Luta pela Champions em duelo português | Fenerbahçe x Benfica

Champions League, qualificação: Quarta-feira, 20 de agosto de 2025, 20h0

A ANTEVISÃO: A BUSCA PELA GLÓRIA EUROPEIA

Nas vésperas da partida mais decisiva da temporada, os turcos do Fenerbahçe recebem, na noite de quarta-feira, dia 20 de agosto de 2025, o Benfica, naquele que promete ser um duelo eletrizante no Şükrü Saracoğlu Spor Kompleksi, em Istambul.

Do lado turco, o Fenerbahçe, orientado pelo experiente José Mourinho, chega com moral após uma reviravolta emotiva frente ao Feyenoord (5-2) nos últimos minutos. Apesar de uma pequena trovoada recente, com a incerteza sobre os últimos resultados do campeonato doméstico, a equipa exibe poder ofensivo e ambição europeia renovada.

Por sua vez, o Benfica chega embalado pela tranquilidade de ter superado o Nice com dois triunfos claros por 2-0. A equipa portuguesa mostra consistência e solidez, numa época (mesmo que primitiva) em que Vangelis Pavlidis se destacou como jogador-chave.

António Silva Sebastian Szymanski Benfica Fenerbahçe
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Este confronto marca um reencontro após jogos recentes, incluindo um empate 1-1 em 2018 na Liga dos Campeões, e um Benfica x Fenerbahçe que terminou 3-2 em julho de 2025.

Será uma noite repleta de tensão e estratégia.

Mourinho, conhecido por equilibrar pragmatismo táctico e momentos de explosão ofensiva, tentará explorar o dérbi entre força defensiva e utilização de jogadores experientes.

Já o Benfica, com Bruno Lage ao comando, poderá surpreender apostando na transição rápida e eficácia no último terço, apoiado pelos recentes golos de Pavlidis. Além de que, cientes da fragilidade entre postes do Fenerbahçe, podem aproveitar mais os lances de bola parada ofensivos.

O ambiente em Istambul promete ser infernal. Com adeptos fervorosos, ultras à porta, cada lance pode ser potencialmente decisivo. Além deste ambiente ensurdecedor, teremos também duas equipas dispostas a (quase) tudo, para garantir a passagem à liga milionária.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Desde 2013, houve apenas cinco confrontos entre Fenerbahçe e Benfica.
  2. O Benfica venceu três, o Fenerbahçe um e houve um empate.
  3. O Benfica nunca venceu no Estádio Şükrü Saracoğlu.
  4. Em qualificações na Liga dos Campeões o Fenerbahçe, em dois jogos, conquistou uma vitória e sofreu uma derrota; e o Benfica em dois jogos conseguiu duas vitórias.
  5. O Benfica é o clube português com mais finais em competições da UEFA.
  6. Venceu a Taça dos Campeões Europeus em 1961 e 1962.
  7. Trata-se da primeira mão do playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, tornando o jogo crucial para a continuidade na prova.
  8. Desde que a prova passou oficialmente a designar-se “Liga dos Campeões da UEFA”, Bruno Lage tem o melhor rácio de vitórias do Benfica, empatado com Roger Schmidt: ambos venceram sete dos 16 jogos.
  9. José Mourinho tornou-se o segundo treinador da história a conquistar a Liga dos Campeões com clubes diferentes, vencendo com o FC Porto em 2003/04 e com o Inter em 2009/10.
  10. Não é o primeiro encontro dos turcos com uma equipa portuguesa.

JOGADORES A TER EM CONTA

Vangelis Pavlidis Benfica
Fonte: SL Benfica

Vangelis Pavlidis – O grego tem sido fundamental na Europa: autor de hattrick contra Barcelona, primeiro golo ao Juventus e recordista de golos benfiquistas na Liga dos Campeões na época passada. A sua mobilidade e desejo de golo são armas letais num jogo como este.

Jhon Durán Fenerbahçe
Fonte: Fenerbahçe SK

Jhon Durán – O jovem avançado deixará marca: brilhou na pré-época com um bis e surge como ameaça dinâmica para a defesa do Benfica. A sua velocidade e instinto ofensivo poderão desequilibrar a eliminatória, caso Mourinho prefira arriscar, em vez de jogar pela experiência.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin, Dedić, Otamendi, António Silva, Dahl, Barrenechea, Ríos, Aursnes, Pavlidis, Schjelderup, Ivanovic.

Treinador: Bruno Lage

«Ambiente na Turquia? Quase me apetece fazer uma pergunta: tem ido aos jogos do Estádio da Luz na Liga dos Campeões? Vai ser um inferno semelhante e nós estamos habituados e preparados para isso».

Fenerbahçe: Egribayat, Muldur, Nélson Semedo, Oosterwolde, Skriniar, Amrabat, Fred, Szymanski, Brown, Duran, En Nesyri.

Treinador: José Mourinho

«Somos o underdog nesta eliminatória, mas por uma questão de respeito próprio e filosofia, recuso-me a dizer antes que o Benfica é favorito».

PREVISÃO DE RESULTADO: Fenerbahçe 1-2 Benfica

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Harry Kane não descarta regresso à Premier League mas avisa: «Quando saí, teria dito com certeza que voltaria. Agora…»

Harry Kane não descarta futuro regresso à Premier League. Avançado alemão abre portas a uma renovação com o Bayern Munique.

Marco Silva apontado ao Nottingham Forest: Futuro de Ange Postecoglou em risco

Evangelis Marinakis, dono do Nottingham Forest, está a considerar possíveis substitutos a Ange Postecoglou. Marco Silva é hipótese.

Micael Sequeira comenta estreia do Sporting na Taça Europa: «Queremos ir o mais longe possível»

Micael Sequeira antevê Sporting x Rosengard para a Taça Europa. Técnico quer chegar o mais longe possível na nova prova europeia.

Sporting: Relatório e Contas 2024/25 aprovado por larga maioria

O Relatório e Contas 2024/25 do Sporting foi aprovado por larga maioria. Percentagem a favor foi de 93,5% na Assembleia Geral.

PUB

Mais Artigos Populares

Trubin reage ao FC Porto x Benfica: «Um resultado destes nunca deixa ninguém satisfeito»

Trubin reagiu ao empate entre o FC Porto e o Benfica. Guarda-redes ucraniano deixou mensagem nas redes sociais.

Pedro Gonçalves dá entrevista após renovar: «O Sporting deu-me tudo. Tento retribuir ao máximo»

Pedro Gonçalves deu uma entrevista aos meios de comunicação do Sporting, após renovar até 2030. Jogador mostrou estar feliz.

FC Porto x Benfica: Dragões descontentes com decisão da arbitragem

Responsáveis do FC Porto acreditam que lance com Deniz Gul deveria ter sido penálti. Dragões descontentes com decisão da arbitragem.