximo de desviar Jota Silva ao Sporting

O FC Porto está muito perto de contratar Jota Silva ao Nottingham Forest. Dragões podem desviar avançado ao Sporting.

Atenção, Benfica: melhor marcador do Nice na época passada falha duelo frente às águias

Evann Guessand não estará disponível para defrontar o Benfica, confirmou o diretor-desportivo Florian Maurice.

Van Dijk não esquece Diogo Jota: «É estranho ter de continuar a jogar futebol»

Virgil van Dijk recorda a morte de Diogo Jota e André Silva. Capitão do Liverpool fala sobre como está a lidar com a situação.