Sub-23, Portugal 4-0 México: Quem precisa de um CR7 quando tem um 11?

cab seleçao nacional portugal

Convidado a falar sobre a filosofia de jogo de Pep Guardiola, enquanto treinador do Barcelona, Thierry Henry expôs, num programa televisivo, de forma simples, a ideia do técnico espanhol: posse atrás, e total liberdade no último terço. Aliás, chegou a citá-lo: “Tudo o que se faz até aos últimos 30 metros é da minha responsabilidade; depois disso, é da vossa”.

É oportuno lembrar Guardiola e o seu Barcelona na análise a este jogo, sobretudo por aquilo que a Selecção Olímpica Nacional fez, praticando um futebol associativo, com compromisso por parte de todos os elementos do jogo em todos os seus momentos, compactando-se, quando em posse, sem que isso deixasse de ser lindo de se ver, com trocas de bola eficazes, visando toda a largura do terreno, com o foco na linha da frente, e aí toda a responsabilidade estava nos fantasistas… Que não desiludiram, fosse na primeira ou na segunda parte, encantando o “competente” público açoriano e fazendo crescer legítimas ambições do povo português rumo àquela que poderá ser primeira medalha olímpica da história. Afinal, derrotou-se o actual detentor da medalha de ouro… Embora este muito tenha mudado em quatro anos, como ficou bem patenteado no resultado, que foi espelho fiel do que se passou em campo.

A goleada começou a desenhar-se numa altura em que ainda não se tinham criado oportunidades de golo e as equipas se estudavam uma à outra. Porém, logo aí ficou bem evidenciada a capacidade deste colectivo, que, ao pressionar a defesa mexicana, aproveitou um erro do seu capitão, Salcedo, que, apertado por Ricardo Pereira, se viu obrigado a atrasar para o seu guarda-redes, não contando com a sagacidade de Diogo Jota, oportuno a destruir a linha de passe e a ultrapassar Gudiño para inaugurar o marcador.

A selecção nacional cresceu a partir daqui. Guiada pelo tal futebol associativo e pela batuta de um maestro chamado Iuri Medeiros, partiu para cima dos mexicanos, que se viram incapazes de contrariar o pendor ofensivo português e de sair com eficácia da primeira fase de construção, sempre condicionada por uma pressão incessante dos jogadores da frente e/ou pela superior organização defensiva do trio do meio-campo (Francisco Ramos, Ruben Neves e Bruno Fernandes), com um entendimento que permitiu dar folga à defesa nacional.

A Seleção Olímpica deixou boas indicações Fonte: FPF
A Seleção Olímpica deixou boas indicações
Fonte: FPF

Foi com base nestes pressupostos que se chegou ao segundo golo. Primeiro, a bola circulou no campo todo. Depois chegou a Nélson Semedo (já antes tinha avisado, num remate perigoso) que cruzou tenso, depois de ganhar em velocidade, à procura de um desvio, que surgiu, mas não para dentro da baliza, por parte de Salcedo. Na sequência do canto, abtido por Iuri Medeirosm Rúben Neves, na recarga a um primeiro cabeceamento, fez o segundo, encerrando as contas da primeira parte.

Para a segunda metade, Rui Jorge tirou Francisco Ramos e colocou João Carlos Teixeira e alterou a frente de ataque, entrando Gelson Martins, Gonçalo Guedes e Ricardo Horta para os lugares de Iuri Medeiros, Ricardo Pereira e Diogo Jota. Não se notou quebra de rendimento, e os homens da frente foram dignos sucessores dos que encantaram na primeira parte, com jogadas carregadas de qualidade técnica mas com objectividade, não deslustrando a encantadora personalidade desta equipa. Aliás, o terceiro golo passa por todos os substitutos – é concluido por Gelson.

Com o decorrer do jogo, Rui Jorge experimentou passar do 4x4x2 losângo para o 4x3x3, com a entrada de Lucas João, e o recuou de Ricardo Horta para o centro do terreno, mas a equipa ficou mais permeável no meio-campo, e ter uma unidade isolada no centro do ataque acabou por tirar

fluidez ao ataque. Ainda assim, a selecção nacional, pese embora dois sustos, aos quais Miguel Silva (substituiu José Sá) soube dar resposta, ampliou a vantagem, de grande penalidade, ganha por Gelson Martins e convertida por Ricardo Horta.

Ficou sentenciado o encontro, e alimentada a esperança. Este foi o primeiro jogo da selecção olímpica, que ainda sofrerá alterações, nomeadamente com a entrada de três jogadores com mais de 23 anos, mas perante este colectivo, apetece perguntar: é preciso mais alguém? Para quê um CR7 se temos um 11?

A Figura:

Iuri Medeiros (Portugal Sub-23) – É difícil destacar um só jogador numa exibição colectiva encantadora, mas Iuri Medeiros conseguiu destacar-se, trazendo ao jogo o melhor do seu repentismo e qualidade técnica, guiando a equipa na avalanche ofensiva que tornou claustrofóbico o jogo mexicano.

O Fora-de-Jogo:

Salcedo (México Sub-23) – O defesa-central e capitão de equipa não teve a tarde mais feliz da sua vida. No primeiro golo, deixou-se “sufocar” por Ricardo e não contou com a possibilidade de Jota “roubar” a linha de passe no seu atraso para o guarda-redes. No quarto, comete grande penalidade excusada sobre Gelson Martins. É certo que foi feito refém, incapaz e impotente, do assalto português, mas foi quem mais responsabilidades teve, no lado mexicano, pela goleada.

Foto de Capa: FPF

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mudança de planos: Pedro Malheiro desvia caminho do Sporting e vai para os Emirados Árabes

Pedro Malheiro está afinal a caminho do Al Wasl. Imprensa turca garante que lateral não vai assim para o Sporting.

Cristian Chivu é o novo treinador do Inter Milão

O Inter Milão anunciou esta segunda-feira Cristian Chivu para o comando técnico. Romeno substitui Simone Inzaghi, que rumou ao Al Hilal.

Atlético Madrid fecha contratação em definitivo de jogador do Barcelona até 2028

O Atlético Madrid está prestes a contratar Clemént Lenglet ao Barcelona. O defesa francês vai assinar um contrato até 2028 com os colchoneros.

Manchester United faz abordagem por Viktor Gyokeres

O Manchester United está interessado numa possível contratação de Viktor Gyokeres ao Sporting. Red Devils fizeram abordagem pelo sueco.

PUB

Mais Artigos Populares

Reação de Carlos Alcaraz à derrota da Espanha frente a Portugal na Liga das Nações

Carlos Alcaraz expressou a sua tristeza após ver Portugal vencer a Espanha e conquistar a Liga das Nações, poucas horas depois de ter vencido Roland Garros.

Arábia Saudita chama por Rafael Leão

O PIF tem o objetivo de levar Rafael Leão para a Arábia Saudita. O extremo português também é pretendido do Bayern Munique.

Besiktas apresenta proposta de 10 milhões de euros ao Braga por Simon Banza

O Besiktas está interessado em contratar Simon Banza e apresentou uma proposta de 10 milhões de euros ao SC Braga.