Rui Borges analisou o Casa Pia x Sporting. O Bola na Rede esteve em Rio Maior e fez uma questão ao treinador dos leões.
Rui Borges fez a análise da vitória do Sporting diante do Casa Pia em conferência de imprensa. O Bola na Rede esteve no Estádio Municipal de Rio Maior e teve a possibilidade de fazer uma questão ao treinador dos leões.
Lê ainda a pergunta e resposta de João Pereira, treinador dos gansos.
Bola na Rede: Em comparação com a época passada, o Sporting perdeu uma alternativa direta para procurar a profundidade, mas ganha com o Suárez um avançado mais associativo e com maior capacidade para se ligar com os colegas entrelinhas. Foi, aliás, com o Pote e o Trincão entrelinhas que o Sporting criou as melhores oportunidades contra o Benfica e que hoje conseguiu o domínio contra o Casa Pia. Já falou na vontade de ser melhor, pergunto-lhe se é pelo maior domínio no jogo interior que o Sporting mais pode crescer nesta temporada?
Rui Borges: Isso são leituras vossas, eu sei bem o que me move e o que eu quero para a equipa. Dentro de aquilo que é individual, quero tornar o coletivo mais forte nesse sentido. Em relação àquilo que é nos pode dar o Suárez dá-nos profundidade, dá-nos jogo associativo, dá-nos transição defensiva, dá-nos organização defensiva. É isso que me importa. Olho para ele e vejo que nos acrescenta muita coisa no coletivo. Na perceção de jogo dele, é mais maduro que o Harder, porque o Harder está no seu crescimento. Poderá com o tempo, e vai com toda a certeza melhorar no aspeto de perceber melhor o jogo, mas é diferente. Um tem 19 anos, o outro tem 27 anos. Essa leitura é sua [risos]. Aqui importa-me perceber que as dinâmicas que eu quero estão lá. Volto a dizer, digo isso desde o dia em que fui apresentado, e acredito muito nisso. Como treinador dou 15 ou 20% à equipa. Se eles fizerem os 20% que eu acredito, se os fizer acreditar nisso, os outros 80% são tomadas de decisão deles. Isto não é PlayStation em que a gente vai para a direita e roda os bonecos. Dou 20% na estratégia e na organização. Se eles acreditarem nesses 20%, com a qualidade deles, meus amigos…. São eles que tomam as decisões, por isso é que estão no Sporting. São bons e são melhores que os outros, por isso é que ganham. É eles acertarem. Posso treinar, a tomada de decisão no dia a dia é treinável, está sempre no treino, mas a mim compete-me fazê-los acreditar nos 20%. Se eles acreditarem nos 20%, seremos campeões novamente.