📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Como os burlões enganam os adeptos com bilhetes falsos — e o que fazer para se proteger

- Advertisement -

O final da primavera marca as grandes decisões no futebol europeu, nos grandes campeonatos, taças e provas da UEFA. Em Portugal, como noutros países, os adeptos desesperam por um bilhete e é fácil esquecerem a prudência quando encontram uma oportunidade aliciante.

A maior parte das fraudes com bilhetes ocorre quase sempre quando se compra bilhetes fora dos canais oficiais, seja através de redes sociais, de plataformas de revenda ou de sites aparentemente legítimos. A venda online nem sempre é segura e a emoção de assistir ao vivo ao seu clube favorito pode rapidamente transformar-se em frustração — e prejuízo — quando descobre que o bilhete que comprou é falso.

Por outro lado, e mesmo que não se trate de um esquema criminoso, a compra de bilhetes em plataformas não autorizadas “é proibida por lei e quem for identificado poderá ser punido judicialmente”, como lembra a Federação Portuguesa de Futebol.

Como funcionam as burlas com bilhetes

Este tipo de fraude associado à venda de bilhetes está largamente documentado e apresenta poucas variações em todo o mundo. Também acontece em ingressos para concertos ou outros espetáculos além do futebol e Portugal não escapa a algumas das burlas mais comuns:

  • Bilhetes que são falsificados física ou digitalmente, com logótipos e elementos visuais quase idênticos aos originais;
  • Revenda múltipla do mesmo bilhete, em especial quando este se encontra em formato digital (códigos QR);
  • Sites fraudulentos, que imitam plataformas legítimas e recolhem os dados bancários dos utilizadores;
  • Mensagens em redes sociais ou anúncios que pressionam para uma compra imediata.

Estas práticas enganosas intensificam-se em jogos esgotados, nas finais ou competições europeias, somando-se por vezes a venda de bilhetes acima do preço oficial, o que também é ilegal, como lembra a DECO.

5 sinais para identificar bilhetes falsos

Longe vão os tempos em que um grupo de funcionários mais ou menos atento vigiava as entradas dos estádios à procura de trapaceiros. Hoje, a maior parte das entradas faz-se depois da leitura digital dos bilhetes, sejam eles físicos ou digitais.

Se os documentos em papel podem enganar facilmente o comprador de boa-fé, os digitais — enviados por e-mail ou mensagem — são mais difíceis de replicar. Esteja atento a estes sinais de alerta:

  1. Hologramas ausentes ou de má qualidade
    Muitos bilhetes oficiais têm hologramas ou marcas visuais difíceis de reproduzir. Se o seu bilhete tiver um, compare aquele que vai adquirir com o de um bilhete verdadeiro ou confirme com a bilheteira oficial do clube.
  2. Tipo de papel e corte não usuais
    Os clubes usam materiais específicos, difíceis de imitar em casa. Desconfie se os bilhetes tiverem sido impressos em papel fino e sem brilho.
  3. Erros ortográficos ou de formatação
    É um erro de principiante, mas algumas falsificações contêm texto desalinhado, gralhas, erros gramaticais ou expressões pouco naturais.
  4. Números de série repetidos
    Dois bilhetes com o mesmo número de série ou código QR indicam que pelo menos um é falso. Nos bilhetes digitais, este é um erro comum dos burlões.
  5. Bilhetes eletrónicos mal formatados ou com dados incompletos
    Os PDF mal elaborados, sem os dados essenciais (setor, fila, lugar) ou com elementos genéricos são suspeitos.

Como proteger-se ao comprar bilhetes online

Apesar dos esforços de quem quer ganhar dinheiro ilicitamente, é possível evitar as burlas. Com alguma atenção, consegue-se detetar as intenções criminosas ou encontrar soluções alternativas:

1. Compre os bilhetes em canais oficiais

Recorra ao site oficial do clube, da competição em causa (como a UEFA) ou procure revendedores autorizados. Desconfie de páginas desconhecidas ou que anunciem bilhetes que ainda não foram postos à venda.

2. Evite pressões para comprar na hora

A urgência é uma das principais táticas dos burlões. Se alguém lhe disser que só tem cinco minutos para decidir, não vá na cantiga. Os bilhetes legítimos não têm um carimbo de urgência em cima.

3. Use métodos de pagamento protegidos

Opte por comprar com cartão de crédito ou por plataformas como o PayPal, que oferecem possibilidade de estorno. Evite transferências diretas, MB Way e não envie pagamentos por referência bancária para desconhecidos.

4. Verifique o endereço dos sites

Os sites falsos costumam ter URL semelhantes aos verdadeiros, mas com letras ou números a mais. Confirme sempre se o cadeado de segurança e o prefixo https:// estão presentes.

5. Proteja os seus dados com uma VPN

Ao comprar bilhetes fora de casa, evite usar redes Wi-Fi públicas (como em cafés ou centros comerciais), uma vez que estas ligações podem ser facilmente intercetadas. Uma VPN (rede privada virtual) encripta a sua ligação, protegendo os seus dados pessoais, bancários e histórico de navegação.

Outros esquemas a ter em conta

  • Mensagens com erro de pagamento
    Alguns sites falsos geram mensagens de erro para induzir o utilizador a repetir a compra — pagando duas vezes.
  • Lugares errados
    Alguns burlões enviam bilhetes legítimos, mas para lugares piores do que os prometidos. Leia sempre as condições antes da compra.

Ir ver um jogo ao estádio é um ritual para muitos adeptos, mas é importante manter a lucidez na euforia da compra. Os burlões sabem explorar as emoções e a única forma de se proteger é manter-se informado, escolher métodos seguros e reforçar a sua navegação online.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Benfica ganha importância no Atlético Madrid

Marc Pubill tem ganho importância no Atlético Madrid, sendo que foi titular no triunfo contra o Real Oviedo.

‘Guerra’ à vista em Inglaterra? Liverpool de olho em jogador do Everton

O Liverpool é um dos emblemas interessados em Ilman Ndiaye, jogador que pertence aos quadros do Everton, os seus rivais da cidade.

Boston Celtics com vitória apertada sem Neemias Queta

Os Boston Celtics venceram os Cleveland Cavaliers na última madrugada, num jogo que não contou com Neemias Queta.

Benfica interessado em Filip Kostic: José Mourinho é um apreciador do sérvio

Filip Kostic é o mais recente alvo do Benfica para a janela de transferências de inverno. O sérvio já trabalhou com José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Dezembro promete ser apertado: eis os jogos a disputar por Sporting, Benfica e FC Porto

Sporting, Benfica e FC Porto vão ter vários desafios ao longo do mês de dezembro, que podem ser importantes para o resto da temporada.

AVS SAD prepara ataque forte ao mercado de inverno

O AVS SAD está interessado em avançar para a aquisição de alguns nomes na próxima janela de transferências de inverno.

Manchester City junta-se à corrida por ‘novo Pedri’ e concorrência é feroz

O Manchester City é o mais recente emblema interessado em Rodrigo Mendoza, médio que pertence aos quadros do Elche.