Debast aborda dobradinha e posição: «O Sporting já esclareceu que sou central»

Zeno Debast deu uma entrevista ao jornal Humo. Defesa belga falou sobre conquistas no Sporting, mudanças de treinador e posição.

Zeno Debast deu uma entrevista ao jornal Humo, onde falou sobre vários temas associados à sua realidade. O defesa-central belga abordou os títulos alcançados no Sporting (Primeira Liga e Taça de Portugal), além de destacar o apoio dado pelos pais:

«Foi um ano fantástico. Joguei futebol no Anderlecht por quinze anos. Ganhar dois troféus logo na minha primeira transferência, o título e a taça é fenomenal! Palavras do meu pai depois do jogo do título? Recordou-me que trabalhei 16 anos para isto. De todos os grandes momentos foi esse que memorizei. Os meus pais são tão apaixonados pela minha carreira quanto eu e devo-lhes tudo! Aconteça o que acontecer, eles sempre serão as primeiras pessoas em quem penso. A minha família é a minha força».

Zeno Debast fala também sobre mudanças no Sporting (saídas de Ruben Amorim e Hugo Viana; entradas de João Pereira e depois Rui Borges):

«Tivemos três técnicos… isso diz alguma coisa. Primeiro Ruben Amorim, o treinador que me trouxe do Anderlecht saiu ainda cedo para o Manchester United. Ao mesmo tempo, o diretor desportivo (Hugo Viana) também foi para o Manchester City. As mudanças de treinador não são novidade para mim, claro, mas esta foi a minha primeira transferência. Quando as duas pessoas que me trouxeram saem depois de apenas alguns meses começamos a pensar…e se entrar alguém que não esteja interessado em mim? O novo técnico, João Pereira, foi demitido novamente depois de apenas seis semanas.  Assim como com Amorim, comecei no banco mas rapidamente consegui afirmar-me. O mesmo aconteceu com o terceiro técnico, o Rui Borges. Ele ainda cá está».

Zeno Debast aborda adaptação ao meio-campo devido às circunstâncias e maior conforto em jogar na defesa:

«Devido às lesões e às suspensões acabei no meio-campo do Sporting. Segundo o técnico, tinha as qualidades para isso e a equipa precisava de mim lá. Como joguei muito bem naquele primeiro jogo acabei aí a temporada. Para a satisfação de todos fomos campeões e conquistámos a taça. Por que deveria estar dececionado? Estava feliz a jogar. Depois na seleção da Bélgica entrou um novo selecionador (Rudi Garcia) que me perguntou a posição que mais gostava de jogar…expliquei-lhe que só joguei no meio-campo devido às circunstâncias e disse-lhe que sinto à vontade a defesa. O Sporting já esclareceu que sou um defesa central».

Zeno Debast falou também sobre as diferenças entre o futebol belga e o português:

«Aqui o jogo é um pouco mais rápido e agressivo. Os árbitros deixam jogar mais como eu gosto, pois acho que dá mais entusiasmo ao jogo. Os jogadores também são mais astutos, especialmente no aspeto verbal. No início, nem percebia o que eles diziam. Agora que é que começo a entender e tenho de admitir que adoro. O futebol em Portugal é movido pela emoção. Depois também há uma diferença tática. Na Bélgica podemos confiar nas nossas qualidades, enquanto aqui precisamos de adaptar-nos constantemente. Às vezes, o adversário joga com seis defesas e aí temos que forçar muito para para marcar e isso exige flexibilidade tática».

Zeno Debast Rui Borges Sporting
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede
Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Alexander Isak já se despediu do Newcastle: «Juntos escrevemos história»

Alexander Isak trocou o Newcastle pelo Liverpool por 144 milhões de euros. Avançado deixou mensagem de despedida.

Manchester United só mantém 1 dos 5 jogadores da lista principal de dispensas

O Manchester United de Ruben Amorim resolveu o futuro de Rashford, Garnacho, Sancho e Antony. Só Tyrell Malacia continua no clube.

Tomás Handel diz adeus ao Vitória SC: «Um dia, se a vida for generosa, volto a casa»

Tomás Handel deixou o Vitória SC para reforçar o Estrela Vermelha neste mercado de verão. Eis a sua mensagem de despedida.

Victor Froholdt quer vingar na Seleção da Dinamarca: «É mais fácil a jogar num clube grande e liga maior»

Victor Froholt deu uma entrevista ao jornal Ekstra Bladet. Médio do FC Porto pretende vingar na Seleção da Dinamarca.

PUB

Mais Artigos Populares

Lamine Yamal quer conquistar a Champions League e a Bola de Ouro: «Os meus dois sonhos»

Lamine Yamal concedeu uma entrevista à RTVE. Extremo espanhol quer conquistar a Champions League e a Bola de Ouro.

Midtjylland confirma ter havido «vários clubes grandes» a tentar ex-Benfica

Franculino Djú contou com vários clubes interessados neste mercado de verão. Bayern Munique foi um deles e está confirmado.

Lyon de Paulo Fonseca confirma contratação de Martín Satriano

O Lyon confirmou a contratação de Martin Satriano. O avançado uruguaio foi emprestado pelo Lens até ao final da época.