Primeira Liga, 3.ª jornada: domingo, 24 de agosto de 2025, 18h00.
A ANTEVISÃO: DRAGÕES PRETENDEM ALARGAR O BOM COMEÇO NA LIGA CONTRA O CASA PIA
Com duas vitórias seguidas, o FC Porto de Francesco Farioli recebe, no Estádio do Dragão, o Casa Pia de João Pereira, num confronto que promete entre dois dos treinadores mais empolgantes na Liga.
Na última temporada, o FC Porto venceu nos dois confrontos, o Casa Pia, vencendo por 2-0, em casa, com golos de Fábio Vieira e Samu Aghehowa, e por margem mínima o jogo da volta, no Municipal de Rio Maior, com um golo de Rodrigo Mora. O jovem avançado estará dentro das opções disponíveis, segundo Farioli, mas o tempo dirá se Mora continuará a ser suplente até ao desfecho da janela de transferências.
Os portistas chegam a esta jornada com grande otimismo, para continuar o bom início de temporada, após excelentes resultados contra o Vitória, na abertura da temporada por 3-0 e com uma vitória sofrida em Barcelos contra o Gil Vicente de César Peixoto. Os únicos desfalques, são Martim Fernandes e Samu, que ambos fizeram tratamento nos dois últimos treinos antes do confronto. Neste momento, toda a atenção está dirigida ao bom futebol produzido pela equipa do técnico italiano, que mostra um FC Porto diferente e revigorado, em comparação ao Mundial de Clubes 2025 e a identidade tática da última temporada.

Após a lesão em Barcelos ao minuto 29, (rotura do músculo anterior na coxa esquerda), o diagnóstico atual aponta para uma ausência a curto prazo, para o ponta de lança espanhol de 21 anos, que deverá também ser uma baixa de peso para o clássico com o Sporting no final do mês.
O Casa Pia, de João Pereira, chega ao Dragão, com uma derrota contra o Sporting de Rui Borges e uma vitória contra o AVS SAD, por 2-0, com golos do central Duplexe Tchamba e o primeiro golo do extremo esquerdo Korede Osundina, desde que chegou ao clube de Lisboa, em fevereiro de 2025, do Feyenoord.
Durante a pré-época, João Pereira, garantiu que o objetivo do Casa Pia é de lutar a manutenção, mas não escondeu a ambição de continuar a construir uma equipa aliciante, que pode competir e alcançar as proezas da temporada passada, que viu os casapianos a chegar a um magnífico nono lugar. É esperado que Pereira permaneça com o seu 3-4-3, com um controle forte dos trincos e laterais para a organização de jogo, tal como o AVS SAD, na semana passada. Após um início difícil de engolir contra o Sporting, a vitória convincente contra o clube de Vila das Aves, retirou algumas das incertezas causadas pelo possível desfecho do mercado de transferências, e o rendimento que este novo Casa Pia ainda consegue produzir.
Entre as novas faces, destaque para Yassine Oukili, oriundo do Waalwijk, dos Países Baixos, que continua a ser a titular indiscutível, desde a sua chegada durante a pré-época no meio-campo, e o português Tiago Morais, em empréstimo pelo Lille, e que foi suplente utilizado no jogo contra o AVS SAD.
O árbitro nomeado é Sérgio Guelho.
10 DADOS RÁPIDOS
- Desde a subida do Casa Pia, em 2022-23, dragões e gansos defrontaram-se em seis instâncias.
- O FC Porto venceu cinco, com apenas um empate contra o Casa Pia.
- A ultima vez que o FC Porto perdeu pontos nas primeiras três jornadas, foi em 2021-22, num empate a uma bola contra o Marítimo.
- A última derrota? Contra o Marítimo, também em 2020-21 por 3-2, no Dragão.
- Em seis confrontos na Primeira Liga, o Casa Pia marcou três golos, enquanto que o FC Porto marcou 10.
- O FC Porto não perde em casa desde abril de 2025, onde foi goleado pelo Benfica por 4-1, na 28° jornada da temporada passada.
- Com apenas 32 anos, o técnico do Casa Pia, João Pereira é o segundo treinador mais jovem a estrear-se na Primeira Liga
- A nível internacional, João Pereira fica somente atrás de Fabian Hurzeler, atual treinador do Brighton, da Premier League. O técnico alemão estreou-se na primeira divisão inglesa, aos 31 anos.
- Quatro vitórias e uma derrota nas últimas cinco confrontos no Dragão, para o FC Porto.
- No total, são 12 golos marcados e seis sofridos, nos últimos cinco jogos a contar para a Liga em casa.
JOGADORES A TER EM CONTA

Victor Froholdt – Eleito homem do jogo contra o Gil Vicente, o médio dinamarquês de 19 anos, continua a surpreender em ambas as extremidades do campo. Terá um grande teste pela frente ao tentar desequilibrar a defesa liderada por José Fonte.

Korede Osundina – O extremo, também eleito homem do jogo contra o AVS, e autor de um dos golos da vitória, revelou ser um grande complemento ao ataque composto por Cassiano e Jérémy Livolant, e pode continuar a afirmar-se como o sucessor de Nuno Moreira como extremo esquerdo, que rumou ao Vasco da Gama e foi o jogador com mais contribuições na época passada pelo Casa Pia.
XI´s PROVÁVEIS
FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa; Nehuén Pérez, Jan Bednarek, Zaidu, Alan Varela, Gabri Veiga, Victor Froholdt, Pepê, Borja Sainz e Luuk de Jong.
Treinador: Francesco Farioli
«Eles têm diferentes ameaças, em jogo aberto, têm jogadores na frente que podem fazer muito e encontrar os espaços certos para causar danos. É uma equipa que, a qualquer momento, pode criar dificuldades, pelo que temos de estar preparados e continuar o trabalho que temos vindo a fazer. […] Por vezes, defendem um pouco mais baixo, noutras decidem ser mais agressivos. Fizeram-no com muita coragem, especialmente contra grandes adversários».
Casa Pia: Patrick Sequeira; João Goulart, José Fonte e Duplexe Tchamba; Larrazabal, Iyad Mohamed, Yassine Oukili e Benaissa; Korede Osundina, Jérémy Livolant e Cassiano
Treinador: João Pereira
«O favoritismo teoricamente está do lado do adversário. Mas depois, na prática, se formos muito organizados, corajosos, ambiciosos e se acreditarmos, é meio caminho andado para conseguirmos sair com pontos. Vamos apontar para mais do que para menos».
PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-1 Casa Pia