Pedro Russiano responde ao Bola na Rede: «Não temos banheiras de gelo ou 10 massagistas para recuperar jogadores, mas temos uma alma e uma equipa técnica que trabalha de forma intensa»

O Lusitano de Évora venceu o Vitória SC B na final do Campeonato de Portugal. Pedro Russiano analisou a vitória nos penáltis.

O Lusitano de Évora venceu a final do Campeonato de Portugal ao derrotar o Vitória SC nos penáltis por 3-1, após um empate por 1-1 nos 90 e 120 minutos. Pedro Russiano, técnico da formação alentejana, analisou o encontro e respondeu à questão do Bola na Rede.

AQUI a pergunta a Gil Lameiras, técnico da equipa B vitoriana.

Bola na Rede: Vimos hoje um Lusitano de Évora extremamente camaleónico em campo, capaz de defender mais alto ou mais baixo e de sair a jogar de forma mais curta ou com um futebol mais direto. Sente que foi esta versatilidade que aplicou ao jogo do Lusitano que permitiu a esta época terminar com um final feliz?

Pedro Russiano: Bem visto. Naquilo que era a nossa organização defensiva, foi um bocadinho por aí que não conseguimos contrariar aquilo que foi a construção do adversário. Por norma, nunca lhes dou uma receita, pressiono alto com um médio interior ou um extremo a saltar no central para direcionar a pressão para um dos lados. O que aconteceu foi que os nossos jogadores fixaram-se sempre numa opção e o Vitória SC conseguiu sair dessa pressão, principalmente nos primeiros minutos. Com o decorrer do jogo começámos a pressionar melhor, com essa variabilidade da pressão, com o Batista a crescer, e a ganhar bolas mais altas e aumentar a intranquilidade do adversário. Essa forma camaleónica trabalha-se no que é feito sem bola. Nos primeiros minutos o Vitória conseguiu ser superior a nós, mas com o decorrer do jogo começámos a retirar mais bola ao adversário. Foi um golo à João Pinto. O meu mister fazia muitos golos destes, cruzava e a bola entrava na baliza. Tiveram alguma sorte naquilo que foi o golo, mas depois a equipa equilibrou e esse é o segredo da nossa equipa. Equilibrou-se e reorganizou o processo ofensivo, com muitas saídas do João Pinto [lateral esquerdo] por dentro, a criar superioridade e a pôr o adversário intranquilo. Chegámos ao empate e depois é aquilo que define as nossas equipas. Não temos banheiras de gelo ou 10 massagistas para recuperar jogadores, mas temos uma alma e uma equipa técnica que trabalha de forma intensa. Fisicamente fomos muito superiores ao adversário e ganham-se muitos jogos assim. Há muita técnica, muita estratégia, os jogadores têm de estar bem fisicamente – no corpo e mental. No cérebro fomos muito fortes e superiores no prolongamento. Podíamos ter resolvido, não resolvemos e fizemos o que temos feito, com o Académico de Viseu e o Estoril. Ganhámos nos penáltis. Os penáltis treinam-se. O Duarte [Martins], às vezes temos de o tirar da baliza porque faz buracos e tenho o Rui da relva a dizer “Estás sempre a rebentar com os campos”. É o segredo dele: é treinar. É o segredo para todos, para a parte física e para a parte estratégica. Quem treina mais tem mais sucesso e o Duarte merece essa distinção de melhor jogador.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença confirma possibilidade do Mundial de Clubes 2029 em Portugal: «Há conversas iniciais sobre a possibilidade»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença aborda saída de Cristiano Ronaldo da seleção: «A marca Cristiano Ronaldo será eterna e ultrapassa as nossas fronteiras»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença revela 3 possíveis sucessores de Roberto Martínez na seleção

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença e futuro de Roberto Martínez e do impacto de Cristiano Ronaldo na decisão: «Quem decidirá o futuro selecionador nacional será Pedro Proença»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença volta a abrir portas a Supertaça no Estrangeiro: «Quantos emigrantes é que temos na nossa diáspora?»

Pedro Proença concedeu uma entrevista ao Expresso. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Carlos Vicens quer levar Braga em frente na luta pela Europa League: «Em casa estamos em vantagem»

Carlos Vicens fez a antevisão do Braga x Levski Sofia da Europa League. Arsenalistas procuram seguir em frente.

Fábio Veríssimo e comunicado do Benfica contra a sua nomeação: «Não me deixa magoado»

Fábio Veríssimo falou em conferência de imprensa antes da final da Supertaça. Comunicado do Benfica em destaque.